• EN
  • Ajuda Contextual
  • Imprimir
  • Facebook
  • Instagram
  • Youtube
  • LinkedIn
Você está em: Início > Cursos > Unidades Curriculares > SS1910240

Estatística 2


Código: SS1910240    Sigla: E2
Áreas Científicas: Teoria Social Aplicada

Ocorrência: 2021/22 - 2S

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos Horas Contacto Horas Totais
LSS1 74 Despacho 11629/2007, de 12 de Junho 3,5 ECTS

Horas Efetivamente Lecionadas

3TURMAU

Teórico-Práticas: 20,00
Orientação Tutorial: 10,00
Inquéritos: 0,00

Docência - Horas

Teórico-Práticas: 2,00
Orientação Tutorial: 1,00
Inquéritos: 0,00

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 1 2,00
Helder Fernando Cerqueira Alves   2,00
Orientação Tutorial Totais 1 1,00
Helder Fernando Cerqueira Alves   1,00

Software

SPSS - Statistical Package for the Social Sciences

MS Excel - Microsoft Excel

Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem

No final desta unidade curricular, o aluno deve ser capaz de:

  • Dada a real problemática, estar ciente da importância da escolha dos métodos e técnicas corretos no processo de investigação em Ciências Sociais;
  • Conhecer os conceitos e práticas da estatística descritiva e inferencial com maior relevância para a análise de estudos empíricos em ciências sociais;
  • Ter conceitos básicos sobre a teoria das probabilidades e variáveis aleatórias.
  • Conhecer e saber cálular os parâmetros das principais distribuições discretas (Distribuição Binomial) e contínuas (Dist. Normal e t-Student);
  • Saber realizar estimação por intervalo de confiança e testes de hipóteses;
  • Conhecer e saber utilizar os principais testes de hipóteses paramétricos e não paramétricos, recorrendo ao IBM SPSS;
  • Realizar o processamento estatístico de dados no IBM SPSS, seja no nível descritivo ou inferencial;
  • Saber manipular (recodificar e criar novas variáveis, entre outras) a base de dados utilizando o IBM SPSS;
  • Redigir um relatório científico no estilo APA.

Programa

  • Análise preliminar de dados estatísticos
    • Introdução geral
    • Revisão dos principais conceitos da estatística descritiva
    • Análise preliminar de dados estatísticos no SPSS
  • Distribuições
    • Conceitos básicos de Teoria das Probabilidades
    • Variáveis aleatórias
    • Parâmetros de distribuições
    • Principais distribuições de probabilidade: Discretas e Contínuas
  • Intervalos de Confiança
  • Testes de Hipóteses
    • Testes de hipóteses paramétricos
    • Testes de hipóteses não paramétricos
  • Regressão Linear 
  • Análise estatística de dados com o SPSS
    • Realização de exercícios práticos com recurso ao SPSS

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos da UC

O delineamento do programa desta disciplina, visa mostrar a importância da análise estatística na actividade do assistente social; promover a aquisição de conhecimentos que permitam conceptualizar, modelizar e avaliar estudos de campo; contribuir para a compreensão dos processos decisórios baseados no estudo empírico da realidade, como forma de aumentar a probabilidade de sucesso da intervenção social e promover a aplicação simulada da inferência estatística a casos concretos, através da utilização do programa informático SPSS (Statistical Package for the Social Sciences). 




Bibliografia Principal

Pestana, M. H & Gageiro, J. N. ;Análise de dados para Ciências Sociais, Edições Sílabo, Lisboa, 2008. ISBN: 972-618-297-2
João Marôco;Análise Estatística com o SPSS Statiscs (7ª edição), ReportNumber, 2018. ISBN: 9789899676374
Rui Campos Guimarães;Estatística, McGraw-Hill de Portugal, 1997. ISBN: 972-8298-45-5
Joaquim Pinto Coelho, Luísa Margarida Cunha e Inês Lagatheaux;Inferência Estatística, Edições Sílabo, Lda, 2008. ISBN: 978-972-618-517-8
Hall, A., Neves, C. e Pereira, A. ;Grande Maratona de Estatística no SPSS, Escolar Editora, Lisboa , 2011. ISBN: 978-972-592-301-6
Alan Bryman e Duncan Cramer;Análise de Dados em Ciências Sociais. Introdução às técnicas utilizando o SPSS, Celta Editora, 1992. ISBN: 972774169X, 9789727741694
Hill, M.M. e Hill, A. ;Investigação por questionário, Edições Sílabo, Lda, 2000. ISBN: 972-618-273-5

Métodos de Ensino

Tratando-se de uma disciplina teórico-prática, a metodologia de ensino-aprendizagem pressupõe aulas em dois sentidos:

  • Aulas de carácter mais expositivo para apresentação dos principais conteúdos programáticos ilustrados com exemplos concretos e apelando à discussão com os alunos; 
  • Aulas de carácter prático, por um lado com a realização de exercícios práticos de forma a solidificar os conceitos teóricos transmitidos, por outro lado recorrendo ao software para estatística IBM SPSS para o desenvolvimento de um conjunto diversificado de trabalhos relacionados com as matérias leccionadas.
Existirão ainda aulas tutoriais para acompanhamento dos trabalhos e esclarecimento de dúvidas.


Modo de Avaliação

Avaliação apenas com exame final

Componentes de Avaliação e Ocupação registadas

Descrição Tipo Tempo (horas) Data de Conclusão
Participação presencial (estimativa)  Aulas  45
Avaliação Distribuída - realização de dois testes com um peso de 50% cada.  Teste/Exame 
Exame Final (Época Normal): realização de um exame escrito final (ponderação de 100%)  Teste/Exame 
Exame de recurso (ponderação de 100%)  Teste/Exame 
  Total: 45

Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

Uma vez que os objetivos de aprendizagem da unidade curricular incluem a aquisição de conhecimentos de decisão, cálculo, interpretação de indicadores e testes estatísticos, assim como a sua implementação num software estatístico (IBM SPSS) e ainda a sua posterior utilização e aplicação prática na resolução de problemas concretos, propõe-se a utilização de uma metodologia de aprendizagem ativa que se baseia essencialmente na resolução de pequenos exercícios, integrando-os no desenvolvimento de um relatório científico no final da unidade curricular, promovendo assim a participação proativa do aluno no processo de aprendizagem.