Código: | SS1910213 | Sigla: | TS1 | |
Áreas Científicas: | SOCIOLOGIA |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
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LSS1 | 70 | Despacho 11629/2007, de 12 de Junho | 1º | 5 ECTS |
Teóricas: | 45,00 |
Inquéritos: | 0,00 |
Docência - Horas
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Objetivos
Proporcionar aos estudantes um conjunto de saberes que lhes permitam:
- apreender as teorias como modos de representar e interrogar o social e desenvolver capacidades de observação controlada de fenómenos sociais;
- compreender que as diferentes correntes teóricas privilegiam dimensões/características distintas e específicas da realidade social e identificar as grandes oposições que têm atravessada a Sociologia;
- estruturar um quadro de referências conceituais indispensável, para, numa fase posterior da formação, definir objectos de estudo e construir modelos de análise.
1. Introdução: o significado e a importância das teorias nas Ciências Sociais
Texto de base: texto introdutório do livro de E.C. Cuff, G.C.F. Payne, Perspectives in Sociology (London, Unwin Hyman, 1989).
2. Abordagens estruturalistas do social
2.1 Marx
Texto de base: «Estruturalismo do conflito», in: E.C. Cuff, G.C.F. Payne, Perspectives in Sociology, London, Unwin Hyman, 1989, texto traduzido e adaptado.
2.2 E. Durkheim
Textos de base: «Contribuição complementar: o social como totalidade (E. Durkheim) in: L. Van Campenhoudt, Introdução à análise dos fenómenos sociais, Lisboa, Gradiva, 2003, págs. 126-132.
«Estruturalismo do consenso», in: E.C. Cuff, G.C.F. Payne, Perspectives in Sociology, London, Unwin Hyman, 1989, texto traduzido e adaptado.
Textos complementares : «L¿intégration professionnelle selon Durkheim» in: S. Paugam, Le salarié de la précarité, Paris, PUF, 2000, págs. 3-8 (texto traduzido).
2.3 Merton
Texto de base: «Contribuição complementar: lógica intencional e lógica objectiva (R.K. Merton) in: L. Van Campenhoudt, Introdução à análise dos fenómenos sociais, Lisboa, Gradiva, 2003, págs. 68-73.
Texto complementar: «Estruturalismo do consenso»», in: E.C. Cuff, G.C.F. Payne, Perspectives in Sociology, London, Unwin Hyman, 1989 (texto traduzido e adaptado).
3. Abordagens interaccionistas do social
3.1 Mead
Texto de base: in: «Interaccionismo Simbólico», E.C. Cuff, G.C.F. Payne, Perspectives in Sociology, London, Unwin Hyman, 1989 (texto traduzido e adaptado).
Texto complementar: «Interaccionismo Simbólico», in: A. Giddens, Sociologia, Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkiam, 2000, págs. 667-668 e págs. 52-53 e 56-57.
3.2 Hughes
Texto de base: H.S. Becker, Teoria da Acção Colectiva, Zahar Editores, Rio de Janeiro, 1977, pp 70-85.
3.3 Goffman
Textos de base: «O interaccionismo simbólico» in: L. Van Campenhoudt, Introdução à análise dos fenómenos sociais, Lisboa, Gradiva, 2003, págs. 66-67.
E. Goffman, Stigmate, Les usages sociaux des handicaps, Paris, Ed. de Minuit, 1975, págs. 11-26 e 168-170.
Textos complementares: «Pesquisa de referência: Erving Goffman, Asilos» in: L. Van Campenhoudt, Introdução à análise dos fenómenos sociais, Lisboa, Gradiva, 2003, págs. 47-67.
Definidos os objetivos da disciplina como sendo apreender as teorias como modos de representar e interrogar o social e desenvolver capacidades de observação controlada de fenómenos sociais através da mobilização de diferentes correntes teóricas que privilegiem dimensões/características distintas e específicas da realidade social, estudar autores e contributos clássicos da sociologia é percurso indispensável para assegurar, numa fase posterior, a definição de objetos de estudo e a construção de moidelos de análise.
Os métodos de ensino contemplarão aulas de exposição geral da matéria, aulas de orientação tutorial dos trabalhos de avaliação de conhecimentos e aulas para visionamento de filmes ou outros elementos para debate e ilustração de tópicos ou conceitos fundamentais do programa.
Avaliação distribuída com exame final
Exame, nos termos regulamentares.
Nos termos regulamentares.
Nos termos regulamentares.
Os alunos podem optar por uma das seguintes modalidades de avaliação:
1. Avaliação distribuída:
A avaliação distribuída consistirá:
a) Na realização de duas fichas de leitura (individual ou em grupo, até um limite de 3 elementos), nomeadamente sobre textos programáticos da cadeira. Cada ficha de leitura terá uma ponderação de 25 % na nota final, terá que ser escrita em letra Arial 11, espaço 1,5 e ocupar cerca de 10 páginas completas. Serão considerados:
- articulação do tema com as matérias programáticas;
- capacidade de análise crítica dos textos;
- sistematicidade;
- consulta bibliográfica;
- originalidade;
- empenho no trabalho.
b) Num exercício escrito individual (a realizar em data a definir) com ponderação de 50% na nota final e que incidirá, maioritariamente, sobre matéria programática trabalhada, nomeadamente, nas fichas de leitura.
A participação nas aulas poderá, também, ser levada em consideração na definição da nota final.
2. Avaliação por exame final