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Economia dos Problemas Sociais


Código: SS1910239    Sigla: EPS
Áreas Científicas: ECONOMIA

Ocorrência: 2021/22 - 2S

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos Horas Contacto Horas Totais
LSS1 54 Despacho 11629/2007, de 12 de Junho 3 ECTS

Horas Efetivamente Lecionadas

3TURMAU

Teóricas: 30,00
Inquéritos: 0,00

Docência - Horas

Teóricas: 2,00
Inquéritos: 0,00

Tipo Docente Turmas Horas
Teóricas Totais 1 2,00
Gabriel Augusto Leite Mota   2,00

Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem

Demonstrar as razões de índole económica que justificam a intervenção do Estado no financiamento, na provisão, na administração e na regulação dos sectores sociais. 
Compreender a evolução recente dos objectivos, das medidas de politica, assim como dos instrumentos mais comuns de intervenção pública nos sectores sociais. 
Relevar o contributo da ciência económica na análise, compreensão e avaliação dos problemas sociais. 
Sensibilizar para a aplicação de métodos de avaliação económica na decisão de programas. projectos e investimentos de índole social. 
Contribuir para a actualização do debate sobre o impacto das politicas públicas, nomeadamente da politica orçamental e fiscal, sobre a estabilidade, a eficiência e equidade.

Programa

1. Fundamentos para a intervenção do Estado na economia 
1.1. Aumento da eficiência económica 
1.2. Promoção da equidade 
2. Análise económica dos principais sectores sociais 
2.1. Educação 
2.2. Saúde 
2.3. Pensões e Segurança Social 
2.4. Pobreza e desigualdade.

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos da UC

Nesta UC pretende-se que os alunos adquiram a capacidade de interpretar os fenómenos socias através de uma perspectiva económica. 

Nesse sentido, os tópicos definidos no programa permitem dar essa compreensão, nomeadamente debatendo-se o papel do Estado na Economia, as questões de eficiência e equidade ou como os problemas económicos surgem na provisão da saúde, educação, segurança social ou pobreza. 

Bibliografia Principal

Julian Le Grand, Carol Propper, Sarah Smith;The Economics of Social Problems, Palgrave MacMillan, 2008
Paulo Trigo Pereira, António Afonso, Manuela Arcanjo, José Carlos Gomes Santos;Economia e Finanças Públicas, Escolar Editora, 2012

Bibliografia Complementar

N. Barr;The Economics of the Welfare State, Weidenfeld , 1987
Paul A. Samuelson, William D. Nordhaus;Economia, McGraw-Hill, 1999

Métodos de Ensino

Aulas teóricas, Apresentação das matérias em análise por parte do docente com discussão da problemática em sede de aula. Recurso frequente à análise de temas e problemas no âmbito social e à sua interpretação e leitura pela Ciência Económica.


Modo de Avaliação

Avaliação apenas com exame final

Componentes de Avaliação e Ocupação registadas

Descrição Tipo Tempo (horas) Data de Conclusão
Participação presencial (estimativa)  Aulas  30
  Total: 30

Avaliação Contínua

A avaliação distribuída consubstancia-se na realização de dois testes, cada um com 50% de peso na nota final, um a meio do semestre, outro no fim.

O aluno terá que ter uma nota superior a 6,5 em qualquer dos testes para poder prosseguir neste esquema de avalição.

Avaliação Final

Exame escrito. 

Provas e Trabalhos Especiais

Não haverá.

Avaliação Especial (TE, DA, ...)

Conforme regulamento de avalição em vigor. 

Melhoria de Classificação Final/Distribuída

Conforme regulamento de avaliação em vigor. 

Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

Sendo os objectivos de aprendizagem essencialmente teóricos, entende-se adequada a metodologia de apresentação e debate das matérias em sede de aulas teórico-práticas.