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Diagnóstico SocioInstitucional 1


Código: SS1910229    Sigla: DSI
Áreas Científicas: SERVIÇO SOCIAL

Ocorrência: 2022/23 - 1S

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos Horas Contacto Horas Totais
LSS1 52 Despacho 11629/2007, de 12 de Junho 5 ECTS

Horas Efetivamente Lecionadas

3TURMAU

Teórico-Práticas: 18,00
Inquéritos: 0,00

Docência - Horas

Teórico-Práticas: 1,50
Inquéritos: 0,00

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 1 1,50
Maria Sidalina Pinho de Almeida   1,50

Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem

1. Capacitar os estudantes com uma estrutura de saberes em uso na prática:
- Saberes teóricos para o estudo das organizações e para a conceção de projectos de mudança organizacional;
- Saberes processuais e saberes fazer a investir na ação para promover a construção de mediações entre poderes institucionais e interesses/necessidades dos utilizadores, promovendo a participação e expressão dos seus interesses.
2. Identificação dos obstáculos gerados nos modos de funcionamento institucional que comprometem:
- o cumprimento da sua missão, finalidades e objetivos pela implementação de um projeto institucional inovador;
- a adequação das respostas institucionais aos problemas dos utilizadores e a implicação destes na sua resolução; que traduza um clima organizacional positivo.
3. Definição de possibilidades de ação sobre as dinâmicas institucionais, orientadas para a promoção do desenvolvimento social:
- respondendo às necessidades e aos problemas dos utilizadores, combinando a prestação de serviços com a (re)construção da autonomia e a elevação do estatuto social.

Programa

Parte I - 1. Gestão tradicional e (re)produção da desigualdade e exclusão social - . 1 Objectivação; inversão da oferta/procura; normalização dos espaços/atividades; individualização; efeitos de apropriação/exclusão e concorrência entre instituições. 1. 2 Ausência de comunicação entre fornecedores e transformadores de recursos e produtores e utilizadores de serviços; 1. 3 Relações de poder e estratégias de afirmação de grupos profissionais.

2 Tipologia das teorias da organização: a análise da dimensão subjectiva - 2.1 Sistema de poder e relação institucional com os utilizadores: a estigmatização e os processos psicológicos de resistência ao estigma - 2.1.1 Relações de poder nas instituições totais e efeitos da institucionalização na produção da subjetividade.

Parte II - 1. O diagnóstico. O fenómeno organizacional como objecto de estudo/intervenção social: da análise dos factores que estruturam a situação às possibilidades de transformação. Estudos de caso. 1.1 Missão, finalidades, objetivos e projeto institucional no percurso da organização; 1.2 Espaços institucionais e adequação dos recursos materiais; 1.3 As relações entre os atores.

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos da UC

Sendo o principal objectivo da disciplina o domínio de saberes implicados na elaboração de diagnósticos sócio-institucionais, o programa centra-se na abordagem do património teórico que permite aos alunos o estudo das organizações para terem mais sucesso nas suas intervenções sociais. A abordagem do sistema de gestão tradicional e do sistema de gestão promotor do desenvolvimento social e das teorias que destacam a análise da dimensão subjectiva na abordagem das organizações, permite a mobilização de saberes teóricos cruciais para a construção desse diagnóstico. Tendo como dimensões de estudo, a identificação da missão, finalidades, objetivos e projeto institucional, a génese e o percurso da organização, a(s) lógica(s) a que obedece(m) a organização dos espaços institucionais, a adequação dos recursos materiais neles existentes e uma primeira abordagem à análise das relações entre os diferentes atores sociais (objecto de estudo/intervenção considerada central), os alunos identificam obstáculos e potencialidades existentes na organização, com vista à elaboração de estratégias de intervenção promotoras do desenvolvimento social.

Bibliografia Principal

Bilhim, João A.;Teoria organizacional ¿ Estruturas e Pessoas, Lisboa: ISCSP, 2004
Ferreira, J. M. C.; Neves, J.; Caetano, A.;Manual de Psicossociologia das Organizações, Lisboa : Mc Graw Hill, 2001 (- Ferreira, J. M. C.; Neves, J.; Caetano, A. (2001) - Manual de Psicossociologia das Organizações, Lisboa : Mc Graw Hill)
- Fischer, G.; A Dinâmica Social ¿ Violência, Poder, Mudança, , Lisboa: Planeta Editora, 1992
Gualejac, V; et al; L¿ Ingénierie Social, Paris: Ed Syros, 1995
Gaulejac, V.;O trabalho social contra a exclusão, CICSS: ISSSP, 2012

Métodos de Ensino

As aulas são destinadas à construção de um guião para a elaboração do diagnóstico sócio-institucional que permite orientar o processo de análise da organização, nas suas diversas dimensões de estudo, combinando a análise da dimensão formal e a análise da dimensão informal. Para a análise da dimensão formal da organização os alunos são orientados para a recolha e análise documental de fontes oficiais. Para a análise da dimensão informal constroem-se guiões para a observação do quotidiano institucional e guiões de entrevista a realizar aos actores da organização. Para tal o aluno utiliza os contributos teóricos trabalhados nas aulas.

A avaliação distribuída (trabalho em grupo 50%; trabalho individual 50%) ou final (exame). 


Modo de Avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

Sendo o principal objectivo da disciplina a elaboração de diagnósticos, o processo de ensino-aprendizagem implica o predomínio dos métodos ativos orientados para a construção de instrumentos de recolha de informação utilizados na sua elaboração. Este método é devidamente sustentado pelo recurso ao método expositivo, designadamente para a seleção de contributos teóricos indispensáveis para a estruturação dos processos de observação e análise. Os alunos têm a oportunidade de elaborar o guião para a elaboração do diagnóstico sócio-institucional e, desta forma, atribuir significado e utilidade prática aos conhecimentos teóricos requeridos para a sua elaboração e desenvolver saberes processuais e saberes fazer a investir na ação voltada para a mudança organizacional. O exercício de realização da análise de SWOT, ao permitir identificar os pontos fracos e os pontos fortes e também as ameaças e as oportunidades, conduz os alunos à definição de possibilidades de ação sobre as dinâmicas institucionais, para que a instituição estruture todo o seu trabalho nas necessidades e problemas dos utilizadores, melhorando a qualidade das suas respostas.