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Desenvolvimento Comunitário 2


Código: SS1910242    Sigla: DC2
Áreas Científicas: SERVIÇO SOCIAL

Ocorrência: 2020/21 - 2S

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos Horas Contacto Horas Totais
LSS1 42 Despacho 11629/2007, de 12 de Junho 3 ECTS

Horas Efetivamente Lecionadas

3TURMAU

Teórico-Práticas: 32,00
Orientação Tutorial: 16,00

Docência - Horas

Teórico-Práticas: 2,00
Orientação Tutorial: 1,00

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 1 2,00
Marcelo Gallo   2,00
Orientação Tutorial Totais 1 1,00
Marcelo Gallo   1,00

Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem

Capacitar os estudantes para:

  • identificar e utilizar os conceitos teóricos aprendidos no 1º semestre num espaço comunitário;
  • diagnosticar situações-problemas e definir estratégias de intervenção social em contexto comunitário;
  • construir projetos de intervenção comunitária, nas suas diferentes fases;
  • aplicar a intervenção comunitária a várias situações.

Programa

1. A metodologia (participativa) de projeto
1.1. Planeamento e projeto
1.2. A construção de projetos de intervenção em desenvolvimento comunitário: principais etapas:
1.2.1. O Diagnóstico:

  • Objetivos e funções
  • Metodologias a utilizar
  • Definição de prioridades de intervenção
1.2.2. O Plano de ação:
  • Definição dos objetivos
  • Estratégias de intervenção
1.2.3. A Avaliação
  • Funções da avaliação
  • A avaliação participativa
  • Os modelos de avaliação
  • Os critérios da avaliação
  • Os resultados

2. Mobilização e organização da comunidade: participação, empowerment, advocacy, parcerias e redes locais
2.1 A participação como princípio basilar do desenvolvimento comunitário
2.1.1. Modelos de participação
2.1.2. Condições para a participação
2.1.3. Contexto da participação: fatores que facilitam ou dificultam a participação
2.1.4. Potencialidades e riscos da participação
2.2. Empowerment e advocacy
2.3. Parcerias e redes locais: o trabalho em rede e a mobilização de recursos
2.3.1. Modelos de parceria
2.3.2. Potencialidades e riscos das parcerias

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos da UC

O ponto 1 do programa cumpre o objetivo de capacitar os estudantes para a construção de um projeto de intervenção comunitária nas suas diferentes fases, designadamente a etapa de elaboração de um diagnóstico, definição de objetivos, planificação de ações e avaliação das mesmas. 

O ponto 2 do programa contribui para ampliar os conhecimentos teórico práticos dos alunos em matéria de participação e organização de comunidades em torno de projetos de desenvolvimento.

Bibliografia Principal

Mirian Veras Baptista;Planejamento Social Intencionalidades e Instrumentação, Veras Editora, 2007
Guia Prático da Economia Socia, 2020. ISBN: 978.972.9424-56-4
Cristina Parente;Empreendedorismo Social em Portugal, Universidade do Porto, 2014
Rogério Roth;Fontes de Financiamento e Fomentadores de Projetos Educacionais, 2019
Maurilio de Castro;Assessoria, consultoria, auditoria e supervisão técnica, Editora da UNB, 2010
Marcelo Gallo;Pesquisa Participante , 2021 (Material produzido para aula da disciplina)

Métodos de Ensino

A metodologia de ensino centrar-se-á na construção dialógica de conhecimento a partir dos conteúdos programáticos (aulas TP) e no desenvolvimento de dinâmicas de grupo e trabalhos em pequenos grupos, onde o objetivo é exercitar e aplicar os conhecimentos apreendidos nas aulas teórico-práticas (aulas tutoriais). Procurar-se-á, igualmente, mobilizar os alunos em torno de construir junto a quatro frentes de trabalho: Trabalhadoras do Sexo: travestis e transexuais; Mulheres vítima de violência doméstica; Jovens da Comunidade Cigana e População Sem Abrigo, um projeto de desenvolvimento comunitário em entidades que fazem o atendimento e acompanhamento destas populações.


Modo de Avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação e Ocupação registadas

Descrição Tipo Tempo (horas) Data de Conclusão
Participação presencial (estimativa)  Aulas  48
  Total: 48

Avaliação Contínua

A proposta deste semestre para avaliação será a construção de um projeto de intervenção com foco no desenvolvimento de comunidade


Avaliação Final

1. Avaliação distribuída (Artigo 11º do Regulamento de Avaliação de Conhecimentos):

Realização de um Projeto de Intervenção Comunitária. O trabalho pode ser individual ou em grupo (máximo TRÊS elementos). (ponderação de 70%).
Apresentação oral do Projeto de Intervenção em sala de aula (ponderação de 30%).
 

2. Exame Final (Artigo 12º do Regulamento de Avaliação de Conhecimentos) que consistirá na realização de um exame escrito individual. 

Provas e Trabalhos Especiais

Os trabalhos deverão ser entregues em dois produtos a partir dos debates em sala de aula e do acompanhamento da construção do Projeto de Intervenção. 

Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

A metodologia de ensino é coerente com os objetivos de aprendizagem desta UC na medida em que assenta não apenas numa abordagem expositiva a temas como a metodologia de projeto e os modelos de participação, mas também na aplicação desses mesmos conhecimentos na realização de um projeto de intervenção e sua apresentação oral em turma (modelo de avaliação da disciplina).