Código: | SS1910235 | Sigla: | SEPSS5 | |
Áreas Científicas: | SERVIÇO SOCIAL |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
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LSS1 | 40 | Despacho 11629/2007, de 12 de Junho | 3º | 6,5 ECTS |
Trabalho de Campo: | 0,00 |
Seminário: | 28,00 |
Orientação Tutorial: | 28,00 |
Trabalho de Campo: | 0,00 |
Seminário: | 28,00 |
Orientação Tutorial: | 28,00 |
Trabalho de Campo: | 0,00 |
Seminário: | 28,00 |
Orientação Tutorial: | 28,00 |
Docência - Horas
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Objectivos Científicos
¿ Desenvolver conhecimentos teóricos que permitam a compreensão das particularidades do fenómeno em estudo;
¿ Desenvolver conhecimentos teóricos que permitam aprofundar a compreensão sobre factores responsáveis pela estigmatização e exclusão dos cidadãos que experienciam problemas de saúde e saúde mental em diferentes faixas etárias;
¿ Desenvolver conhecimentos metodológicos sobre a intervenção do Assistente Social no fenómeno em estudo, para a promoção da saúde e inclusão social.
Competências
¿ Comunicar e operacionalizar os conceitos relativos aos fenómenos em estudo;
¿ Usar adequadamente os instrumentos técnicos a mobilizar nas áreas alvo de conhecimento e de intervenção;
¿ Estar apto a seleccionar as técnicas de intervenção ajustadas a cada intervenção e saber fundamentar a sua escolha;
¿ Estar apto a compreender e expressar pensamentos e sentimentos;
¿ Demonstração de aptidões de participação activa no plano de trabalho, consistência nas acções, organização e estruturação no trabalho, resolução de problemas e tomadas de decisão, assistência à resolução de conflitos, capacidade de pedir ajuda, trabalho em equipa, condução de actividades estruturadas; argumentação e comunicação, encorajamento de pares;
¿ Ter domínio da escrita científica
I Seminário
1. Perspectivas teóricas e conceitos necessários à compreensão do fenómeno em estudo;
2. Políticas, Estruturas e Organizações de intervenção no fenómeno em estudo;
3. Modelo(s) de Intervenção a implementar no âmbito do fenómeno em estudo e requeridos à prática profissional do Assistente Social;
II Trabalho de Terreno
1. Conhecer o contexto de estágio: missão objectivos, valores, projectos em curso, população a quem se dirige, organização dos recursos humanos e papel do Assistente Social;
2. Identificar pontos fortes e fracos das organizações | análise SWAT;
3. Elaborar registos de observação de indivíduos, situações ou actividades;
4. Realizar entrevistas de Relação de Ajuda;
5. Realizar diagnóstico psicossociais;
6. Integrar as actividades promovidas pelas equipas técnicas;
7. Exercitar competências de comunicação verbal e não-verbal, assertividade, resiliência, regulação emocional, argumentação, questionamento,...
Se, por um lado, os conteúdos programáticos, (teóricos e técnicos) associados à aprendizagem de competências e valores [éticos] inerentes à profissão procuram responder aos objectivos enunciados, por outro, a inserção dos estudantes em diferentes contextos institucionais (Trabalho de Terreno) cria a oportunidade para exercitar os conhecimentos leccionados; entretanto, a Orientação Tutorial, enquanto componente do Seminário, constitui o espaço privilegiado para o debate colectivo sobre os problemas empíricos identificados pelos estudantes, constrangimentos e potencialidades ao exercício da actividade profissional e, simultaneamente, o lugar de aprofundamento |treino de competências emocionais e sociais.
¿ Dinamização de aulas para a aprendizagem de comunicar com um público específico. Solicitar aos estudantes que os problemas/aspectos observados no terreno sejam abordados no colectivo, cabendo ao docente estimular a escuta de opiniões entre pares e a análise critica das mesmas;
¿ Sistematização e estruturação, pela docente, das matérias leccionadas, promovendo reflexões e debates em contexto de sala de aula;
¿ Apresentação de Casos Práticos que possam constituir situações exemplificativas para introdução de conceitos, linguagem científica especifica sobre o observado, de modo a promover "novos olhares" sobre a realidade social em observação;
¿ Simulação de situações exemplificativas que capacitem os estudantes a identificarem pensamentos, sentimentos, e comportamentos de si próprios e de outros, na situação de "relação de ajuda", com destaque para a promoção da atitude empática.
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A avaliação é contínua.
Em conformidade com o Regulamento de Avaliação de Conhecimentos
Em conformidade com o Regulamento de Avaliação de Conhecimentos
Em conformidade com o Regulamento de Avaliação de Conhecimentos
As opções metodológicas deverão proporcionar o desenvolvimento de um pensamento analítico, crítico, argumentativo e reflexivo. Pretende-se promover nos estudantes a aprendizagem de competências de escuta do outro, dialogante numa atitude construtiva, Pretende-se desenvolver o gosto pelo debate de ideias e atitudes de respeito, tolerância e gestão de conflito.