Código: | SS1910213 | Sigla: | TS1 | |
Áreas Científicas: | SOCIOLOGIA |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
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LSS1 | 68 | Despacho 11629/2007, de 12 de Junho | 1º | 5 ECTS |
Teóricas: | 48,00 |
Docência - Horas
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Objetivos
Proporcionar aos estudantes um conjunto de saberes que lhes permitam:
- apreender as teorias como modos de representar e interrogar o social e desenvolver capacidades de observação controlada de fenómenos sociais;
- compreender que as diferentes correntes teóricas privilegiam dimensões/características distintas e específicas da realidade social e identificar as grandes oposições que têm atravessada a Sociologia;
- estruturar um quadro de referências conceituais indispensável, para, numa fase posterior da formação, definir objectos de estudo e construir modelos de análise.
1. Introdução: o significado e a importância das teorias nas Ciências Sociais
Texto de base: texto introdutório do livro de E.C. Cuff, G.C.F. Payne, Perspectives in Sociology (London, Unwin Hyman, 1989).
2. Abordagens estruturalistas do social
2.1 Marx
Texto de base: «Estruturalismo do conflito», in: E.C. Cuff, G.C.F. Payne, Perspectives in Sociology, London, Unwin Hyman, 1989, texto traduzido e adaptado.
2.2 E. Durkheim
Textos de base: «Contribuição complementar: o social como totalidade (E. Durkheim) in: L. Van Campenhoudt, Introdução à análise dos fenómenos sociais, Lisboa, Gradiva, 2003, págs. 126-132.
«Estruturalismo do consenso», in: E.C. Cuff, G.C.F. Payne, Perspectives in Sociology, London, Unwin Hyman, 1989, texto traduzido e adaptado.
Textos complementares : «L¿intégration professionnelle selon Durkheim» in: S. Paugam, Le salarié de la précarité, Paris, PUF, 2000, págs. 3-8 (texto traduzido).
2.3 Merton
Texto de base: «Contribuição complementar: lógica intencional e lógica objectiva (R.K. Merton) in: L. Van Campenhoudt, Introdução à análise dos fenómenos sociais, Lisboa, Gradiva, 2003, págs. 68-73.
Texto complementar: «Estruturalismo do consenso»», in: E.C. Cuff, G.C.F. Payne, Perspectives in Sociology, London, Unwin Hyman, 1989 (texto traduzido e adaptado).
3. Abordagens interaccionistas do social
3.1 Mead
Texto de base: in: «Interaccionismo Simbólico», E.C. Cuff, G.C.F. Payne, Perspectives in Sociology, London, Unwin Hyman, 1989 (texto traduzido e adaptado).
Texto complementar: «Interaccionismo Simbólico», in: A. Giddens, Sociologia, Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkiam, 2000, págs. 667-668 e págs. 52-53 e 56-57.
3.2 Hughes
Texto de base: H.S. Becker, Teoria da Acção Colectiva, Zahar Editores, Rio de Janeiro, 1977, pp 70-85.
3.3 Goffman
Textos de base: «O interaccionismo simbólico» in: L. Van Campenhoudt, Introdução à análise dos fenómenos sociais, Lisboa, Gradiva, 2003, págs. 66-67.
E. Goffman, Stigmate, Les usages sociaux des handicaps, Paris, Ed. de Minuit, 1975, págs. 11-26 e 168-170.
Textos complementares: «Pesquisa de referência: Erving Goffman, Asilos» in: L. Van Campenhoudt, Introdução à análise dos fenómenos sociais, Lisboa, Gradiva, 2003, págs. 47-67.
Definidos os objetivos da disciplina como sendo apreender as teorias como modos de representar e interrogar o social e desenvolver capacidades de observação controlada de fenómenos sociais através da mobilização de diferentes correntes teóricas que privilegiem dimensões/características distintas e específicas da realidade social, estudar autores e contributos clássicos da sociologia é percurso indispensável para assegurar, numa fase posterior, a definição de objetos de estudo e a construção de moidelos de análise.
Os métodos de ensino contemplarão aulas de exposição geral da matéria, aulas de orientação tutorial dos trabalhos de avaliação de conhecimentos e aulas para visionamento de filmes ou outros elementos para debate e ilustração de tópicos ou conceitos fundamentais do programa.
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Os alunos podem optar por uma das seguintes modalidades de avaliação:
1. Avaliação distribuída:
A avaliação distribuída consistirá:
a) Na realização de duas fichas de leitura (individual ou em grupo, até um limite de 3 elementos), nomeadamente sobre textos programáticos da cadeira. Cada ficha de leitura terá uma ponderação de 25 % na nota final, terá que ser escrita em letra Arial 11, espaço 1,5 e ocupar cerca de 10 páginas completas. Serão considerados:
- articulação do tema com as matérias programáticas;
- capacidade de análise crítica dos textos;
- sistematicidade;
- consulta bibliográfica;
- originalidade;
- empenho no trabalho.
b) Num exercício escrito individual (a realizar em data a definir) com ponderação de 50% na nota final e que incidirá, maioritariamente, sobre matéria programática trabalhada, nomeadamente, nas fichas de leitura.
A participação nas aulas poderá, também, ser levada em consideração na definição da nota final.
2. Avaliação por exame final