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Seminário de Estudos das Práticas de Serviço Social 5


Código: SS1910235    Sigla: SEPSS5
Áreas Científicas: SERVIÇO SOCIAL

Ocorrência: 2020/21 - 1S

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos Horas Contacto Horas Totais
LSS1 40 Despacho 11629/2007, de 12 de Junho 6,5 ECTS

Horas Efetivamente Lecionadas

3TURMAP3

Trabalho de Campo: 0,00
Seminário: 28,00
Orientação Tutorial: 28,00

3TURMAP2

Trabalho de Campo: 0,00
Seminário: 28,00
Orientação Tutorial: 28,00

3TURMAP1

Trabalho de Campo: 0,00
Seminário: 28,00
Orientação Tutorial: 28,00

Docência - Horas

Trabalho de Campo: 6,00
Seminário: 2,00
Orientação Tutorial: 2,00

Tipo Docente Turmas Horas
Trabalho de Campo Totais 1 6,00
Maria Luisa Macedo da Costa Pinto   0,00
Maria de Fátima dos Santos Ferreira Pinto   0,00
Maria Sidalina Pinho de Almeida   0,00
Seminário Totais 3 6,00
Maria Luisa Macedo da Costa Pinto   2,00
Maria de Fátima dos Santos Ferreira Pinto   2,00
Maria Sidalina Pinho de Almeida   2,00
Orientação Tutorial Totais 3 6,00
Maria Luisa Macedo da Costa Pinto   2,00
Maria de Fátima dos Santos Ferreira Pinto   2,00
Maria Sidalina Pinho de Almeida   2,00

Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem

Objectivos Científicos
¿ Desenvolver conhecimentos teóricos que permitam a compreensão das particularidades do fenómeno em estudo;
¿ Desenvolver conhecimentos teóricos que permitam aprofundar a compreensão sobre factores responsáveis pela estigmatização e exclusão dos cidadãos que experienciam problemas de saúde e saúde mental em diferentes faixas etárias;
¿ Desenvolver conhecimentos metodológicos sobre a intervenção do Assistente Social no fenómeno em estudo, para a promoção da saúde e inclusão social.

Competências
¿ Comunicar e operacionalizar os conceitos relativos aos fenómenos em estudo;
¿ Usar adequadamente os instrumentos técnicos a mobilizar nas áreas alvo de conhecimento e de intervenção;
¿ Estar apto a seleccionar as técnicas de intervenção ajustadas a cada intervenção e saber fundamentar a sua escolha;
¿ Estar apto a compreender e expressar pensamentos e sentimentos;
¿ Demonstração de aptidões de participação activa no plano de trabalho, consistência nas acções, organização e estruturação no trabalho, resolução de problemas e tomadas de decisão, assistência à resolução de conflitos, capacidade de pedir ajuda, trabalho em equipa, condução de actividades estruturadas; argumentação e comunicação, encorajamento de pares;
¿ Ter domínio da escrita científica

Programa

I Seminário
1. Perspectivas teóricas e conceitos necessários à compreensão do fenómeno em estudo;
2. Políticas, Estruturas e Organizações de intervenção no fenómeno em estudo;
3. Modelo(s) de Intervenção a implementar no âmbito do fenómeno em estudo e requeridos à prática profissional do Assistente Social;

II Trabalho de Terreno

1. Conhecer o contexto de estágio: missão objectivos, valores, projectos em curso, população a quem se dirige, organização dos recursos humanos e papel do Assistente Social;
2. Identificar pontos fortes e fracos das organizações | análise SWAT;
3. Elaborar registos de observação de indivíduos, situações ou actividades;
4. Realizar entrevistas de Relação de Ajuda;
5. Realizar diagnóstico psicossociais;
6. Integrar as actividades promovidas pelas equipas técnicas;
7. Exercitar competências de comunicação verbal e não-verbal, assertividade, resiliência, regulação emocional, argumentação, questionamento,...

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos da UC


Se, por um lado, os conteúdos programáticos, (teóricos e técnicos) associados à aprendizagem de competências e valores [éticos] inerentes à profissão procuram responder aos objectivos enunciados, por outro, a inserção dos estudantes em diferentes contextos institucionais (Trabalho de Terreno) cria a oportunidade para exercitar os conhecimentos leccionados; entretanto, a Orientação Tutorial, enquanto componente do Seminário, constitui o espaço privilegiado para o debate colectivo sobre os problemas empíricos identificados pelos estudantes, constrangimentos e potencialidades ao exercício da actividade profissional e, simultaneamente, o lugar de aprofundamento |treino de competências emocionais e sociais.

Métodos de Ensino

¿ Dinamização de aulas para a aprendizagem de comunicar com um público específico. Solicitar aos estudantes que os problemas/aspectos observados no terreno sejam abordados no colectivo, cabendo ao docente estimular a escuta de opiniões entre pares e a análise critica das mesmas;
¿ Sistematização e estruturação, pela docente, das matérias leccionadas, promovendo reflexões e debates em contexto de sala de aula;
¿ Apresentação de Casos Práticos que possam constituir situações exemplificativas para introdução de conceitos, linguagem científica especifica sobre o observado, de modo a promover "novos olhares" sobre a realidade social em observação;
¿ Simulação de situações exemplificativas que capacitem os estudantes a identificarem pensamentos, sentimentos, e comportamentos de si próprios e de outros, na situação de "relação de ajuda", com destaque para a promoção da atitude empática.


Modo de Avaliação

1

Avaliação Contínua

A avaliação é contínua.


São instrumentos e critérios de avaliação os seguintes:

50% para a elaboração de registos, notas de campo, e outros documentos de observação de terreno;

40% para relatório escrito sobre o trabalho realizado ao longo do semestre, integrando componente teórica e componente prática;

10% para a participação em sala de aula.

Avaliação Final

Em conformidade com Regulamento de Avaliação

Provas e Trabalhos Especiais

Em conformidade com o Regulamento de Avaliação de Conhecimentos

Avaliação Especial (TE, DA, ...)

Em conformidade com o Regulamento de Avaliação de Conhecimentos

Melhoria de Classificação Final/Distribuída

Em conformidade com o Regulamento de Avaliação de Conhecimentos

Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

As opções metodológicas deverão proporcionar o desenvolvimento de um pensamento analítico, crítico, argumentativo e reflexivo. Pretende-se promover nos estudantes a aprendizagem de competências de escuta do outro, dialogante numa atitude construtiva, Pretende-se desenvolver o gosto pelo debate de ideias e atitudes de respeito, tolerância e gestão de conflito.