SPSS - Statistical Package for the Social Sciences
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Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem
As competências a desenvolver pelos estudantes correspondem aos objectivos definidos pela disciplina (Cf. Programa da mesma). Uma análise simples dos principais conteúdos programáticos, permite verificar que os instrumentos fundamentais da Estatística Inferencial para o tratamento, análise e interpretação de dados, foram abordados, nomeadamente ao nível das principais distribuições teóricas (discretas e contínuas), técnicas de estimação por intervalo de confiança e testes de hipóteses.
Os estudantes deverão ainda ser capazes de codificar informação proveniente de fontes diretas (inquéritos, etc.) ou indireta no SPSS e realizar uma análise exploratória e inferêncial dos dados no SPSS.
Programa
O Programa da disciplina subordinou-se à apresentação dos seguintes assuntos:
1) Introdução geral
2) Revisões sobre:
- Teoria das probabilidades
- Principais definições e conceitos gerais;
3) Distribuição de probabilidade e função de distribuição de uma v.a. Discreta;
4)Principais distribuições teóricas
4.1. Principais distribuições discretas:
4.2. Principais distribuições contínuas:
5) Teoria da estimação
- Estimação por intervalos (intervalos de confiança)
6) Testes de hipóteses (paramétricos)
- Testes de hipóteses para a média populacional;
7) Introdução à análise estatística de dados com o SPSS
- Introdução ao SPSS
- Codificação de variáveis no SPSS;
- Introdução à análise descritiva de dados;
- Testes paramétricos e não-paramétricos
- Exemplos e estudos de caso.
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos da UC
O delineamento do programa desta disciplina, visa mostrar a importância da análise estatística na actividade do assistente social; promover a aquisição de conhecimentos que permitam conceptualizar, modelizar e avaliar estudos de campo; contribuir para a compreensão dos processos decisórios baseados no estudo empírico da realidade, como forma de aumentar a probabilidade de sucesso da intervenção social e promover a aplicação simulada da inferência estatística a casos concretos, através da utilização do programa informático SPSS (Statistical Package for the Social Sciences).
Bibliografia Principal
Rui Campos Guimarães;Estatística, McGraw-Hill de Portugal, 1997. ISBN: 972-8298-45-5
Pestana, M. H & Gageiro, J. N. ;Análise de dados para Ciências Sociais, Edições Sílabo, Lisboa, 2008. ISBN: 972-618-297-2
Hall, A., Neves, C. e Pereira, A. ;Grande Maratona de Estatística no SPSS, Escolar Editora, Lisboa , 2011. ISBN: 978-972-592-301-6
Joaquim Pinto Coelho, Luísa Margarida Cunha e Inês Lagatheaux;Inferência Estatística, Edições Sílabo, Lda, 2008. ISBN: 978-972-618-517-8
Alan Bryman e Duncan Cramer;Análise de Dados em Ciências Sociais. Introdução às técnicas utilizando o SPSS, Celta Editora, 1992. ISBN: 972774169X, 9789727741694
Hill, M.M. e Hill, A. ;Investigação por questionário, Edições Sílabo, Lda, 2000. ISBN: 972-618-273-5
João Maroco;Análise Estatística com utilização do SPSS, Edições Sílabo, Lda, 2007. ISBN: 978-972-618-452-2
Métodos de Ensino
O desenvolvimento dos conteúdos será realizado com base numa abordagem teórica/orientação tutorial e teórico-prática, construindo um quadro de referência de base, quer através de exposição, quer de demonstrações práticas. Estas abordagens serão complementadas, numa perspetiva de aplicação, com a realização de exercícios práticos, utilizando cálculos matemáticos e replicando esses procedimentos recorrendo ao software para estatística SPSS - Statistical Package for the Social Sciences.
Modo de Avaliação
1
Componentes de Avaliação e Ocupação registadas
Descrição
Tipo
Tempo (horas)
Data de Conclusão
Participação presencial (estimativa)
Aulas
48
Total:
48
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular
As metodologias de ensino e de aprendizagem visam o desenvolvimento integrado nos estudantes dos conhecimentos referidos nos conteúdos programáticos e a concretização dos objetivos e competências estabelecidos.