• EN
  • Ajuda Contextual
  • Imprimir
  • Facebook
  • Instagram
  • Youtube
  • LinkedIn
Você está em: Início > Cursos > Unidades Curriculares > SS1910225
ATENÇÃO: Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.

Técnicas Activas de Grupo 3


Código: SS1910225    Sigla: TAG3
Áreas Científicas: Teoria Social Aplicada

Ocorrência: 2020/21 - 2S

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos Horas Contacto Horas Totais
LSS1 54 Despacho 11629/2007, de 12 de Junho 3 ECTS

Horas Efetivamente Lecionadas

2TURMAG2

Laboratoriais: 0,00

2TURMAG1

Laboratoriais: 0,00

Docência - Horas

Laboratoriais: 2,00

Tipo Docente Turmas Horas
Laboratoriais Totais 2 4,00
Nuno Márcio de Campos Pires   4,00

Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem

Na sequência do ano anterior e do semestre passado e tendo em conta uma maior experiência no trabalho profissional, irão desenvolver-se perícias específicas no trabalho com os grupos e particularmente nos domínios da formação e do desenvolvimento do grupo e dos seus elementos, bem como perícias de manejo dos conflitos nos grupos. O modelo subjacente à aprendizagem destas perícias é o modelo moreniano.



Programa

Conceitos fundamentais da teoria e da técnica psicodramáticas segundo a perspectiva moreniano. Da Saúde Mental e Intervenção Social à Sociatria. Role-play - o psicodrama na área da pedagogia e da educação; Sociodrama - o psicodrama no trabalho de grupos (família, instituições, conflitos sociais); Facilitação de grupos e jogos psicodramáticos ¿ treino de competências de facilitação de grupos e elaboração dos problemas grupais (agressividade, exclusão, confiança, complementaridade, etc.). O Papel do Orientador: funções e tarefas. Sociometria prática ¿ um método de trabalho com os grupos; teste sociométrico - um método de estudo das relações nos grupos.

Bibliografia Principal

Castro, A., & Almeida, V. ;O psicodrama de grupo e a ressignificação de sentimentos: O adolescente no palco. , Revista Brasileira de Psicodrama, 25(1), 101-107., 2017
Cruz, A., Sales, C. M., Alves, P., & Moita, G. ;The Core Techniques of Morenian Psychodrama: A Systematic Review of Literature. , Frontiers in Psychology, 1-11., 2018
Fox, J. ;O Essencial de Moreno: Textos sobre Psicodrama, terapia de grupo e espontaneidade., São Paulo, Brasil: Ágora., 2002
Gonçalves, C. S., Wolff, J. R., & de Almeida, W. C. ;Lições de psicodrama: introdução ao pensamento de J. L. Moreno. , São Paulo: Ágora., 1988
Morengo, M. T. ;El psicodrama como método. , Buenos Aires: Autores de Argentina., 2015
Orkibi, H., & Feniger-Schaal, R. ;Integrative systematic review of psychodrama psychotherapy research: Trends and methodological implications. , PLoS ONE, 14(2), 1-26., 2019
Pio-Abreu, J. L. ;O Modelo do Psicodrama Moreniano. , Lisboa: Climepsi., 2006
Rojas-Bermúdez, J. ;Teoria e Técnica Psicodramáticas. , Barcelona: Paidós., 1997
Vieira, F. M., Torres, S., & Moita, G. ;Psicodrama e obesidade: desenvolvimento, implementação e avaliação de um programa de intervenção focado nas emoções., Revista Brasileira de Psicodrama, 21(2), 141-149., 2013
Wieser, M. ;Studies on Treatment effects of psychodrama psychotherapy., In C. Baim, J. Burmeister, & M. Maciel (Eds.), Psychodrama. Advances in Theory and Practice (p. 271-292). London: Routledge/Taylor & Francis Group., 2007

Métodos de Ensino

Role play do papel de dinamizadora. Funcionamento da turma como o grupo de intervenção.


Alteração devido confinamento COVID-19: as aulas foram sendo dinamizadas de forma mais teórica, aplicando os conhecimentos teóricos adquiridos no semestre anterior.


Modo de Avaliação

3

Avaliação Final

A avaliação será efetuada através de um teste escrito, a valer 50% da nota e um trabalho de grupo com apresentação oral, a valer 50% da nota. Assim, a nota final será a média destes 2 momentos de avaliação.