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Seminário de Estudos das Práticas de Serviço Social 3


Código: SS1910219    Sigla: SEPSS3
Áreas Científicas: SERVIÇO SOCIAL

Ocorrência: 2021/22 - 1S

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos Horas Contacto Horas Totais
LSS1 60 Despacho 11629/2007, de 12 de Junho 6,5 ECTS

Horas Efetivamente Lecionadas

2TURMAP2

Trabalho de Campo: 0,00
Seminário: 28,00
Orientação Tutorial: 28,00
Inquéritos: 0,00

2TURMAP1

Trabalho de Campo: 0,00
Seminário: 28,00
Orientação Tutorial: 28,00
Inquéritos: 0,00

2TURMAP3

Trabalho de Campo: 0,00
Seminário: 28,00
Orientação Tutorial: 28,00
Inquéritos: 0,00

2TURMAP4

Trabalho de Campo: 0,00
Seminário: 28,00
Orientação Tutorial: 28,00
Inquéritos: 0,00

Docência - Horas

Trabalho de Campo: 6,00
Seminário: 2,00
Orientação Tutorial: 2,00
Inquéritos: 0,00

Tipo Docente Turmas Horas
Seminário Totais 4 8,00
Elsa Montenegro Moreira Marques   2,00
Madalena Sofia Alves de Oliveira   2,00
Paula Cristina Salgado Pereira Rodrigues Vieira   2,00
Maria Sidalina Pinho de Almeida   2,00
Orientação Tutorial Totais 4 8,00
Elsa Montenegro Moreira Marques   2,00
Madalena Sofia Alves de Oliveira   2,00
Paula Cristina Salgado Pereira Rodrigues Vieira   2,00
Maria Sidalina Pinho de Almeida   2,00

Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem

  1. Permitir o contacto direto do aluno com a realidade social e problemas que são objeto de intervenção dos assistentes sociais.

  2. Adquirir competências de seleção e articulação dos saberes teóricos que permitam compreender os fenómenos e problemas sociais em estudo.

  3. Compreender os sistemas de proteção social e o seu quadro normativo de referência.

  4. Conhecer as práticas profissionais do assistente social nos diversos campos de atuação.

  5. Adquirir competências acerca dos modos de conhecer e fazer do serviço social: elaborar diagnósticos, construir a relação de ajuda e promover dinâmicas de grupo.

Programa

  1. Contributos teóricos relevantes para a análise dos fenómenos e problemas sociais em estudo/intervenção

  2. Quadro normativo de referência, medidas de política social, respostas e apoios sociais a acionar no combate aos problemas sociais

  3. Modos de conhecer e fazer do serviço social no campo da intervenção.

    3.1 O diagnóstico psicossocial: dimensões de recolha e análise de informação;

    3.2 Práticas do serviço social: principais constrangimentos, desafios e procedimentos de intervenção



Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos da UC

Os conteúdos programáticos cumprem o objetivo de contribuir para a elaboração de problemáticas teóricas capazes de explicar os processos sociais que estão na origem de múltiplas formas de exclusão social. Cumprem, igualmente, o objetivo de dar a conhecer como estão organizados os sistemas de proteção social, quais são as medidas de política social e os apoios sociais a mobilizar na intervenção. Os conteúdos são ainda compatíveis com o objetivo de contribuir para a problematização das práticas profissionais do assistente social e a exercitação do saber fazer técnico e prático.

Bibliografia Principal

Almeida, J.L., Sousa, P.;Avaliação Diagnóstica na Prática do Serviço Social, Psicosoma, 2016
Almeida, J. L., Sousa, P. (org.);Serviço Social na Escola. Contributos para o campo profissional, Edições Húmus, 2018
Ander-Egg, E.;Investigacion y diagnostico para el trabajo social , Humanitas, 1990. ISBN: ISBN: 950-582-201-5
Ander-Egg, E., Aguilar Idánez, M. J.;Cómo elaborar um proyecto: Guía para disenar proyectos sociales y culturales, Lumen, 1995
Carvalho, M. I.;Serviço Social com Famílias, Ed. Pactor, 2015
Guerra, I.;Fundamentos e Processos de uma sociologia de Acção, Principia, 2000
Rogers, C.;Tornar-se Pessoa, Padrões Culturais, 2009

Métodos de Ensino

A conceção de ensino-aprendizagem assenta no exercício de operacionalização de conhecimentos e na interpretação dos problemas concretos, por via de abordagens expositivas e, essencialmente, da análise de casos vivenciados pelos alunos, tendo por base experiências controladas de observação e participação no terreno. Para desenvolver a capacidade de relacionamento e comunicação dos alunos organizam-se exercícios de role-playing, dinâmicas de grupo e apresentações de trabalhos que suscitem a discussão coletiva.



Modo de Avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Avaliação Contínua

A avaliação contínua baseia-se em vários elementos:

a) Avaliação do trabalho de terreno (assiduidade, pontualidade, disponibilidade e empenho nas actividades de terreno, notas de campo, auto e hetero-avaliação do desempenho relacional no estágio (consultar grelha de critérios de avaliação) - 50%;

b) Pré-diagnóstico (trabalho final) - 40% (consultar grelha de critérios de avaliação);

d) Participação nas aulas - 10%.

Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

A inserção dos alunos em contextos institucionais (em função de 3 projetos de estágio) possibilita o conhecimento acerca das práticas de serviço social nos diversos campos de intervenção. Promove-se uma pedagogia centrada na análise crítica dos modos de fazer das instituições que acolhem os estágios dos estudantes e na resolução de problemas concretos: exercício sistemático da descoberta dos contributos pluridisciplinares para conhecer os problemas e construir modelos de intervenção ajustados às suas causalidades.