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Intervenção Sistémica 2


Código: SS1910241    Sigla: IS2
Áreas Científicas: Teoria Social Aplicada

Ocorrência: 2021/22 - 2S

Página Web:https://1drv.ms/f/s!Ajm0ypx3E2i8guNFcIOv42LqUMZ-AA

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos Horas Contacto Horas Totais
LSS1 51 Despacho 11629/2007, de 12 de Junho 2 ECTS

Horas Efetivamente Lecionadas

3TURMAU

Laboratoriais: 28,00
Inquéritos: 0,00

Docência - Horas

Laboratoriais: 2,00
Inquéritos: 0,00

Tipo Docente Turmas Horas
Laboratoriais Totais 1 2,00
Marcelo Gallo   2,00

Língua de Ensino

Português

Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem

Proporcionar-se-á um debate contínuo de projetos e situações nas áreas de intervenção em que são executados os estágios por forma a perceber pela prática as características sistémicas dos grupos e famílias e a forma como se pode tirar partido das suas regras para intervenções mais eficazes e gratificadoras nas situações de reconhecida e continuada resistência à mudança, na compreensão de como podemos fazer uso dos instrumentos de coleta de dados da intervenção sistêmica (genograma, campograma, etc...) como mediação do trabalho profissional do assistente social.

Programa




Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos da UC

Os conteúdos programáticos visam garantir a coerência entre o que se é planeado com os objetivos da Unidade Curricular, fazendo um debate sobre as questões afetas ao uso das técnicas usadas pela Teoria Sistêmica como mediadoras dos processos de atendimento sócio familiar. Os temas a serem trabalhado buscará demonstrar como o conceito de família é construído historicamente, e como este conceito que se forja em um modelo nuclear burguês se transforma e se coloca numa diversidade de possibilidades para além do modelo que culturalmente nos é imposto. As discussão serão feitas dentro do campo da sociologia aplicada ao serviço social, e na perspectiva de entender a importância de instrumentos técnicos de trabalho de área da psicologia, e da terapia familiar como uma possibilidade de qualificar as técnicas de trabalho da e do assistente social sem que com isso se configure em um atendimento terapêutico.

Bibliografia Principal

João Gualberto Teixeira de Carvalho Filho e Wilson Camilo Chaves ;A ACEPÇÃO DE FAMÍLIA NA TEORIA PSICANALÍTICA: SIGMUND FREUD, MELAINE KLEIN E JACQUES LACAN (texto encaminhado por e-mail as/aos alunas/os)
Dalva Azevedo Gueiros;Família e trabalho social: intervenções no âmbito do Serviço Social, Rev. katálysis vol.13 no.1 Florianópolis Jan./June 2010, 2010 (http://dx.doi.org/10.1590/S1414-49802010000100015 )
Annamaria Campinani;Intervenção com Famílias numa ótica Sistêmica, Pactor Edição de Ciências Sociais. ISBN: 9789896930479
Regina Mioto;Serviço Social e Intervenção Profissional com Famílias, Pactor Edição de Ciências Sociais. ISBN: 9783960285922
Nélson Ramalho;Competências e Práticas Afirmativas dos Assistentes Sociais com famílias e pessoas lésbicas, gays, LGBTQI+, Pactor Edição de Ciências Sociais. ISBN: 9783960285922
Maria Luzia Miranda Álvares;Beauvoir, o patriarcado e os mitos nas relações de poder entre homens e mulheres, REVISTA DO NUFEN: phenomenology and interdiciplinary
Mirla Sisne;Feminismo e marxismo: apontamentos teórico-políticos para o enfrentamento das desigualdades sociais, Revista Serviço Social e Sociedade, 2018 (Serv. Soc. Soc., São Paulo, n. 132, p. 211-230, maio/ago. 2018 http://dx.doi.org/10.1590/0101-6628.138)
Nuno Carneiro e Tereza Teixeira;GOZAR OS GÉNEROS: PARA UMA ESCUTA QUEER DE NÃO-BINARISMOS DE GÉNERO

Métodos de Ensino

Como modalidades de aprendizagem, combina discussões, leituras, exercícios de role play, apresentação de vídeos e debates. A calendarização dos tópicos do programa  está sujeita a reajustamentos, dependendo de oportunidades para apresentações/eventos e/ou convidados especiais.


Modo de Avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação e Ocupação registadas

Descrição Tipo Tempo (horas) Data de Conclusão
Participação presencial (estimativa)  Aulas  30
  Total: 30

Avaliação Contínua

Avaliação distribuídas em dois testes um em 17/03 e outro em data a ser definida pelo Conselho Diretivo - 80% dos valores.
Nota de participação conforme regulamento 10% dos valores.

Avaliação Final

A avaliação final será um teste dissertativo de todo conteúdo discutido em sala de aula durante o semestre letivo.

Melhoria de Classificação Final/Distribuída

A melhoria de nota é feita nos períodos e segundo o estipulado no Regulamento de avaliação do ISSSP.