Código: | SS1910232 | Sigla: | IS1 | |
Áreas Científicas: | Teoria Social Aplicada |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
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LSS1 | 51 | Despacho 11629/2007, de 12 de Junho | 3º | 2 ECTS |
Teórico-Práticas: | 28,00 |
Inquéritos: | 0,00 |
Docência - Horas
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A teoria sistémica permite explicar fenómenos como a resistência das famílias e grupos à mudança e a forma como os sistemas se movem entre a estabilidade e a mudança gerando soluções no seu interior. Colocar-se-á particular ênfase na metodologia sistémica no trabalho com as famílias. No final desta disciplina, o estudante deverá ser capaz de:
1. Teoria Geral dos sistemas aplicada às instituições e ao funcionamento familiar
O componente curricular pretende fazer uma discussão sobre a dimensão teórico prática do Serviço Social que faz uso da Abordagem Sistêmica como uma possibilidade de construção de mediação com as famílias, tendo em consideração que a Teoria Sistêmica possibilita a construção de instrumentos de trabalho ao assistente social, mas não lhe confere a possibilidade de ser terapeuta familiar, uma vez que este título não é uma atribuição do licenciado em Serviço Social e sim de quem faz o curso de Terapia Familiar.
Marcelo Gallo;Crise de Paradigmas na Sociologia, 2006 |
Marilena Chaui;Convite a Filosofia, capítulo 7, Atica, 2000 |
Sérgio Lessa;Abaixo a Família Monogâmica, Editora Luckaks, 2013 |
Motta, Maria Do Carmo.;Teoria sistêmica e família, pontos e contrapontos., XV Jornadas de Investigación y Cuarto Encuentro de Investigadores en Psicología del Mercosur. Facultad de Psicología - Universidad de Buenos Aires, Buenos Aires, 2008 |
Tereza Cristina;O uso da abordagem sistêmica com Família, Tese de Doutorado em Serviço Social |
Lauren Beltrão Gomes; Simone Dill Azeredo Bolze; Rovana Kinas Bueno; Maria Aparecida Crepaldi;As Origens do Pensamento Sistêmico: Das Partes para o Todo, Revista Pensando Famílias, 2014 |
Maria Olívia Dias;UM OLHAR SOBRE A FAMÍLIA NA PERSPETIVA SISTÉMICA O PROCESSO DE COMUNICAÇÃO NO SISTEMA FAMILIAR, Revista Gestão e Desenvolvimento, 2011 |
Método misto: expositivo, interrogativo e participativo (através de exercícios de reflexão, análise e comunicação). Contempla a necessária interiorização de conhecimentos pelos alunos, pressupondo uma atividade expositiva e orientadora por parte do professor, em articulação com atividades que exigem a participação ativa e empenhada dos alunos de modo a permitir o treino de competências. As atividades práticas contarão com a realização de trabalhos práticos de aplicação dos conhecimentos lecionados devendo os alunos preparar-se, sempre que possível, através da leitura do caderno de textos e da matéria teórica correspondente.
Avaliação distribuída com exame final
Descrição | Tipo | Tempo (horas) | Data de Conclusão |
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Participação presencial (estimativa) | Aulas | 28 | |
Total: | 28 |
Exame final com teste de todo conteúdo trabalhado na disciplina
Em consonância com os objetivos da unidade curricular procurar-se-á conciliar metodologias de ensino de cariz expositivo com metodologias mais práticas e interativas, por exemplo: análise, discussão e sínteses a partir de textos selecionados; análise e debate de casos; exercícios de clarificação e debate, entre outros. De modo a incentivar o desenvolvimento da reflexão em torno das questões relacionadas com a intervenção sistémica serão desenvolvidas metodologias de participação ativa dos alunos através da preparação de temas-debates e a preparação da sua discussão.