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Seminário de Estudos das Práticas de Serviço Social 4


Código: SS1910224    Sigla: SEPSS4
Áreas Científicas: SERVIÇO SOCIAL

Ocorrência: 2022/23 - 2S

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos Horas Contacto Horas Totais
LSS1 Despacho 11629/2007, de 12 de Junho 6,5 ECTS

Horas Efetivamente Lecionadas

Docência - Horas

Trabalho de Campo: 6,00
Seminário: 2,00
Orientação Tutorial: 2,00
Inquéritos: 0,00

Tipo Docente Turmas Horas
Trabalho de Campo Totais 1 6,00
Seminário Totais 4 8,00
Orientação Tutorial Totais 4 8,00

Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem

1. Permitir o contacto directo do aluno com a realidade social e problemas que são objecto de intervenção dos assistentes sociais

2. Adquirir competências de selecção e articulação de saberes teóricos que permitam compreender os fenómenos e problemas sociais em estudo

3. Compreender os sistemas de protecção social e os seu quadro normativo de referência

4. Conhecer as práticas profissionais do assistente social nos diversos campos de actuação

5. Adquirir competências acerca dos modos de conhecer e fazer do serviço social: elaborar diagnósticos, construir a relação de ajuda e promover dinâmicas de grupo

Programa

1. Aprofundamento dos contributos teóricos relevantes para a análise dos fenómenos e problemas sociais em estudo/intervenção

2. Aprofundamento do quadro normativo de referência, medidas de política social, respostas e apoios sociais a acionar no combate aos problemas sociais

3.  Aprofundamento dos modos de conhecer e fazer do serviço social no campo da intervenção

3.1  O diagnóstico psicossocial: dimensões de recolha e análise de informação

3.2 Práticas do serviço social: principais constrangimentos, desafios e procedimentos de intervenção

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos da UC

Os conteúdos programáticos cumprem o objetivo de contribuir para a elaboração de problemáticas teóricas capazes de explicar os processos sociais que estão na origem de múltiplas formas de exclusão social. Cumprem, igualmente, o objetivo de dar a conhecer como estão organizados os sistemas de proteção social, quais são as medidas de política social e os apoios sociais a mobilizar na intervenção. Os conteúdos são ainda compatíveis com o objetivo de contribuir para a problematização das práticas profissionais do assistente social e a exercitação do saber fazer técnico e prático.

Métodos de Ensino

A conceção de ensino-aprendizagem assenta no exercício de operacionalização de conhecimentos e na interpretação dos problemas concretos, por via de abordagens expositivas e, essencialmente, da análise de casos vivenciados pelos alunos, tendo por base experiências controladas de observação e participação no terreno. Para desenvolver a capacidade de relacionamento e comunicação dos alunos organizam-se exercícios de role-playing, dinâmicas de grupo e apresentações de trabalhos que suscitem a discussão coletiva.



Modo de Avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Avaliação Contínua

A avaliação contínua baseia-se em vários elementos:

a) Avaliação do trabalho de terreno: 50%, incluindo notas de campo;  

b) Reflexão sobre o trabalho de campo (exercício escrito - grupo): 40%;

c) Participação nas aulas: 10%.

Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

A inserção dos alunos em contextos de estágio possibilita o conhecimento acerca das práticas de serviço social nos diversos campos de intervenção. Promove-se uma pedagogia centrada na análise crítica dos modos de fazer das instituições que acolhem os estágios dos estudantes e na resolução de problemas concretos: exercício sistemático da descoberta dos contributos pluridisciplinares para conhecer os problemas e construir modelos de intervenção ajustados às suas causalidades.