• EN
  • Ajuda Contextual
  • Imprimir
  • Facebook
  • Instagram
  • Youtube
  • LinkedIn
Você está em: Início > Cursos > Unidades Curriculares > SS1910218
ATENÇÃO: Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.

Psicologia Social 1


Código: SS1910218    Sigla: PS1
Áreas Científicas: PSICOLOGIA

Ocorrência: 2020/21 - 1S

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos Horas Contacto Horas Totais
LSS1 55 Despacho 11629/2007, de 12 de Junho 4 ECTS

Horas Efetivamente Lecionadas

2TURMAU

Teóricas: 0,00

Docência - Horas

Teóricas: 2,00

Tipo Docente Turmas Horas
Teóricas Totais 1 2,00
Nuno Márcio de Campos Pires   2,00

Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem

Esta UC aprofunda os conhecimentos e as implicações da Psicologia Social enquanto ciência dedicada à relação de interface entre os processos psicológicos e os fenómenos sociais. São competências necessárias dos/as alunos/as nesta UC: a) articular e integrar criticamente os conteúdos programáticos ministrados; b) conhecer e compreender o objecto da psicologia social e os principais temas abordados; c) compreender a dinâmica dos principais processos sociais com recurso aos conteúdos programáticos desenvolvidos; d) analisar informação a partir de fontes diferenciadas, incluindo a bibliografia indicada e textos propostos pelo docente. Pretende-se, assim, que os/as alunos/as sejam capazes de abordar sustentadamente o entendimento de diferentes propostas teóricas, metodológicas e epistemológicas sobre o sujeito, os grupos e as dinâmicas sociais no quadro desta área da Psicologia.

Programa

1. Introdução à Psicologia Social 1.1. História da Psicologia Social: uma breve introdução 1.2. Psicologia Social contemporânea: tendências e direções 2. Influência Social e Persuasão 2.1. Normas Sociais: Os contributos de Sheriff 2.2. Conformidade: Os contributos de Asch 2.3. Obediência à Autoridade: Os contributos de Milgram 2.4 Influência Minoritária: Os contributos de Moscovici 3. Atitudes 3. 1. Formação de Atitudes e Consistência 3.2. Dissonância Cognitiva e Mudança de Atitudes

Bibliografia Principal

Vala, J., & Monteiro, M. B. ;Psicologia social (10ª Ed.), Fundação Calouste Gulbenkian, 2017
Michener, A., Delamater, J., Myers;Psicologia Social, Thomson, 2005
Myers, D. J. ;Psicologia social (10ª Ed.), Rio Janeiro: AMGH editora, 2014
Neto, F.;Contribuições da psicologia social cognitiva para a compreensão do serviço social, 1991
Neto, F.;Psicologia social (Vol. I e II), Lisboa: Universidade Aberta, 2000

Métodos de Ensino

Aulas expositivas, onde serão utilizados recursos audiovisuais. Apelar-se-á à participação activa dos estudantes e as aulas servirão de base organizadora para o respectivo estudo / leituras complementares.


Modo de Avaliação

3

Avaliação Final

Os estudantes serão avaliados através de um trabalho de grupo (40%) e uma prova escrita individual (60%).