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Psicopatologia


Código: SS1910234    Sigla: P
Áreas Científicas: PSICOLOGIA

Ocorrência: 2020/21 - 1S

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos Horas Contacto Horas Totais
LSS1 42 Despacho 11629/2007, de 12 de Junho 3 ECTS

Horas Efetivamente Lecionadas

3TURMAU

Teórico-Práticas: 36,00

Docência - Horas

Teórico-Práticas: 3,00

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 1 3,00
Maria Teresa Soares Souto   3,00

Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem

Pretende-se que os estudantes ao longo desta UC:
- Reflictam sobre os conceitos de normalidade e patologia mental;
- Conheçam os principais sistemas de classificação diagnóstica das perturbações mentais;
- Conheçam os principais modelos de compreensão das alterações psicopatológicas;
-Adquiram conhecimentos gerais de psicopatologia descritiva e compreensiva, dando enfoque a características clínicas e diagnóstico; à epidemiologia; aos modelos explicativos e etiologia; ao curso e prognóstico; ao padrão familiar; e ao diagnóstico diferencial.
- Valorizem a empatia a respectiva aplicação no âmbito da entrevista clínica.


No final desta UC, os estudantes deverão ser capazes de:
- Reflectir criticamente acerca da patologia mental, contextualizando-a na dimensão histórica e cultural do indivíduo;
- Compreender e saber como se utiliza o Manual de Diagnóstico e Estatística das Perturbações Mentaias para adequadamente perceberem diagnósticos psicopatológicos, utilizando o sistema multiaxial;
- Saber identificar os principais sinais e sintomas de diversos quadros psicopatológicos;
- Desenvolver uma atitude empática e de escuta activa

Programa

1.Introdução à psicopatologia: o normal e o patológico
2.Abordagens contemporâneas à psicopatologia e os principais sistemas de classificação das perturbações mentais.
21.Manual de Diagnóstico e Estatística das Perturbações Mentais.
2.2. Classificação Internacional das Doenças.
3. Quadros psicopatológicos (descrição clínica, classificação, diagnóstico, epidemiologia, comorbilidade, diagnóstico diferencial);
3.1. Perturbações do Humor
3.2. Perturbações da Ansiedade
3.3. Perturbações do Comportamento Alimentar
3.4. Esquizofrenias e outras Perturbações Psicóticas
3.5. Perturbações da Personalidade
3.6. Perturbações da 3ª idade
4. Psicofarmacologia: noções básicas

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos da UC

Os conteúdos programáticos selccionados para esta UC permitem ao estudante a obtenção de conhecimentos no âmbito da psicopatologia descritiva e compreensiva relativo aos principais quadros psicopatológicos do adulto. Promove-se, ainda, o contato com 

os principais sistemas de classificação diagnóstica das perturbações mentais e a reflexão crítica sobre o conceito de normalidade.
Valorização da empatia no âmbito da intervençao do futuro assistente social quer no âmbito da entrevista quer na construção da relação profissional.



Bibliografia Principal

Abreu, J.;. Introdução à Psicopatologia Compreensiva., Fundação Calouste Gulbenkian., 1997
American PsychiatricAssociation ;Manual de diagnóstico e estatística das perturbações mentais (5ªed.), Climepsi, 2013
Fonseca, A. F.; Psiquiatria e Psicopatologia, Fundação Calouste Gulbenkian., 1985
Correia, D., T.;Manual de Psicopatologia, Lidel, 2014

Bibliografia Complementar

Casey, P., & Kelly, B.;Fish: Psicopatologia clínica: Sinais e sintomas em psiquiatria. , Libri-Faber, 2007
Hersen, M., & Beidel, D. C. ;Adult Psychopathology and diagnosis (6th ed). , John Wiley and Sons, 2012
Maddux, J. E., & Winstead, B;Psychopathology: Foundations for a contemporary understanding, Routledge., 2012
World Health Organization;International statistical classification of diseases and related health problems (10th rev.) , 2007 (retirado de: http://www.who.int/classifications/icd/en/)

Métodos de Ensino

O ensino desta UC é fundamentalmente de natureza teórica e teórico-prático, utilizando métodos expositivos para o ensino dos conceitos fundamentais da psicopatologia e métodos de discussão e aprendizagem guiada para a discussão de casos e compreensão do diagnóstico.


Modo de Avaliação

Avaliação apenas com exame final

Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

Avaliação:proposta para a UC: 
- avaliação distribuída que inclui: um frequência (50%) e um trabalho de individual com a respetiva apresentação (50%).
Com o trabalho prático pretende-se proceder à elaboraçao de história de caso relativa a uma das patologias estudads na UC sintetizando as suas características clínicas fundamentais e que inclua informação sobre a possivel intervenção do profissional de serviço social.
A nota mínima em cada componete é de 6.5 valores; obrigatoriedade de 75% de presenças. 
- avaliação final: exame (100%) inclundo componente teórica e análise de caso clínico