Código: | SS1910218 | Sigla: | PS1 | |
Áreas Científicas: | PSICOLOGIA |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
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LSS1 | 55 | Despacho 11629/2007, de 12 de Junho | 2º | 4 ECTS |
Teóricas: | 0,00 |
Docência - Horas
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Esta UC aprofunda os conhecimentos e as implicações da Psicologia Social enquanto ciência dedicada à relação de interface entre os processos psicológicos e os fenómenos sociais. São competências necessárias dos/as alunos/as nesta UC: a) articular e integrar criticamente os conteúdos programáticos ministrados; b) conhecer e compreender o objecto da psicologia social e os principais temas abordados; c) compreender a dinâmica dos principais processos sociais com recurso aos conteúdos programáticos desenvolvidos; d) analisar informação a partir de fontes diferenciadas, incluindo a bibliografia indicada e textos propostos pelo docente. Pretende-se, assim, que os/as alunos/as sejam capazes de abordar sustentadamente o entendimento de diferentes propostas teóricas, metodológicas e epistemológicas sobre o sujeito, os grupos e as dinâmicas sociais no quadro desta área da Psicologia.
1. Introdução à Psicologia Social 1.1. História da Psicologia Social: uma breve introdução 1.2. Psicologia Social contemporânea: tendências e direções 2. Influência Social e Persuasão 2.1. Normas Sociais: Os contributos de Sheriff 2.2. Conformidade: Os contributos de Asch 2.3. Obediência à Autoridade: Os contributos de Milgram 2.4 Influência Minoritária: Os contributos de Moscovici 3. Atitudes 3. 1. Formação de Atitudes e Consistência 3.2. Dissonância Cognitiva e Mudança de Atitudes
Vala, J., & Monteiro, M. B. ;Psicologia social (10ª Ed.), Fundação Calouste Gulbenkian, 2017 |
Michener, A., Delamater, J., Myers;Psicologia Social, Thomson, 2005 |
Myers, D. J. ;Psicologia social (10ª Ed.), Rio Janeiro: AMGH editora, 2014 |
Neto, F.;Contribuições da psicologia social cognitiva para a compreensão do serviço social, 1991 |
Neto, F.;Psicologia social (Vol. I e II), Lisboa: Universidade Aberta, 2000 |
Aulas expositivas, onde serão utilizados recursos audiovisuais. Apelar-se-á à participação activa dos estudantes e as aulas servirão de base organizadora para o respectivo estudo / leituras complementares.
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Os estudantes serão avaliados através de um trabalho de grupo (40%) e uma prova escrita individual (60%).