Psicopatologia
Ocorrência: 2021/22 - 1S
Cursos
Horas Efetivamente Lecionadas
3TURMAU
Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem
Pretende-se que os estudantes ao longo desta UC:
- Reflitam sobre os conceitos de normalidade e patologia mental;
- Conheçam os principais sistemas de classificação diagnóstica das perturbações mentais;
- Conheçam os principais modelos de compreensão das alterações psicopatológicas;
-Adquiram conhecimentos gerais de psicopatologia descritiva e compreensiva, com destaque para: características clínicas e de diagnóstico curso e prognóstico;
- Valorizem a empatia a respectiva aplicação no âmbito da entrevista clínica.
No final desta UC, os estudantes deverão ser capazes de:
- Reflectir criticamente acerca da patologia mental, contextualizando-a na dimensão histórica e cultural do indivíduo;
- Compreender e utilizar o Manual de Diagnóstico e Estatística das Perturbações Mentais;
- Saber identificar os principais sinais e sintomas dos quadros psicopatológicos mais prevalentes na população adulta e idosa;
- Identificar comportamentos facilitadores de uma atitude empática e de escuta activa
Programa
1.Introdução à psicopatologia: o normal e o patológico
2.Abordagens contemporâneas à psicopatologia e os principais sistemas de classificação das perturbações mentais.
21.Manual de Diagnóstico e Estatística das Perturbações Mentais.
2.2. Classificação Internacional das Doenças.
3. Quadros psicopatológicos (descrição clínica, classificação, diagnóstico, epidemiologia, comorbilidade, diagnóstico diferencial);
3.1. Perturbações do Humor
3.2. Perturbações da Ansiedade
3.3. Perturbações do Comportamento Alimentar
3.4. Esquizofrenias e outras Perturbações Psicóticas
3.5. Perturbações da Personalidade
3.6. Perturbações da 3ª idade
4. Psicofarmacologia: noções básicas
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos da UC
Os conteúdos programáticos selccionados para esta UC permitem ao estudante a obtenção de conhecimentos no âmbito da psicopatologia descritiva e compreensiva relativo aos principais quadros psicopatológicos do adulto. Promove-se, ainda, o contato com
os principais sistemas de classificação diagnóstica das perturbações mentais e a reflexão crítica sobre o conceito de normalidade.
Valorização da empatia no âmbito da intervençao do futuro assistente social quer no âmbito da entrevista quer na construção da relação profissional.
Bibliografia Principal
Abreu, J.;. Introdução à Psicopatologia Compreensiva., Fundação Calouste Gulbenkian., 1997 |
American PsychiatricAssociation ;Manual de diagnóstico e estatística das perturbações mentais (5ªed.), Climepsi, 2013 |
Fonseca, A. F.; Psiquiatria e Psicopatologia, Fundação Calouste Gulbenkian., 1985 |
Correia, D., T.;Manual de Psicopatologia, Lidel, 2014 |
Bibliografia Complementar
Casey, P., & Kelly, B.;Fish: Psicopatologia clínica: Sinais e sintomas em psiquiatria. , Libri-Faber, 2007 |
Hersen, M., & Beidel, D. C. ;Adult Psychopathology and diagnosis (6th ed). , John Wiley and Sons, 2012 |
Maddux, J. E., & Winstead, B;Psychopathology: Foundations for a contemporary understanding, Routledge., 2012 |
World Health Organization;International statistical classification of diseases and related health problems (10th rev.) , 2007 (retirado de: http://www.who.int/classifications/icd/en/) |
Métodos de Ensino
O ensino desta UC contempla duas componentes distintas:
- teórica (recurso a metodologia expositiva para o ensino dos conceitos fundamentais da psicopatologia).
- teórico-prática (simulação de entrevista, análise e discussão de casos clínicos exemplificativos dos conteudos teóricos apresentados).
Modo de Avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação e Ocupação registadas
Descrição |
Tipo |
Tempo (horas) |
Data de Conclusão |
Participação presencial (estimativa) |
Aulas |
42 |
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Total: |
42 |
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular
As componetes teórica e teórico-prática das aulas permitirá
a consolidação de conhecimentos teóricos com as respectivas competências de
identificação e reflexão acerca dos diferentes quadros psicopatológicos.
A
discussão de casos e exemplos clínicos e debate durante a exposição mais
teórica dos conteúdos programáticos, permitirá a consolidação da capacidade de
identificar,classificar e diferenciar as principais perturbações
mentais.
No que diz respeito à
avaliação, pretende-se que os conhecimentos e competências adquiridas sejam
consolidadas através de um teste escrito que contemplará os principais conteúdos teóricos leccionados e a realização de uma trabalho prático que pretende a construção de um caso clinico deverá estimular a articulação entre informação teórica e a dimensão prática (sinais e sintomas a pesquisar) bem como a reflexão critica por parte do/a estudante sobre a atuação do profissional de serviço social no âmbito da saúde mental.