• EN
  • Ajuda Contextual
  • Imprimir
  • Facebook
  • Instagram
  • Youtube
  • LinkedIn
Você está em: Início > Cursos > Unidades Curriculares > SS1910234

Psicopatologia


Código: SS1910234    Sigla: P
Áreas Científicas: PSICOLOGIA

Ocorrência: 2022/23 - 1S

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos Horas Contacto Horas Totais
LSS1 51 Despacho 11629/2007, de 12 de Junho 3 ECTS

Horas Efetivamente Lecionadas

3TURMAU

Teórico-Práticas: 36,00
Inquéritos: 0,00

Docência - Horas

Teórico-Práticas: 3,00
Inquéritos: 0,00

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 1 3,00
Maria Teresa Soares Souto   3,00

Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem

Pretende-se que os estudantes ao longo desta UC:
- Reflitam sobre os conceitos de normalidade e patologia mental;
- Conheçam os principais sistemas de classificação diagnóstica das perturbações mentais;
- Conheçam os principais modelos de compreensão das alterações psicopatológicas;
-Adquiram conhecimentos gerais de psicopatologia descritiva e compreensiva, com destaque para: características clínicas e de diagnóstico curso e prognóstico;
- Valorizem a empatia a respectiva aplicação no âmbito da entrevista clínica.


No final desta UC, os estudantes deverão ser capazes de:
- Reflectir criticamente acerca da patologia mental, contextualizando-a na dimensão histórica e cultural do indivíduo;
- Compreender e utilizar o Manual de Diagnóstico e Estatística das Perturbações Mentais;
- Saber identificar os principais sinais e sintomas dos quadros psicopatológicos mais prevalentes na população adulta e idosa;
- Identificar comportamentos facilitadores de uma atitude empática e de escuta activa

Programa

1.Introdução à psicopatologia: o normal e o patológico
2.Abordagens contemporâneas à psicopatologia e os principais sistemas de classificação das perturbações mentais.
21.Manual de Diagnóstico e Estatística das Perturbações Mentais.
2.2. Classificação Internacional das Doenças.
3. Quadros psicopatológicos (descrição clínica, classificação, diagnóstico, epidemiologia, comorbilidade, diagnóstico diferencial);
3.1. Perturbações do Humor
3.2. Perturbações da Ansiedade
3.3. Perturbações do Comportamento Alimentar
3.4. Esquizofrenias e outras Perturbações Psicóticas
3.5. Perturbações da Personalidade
3.6. Perturbações da 3ª idade
4. Psicofarmacologia: noções básicas

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos da UC

Os conteúdos programáticos selccionados para esta UC permitem ao estudante a obtenção de conhecimentos no âmbito da psicopatologia descritiva e compreensiva relativo aos principais quadros psicopatológicos do adulto. Promove-se, ainda, o contato com 

os principais sistemas de classificação diagnóstica das perturbações mentais e a reflexão crítica sobre o conceito de normalidade.
Valorização da empatia no âmbito da intervençao do futuro assistente social quer no âmbito da entrevista quer na construção da relação profissional.



Bibliografia Principal

Abreu, J.;. Introdução à Psicopatologia Compreensiva., Fundação Calouste Gulbenkian., 1997
American PsychiatricAssociation ;Manual de diagnóstico e estatística das perturbações mentais (5ªed.), Climepsi, 2013
Fonseca, A. F.; Psiquiatria e Psicopatologia, Fundação Calouste Gulbenkian., 1985
Correia, D., T.;Manual de Psicopatologia, Lidel, 2014

Bibliografia Complementar

Casey, P., & Kelly, B.;Fish: Psicopatologia clínica: Sinais e sintomas em psiquiatria. , Libri-Faber, 2007
Hersen, M., & Beidel, D. C. ;Adult Psychopathology and diagnosis (6th ed). , John Wiley and Sons, 2012
Maddux, J. E., & Winstead, B;Psychopathology: Foundations for a contemporary understanding, Routledge., 2012
World Health Organization;International statistical classification of diseases and related health problems (10th rev.) , 2007 (retirado de: http://www.who.int/classifications/icd/en/)

Métodos de Ensino

O ensino desta UC contempla duas componentes distintas:

  1. teórica (recurso a metodologia expositiva para o ensino dos conceitos fundamentais da psicopatologia). 
  2. teórico-prática (simulação de entrevista, análise e discussão de casos clínicos exemplificativos dos conteudos teóricos apresentados).


Modo de Avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação e Ocupação registadas

Descrição Tipo Tempo (horas) Data de Conclusão
Participação presencial (estimativa)  Aulas  51
  Total: 51

Provas e Trabalhos Especiais

A avaliação distribuida contempla:
- um teste teórico (50%)

- elaboração e apresentação de um caso clínico (50%)


A nota mínima em cada componente é de 6.5 valores.

Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

As componetes teórica e teórico-prática das aulas permitirá a consolidação de conhecimentos teóricos com as respectivas competências de identificação e reflexão acerca dos diferentes quadros psicopatológicos. 
A discussão de casos e exemplos clínicos e debate durante a exposição mais teórica dos conteúdos programáticos, permitirá a consolidação da capacidade de identificar,classificar e diferenciar as principais perturbações mentais.  
No que diz respeito à avaliação, pretende-se que os conhecimentos e competências adquiridas sejam consolidadas através de  um teste escrito que contemplará os principais conteúdos teóricos leccionados e a realização de uma trabalho prático que pretende a construção de um caso clinico deverá estimular a articulação entre informação teórica e a dimensão prática (sinais e sintomas a pesquisar) bem como a reflexão critica por parte do/a estudante sobre a atuação do profissional de serviço social no âmbito da saúde mental.