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Fenómenos Societais 3


Código: SS1910214    Sigla: FS3
Áreas Científicas: SOCIOLOGIA

Ocorrência: 2020/21 - 1S

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos Horas Contacto Horas Totais
LSS1 64 Despacho 11629/2007, de 12 de Junho 5 ECTS

Horas Efetivamente Lecionadas

2TURMAU

Teóricas: 42,00

Docência - Horas

Teóricas: 3,00

Tipo Docente Turmas Horas
Teóricas Totais 1 3,00
Adriano Zilhão de Queirós Nogueira   3,00

Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem

Compreender que a produção das desigualdades sociais é um fenómeno recorrente na estruturação das sociedades; Ler e interpretar a desigualdade de classe nas sociedades contemporâneas; Conhecer e compreender as dinâmicas de mobilidade social que atravessam as sociedades contemporâneas; Conhecer e compreender a estrutura de classes da sociedade portuguesa e suas evoluções recentes.

Programa





1. A desigualdade social: o debate em torno da noção, critérios e categorias de análise da desigualdade

Texto 1
Stavenhagen R. ¿Classes sociales y estratificación¿ extraído de Las classes sociales en la sociedad capitalista avanzada, Barcelona, Ed. Península, 1971, pp 169-189 (tradução de A. J.Esteves e A.J.Fleming, Sociologia, Porto, Porto Ed., 1981).

2. O lugar no consumo como fonte de desigualdade: contributos para a teoria da estratificação na proposta de Melvin Tumin

Texto 2
Tumin, Melvin, A Estratificação Social, São Paulo, Livraria Pioneira Editora, 1970, cap. 2, pp. 27-36.

3. O lugar na produção como fonte de desigualdade: contributos para a teoria das classes sociais

3.1. O conceito de classe social de Marx

Texto 3
Campenhoudt, L. V., Introdução à análise dos fenómenos sociais, Lisboa, Gradiva, 2003, pp 178-187.
Texto 4 
Terray, E. ¿Sobre as classes sociais¿ in: A. J. Esteves e A. J. Fleming, ¿Sociologia¿ Porto, Porto Ed. 1981.


3.2. N. Poulantzas e a estrutura de classes nas sociedades contemporâneas

Texto 5
N. Poulantzas, ¿As classes sociais no capitalismo de hoje¿, ¿Introdução¿, Rio de Janeiro, Zahar Ed., 1975, pp 13-38.
Texto 6
Poulantzas, Nicos, ¿Classes: os critérios políticos e ideológicos, in Teoria das Classes Sociais, Porto, Pub. Escorpião, 1976, pp. 24-43. (Reproduzido por A. J. Esteves e A. J. Fleming, Sociologia, Porto, Porto Editora, 1981, pp. 215-225)

3. A Mobilidade Social

3.1. Conceptualização e operacionalização da noção de mobilidade social.

Texto 8

Demartis, Lucia ¿Compêndio de Sociologia¿, pp 130-131, Edições 70, Lisboa, 2002.

3.2. A interpretação sociológica da Mobilidade Social

Texto 9
Ferreira, J. M. Carvalho e outros, ¿Sociologia¿, pp356-358 e pp 366-374, McGraw-Hill, 1995.





Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos da UC

Estão previstas as seguintes actividades: - apresentação de textos/outros documentos pelos alunos, individualmente e em grupos restritos, com discussão alargada; - aprofundamento das matérias teóricas (conceitos, teorias) a partir da realização do relatório temático e de exercícios propostos pelos docentes; - orientação tutorial, individual e em pequeno grupo, quer quanto às matérias gerais da disciplina, quer quanto à realização do relatório temático.

Métodos de Ensino

Os alunos podem optar por uma das seguintes modalidades de avaliação:

1. Avaliação distribuída

A avaliação distribuída consistirá:  

a) na realização de duas fichas de leitura (individual ou em grupo, até um limite de 3 elementos), nomeadamente sobre textos programáticos da cadeira. Cada ficha de leitura terá uma ponderação de 25 % na nota final, terá que ser escrita em letra Arial 11, espaço 1,5 e não deve ultrapassar as 10 páginas.

b) num exercício escrito individual, a realizar em data a definir, com ponderação de 50% na nota final; 



2. Avaliação por exame final



Modo de Avaliação

Avaliação apenas com exame final

Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

Na bibliografia apresentada, distingue-se a bibliografia principal da bibliografia complementar. A bibliografia principal constitui o conjunto de indicações bibliográficas consideradas de referência no âmbito da disciplina. São de consulta e leitura obrigatórias. São fotocopiadas e organizadas em cadernos de textos de apoio e constituem materiais de estudo e de trabalho em sala de aula. A bibliografia complementar remete para um conjunto de referências bibliográficas que permitem a exploração e o aprofundamento das matérias leccionadas.