Código: | SS1910242 | Sigla: | DC2 | |
Áreas Científicas: | SERVIÇO SOCIAL |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
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LSS1 | 52 | Despacho 11629/2007, de 12 de Junho | 3º | 3 ECTS |
Teórico-Práticas: | 10,00 |
Orientação Tutorial: | 5,00 |
Inquéritos: | 0,00 |
Docência - Horas
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Capacitar os estudantes para:
1. A metodologia (participativa) de projeto
1.1. Planeamento e projeto
1.2. A construção de projetos de intervenção em desenvolvimento comunitário: principais etapas:
1.2.1. O Diagnóstico:
O ponto 1 do programa cumpre o objetivo de capacitar os estudantes para a construção de um projeto de intervenção comunitária nas suas diferentes fases, designadamente a etapa de elaboração de um diagnóstico, definição de objetivos, planificação de ações e avaliação das mesmas.
O ponto 2 do programa contribui para ampliar os conhecimentos teórico práticos dos alunos em matéria de participação e organização de comunidades em torno de projetos de desenvolvimento.
Mirian Veras Baptista;Planejamento Social Intencionalidades e Instrumentação, Veras Editora, 2007 |
Glória Pérez Serrano;Elaboração de Projetos Sociais: casos práticos, Porto Editora, 2008. ISBN: 54-277-1041-0 |
Guia Prático da Economia Socia, 2020. ISBN: 978.972.9424-56-4 |
Cristina Parente;Empreendedorismo Social em Portugal, Universidade do Porto, 2014 |
Rogério Roth;Fontes de Financiamento e Fomentadores de Projetos Educacionais, 2019 |
A metodologia de ensino centrar-se-á na construção dialógica de conhecimento a partir dos conteúdos programáticos (aulas TP) e no desenvolvimento de dinâmicas de grupo e trabalhos em pequenos grupos, onde o objetivo é exercitar e aplicar os conhecimentos apreendidos nas aulas teórico-práticas (aulas tutoriais). Procurar-se-á, igualmente, mobilizar os alunos em torno de construir junto a quatro frentes de trabalho: Trabalhadoras do Sexo: travestis e transexuais; Mulheres vítima de violência doméstica; Jovens da Comunidade Cigana e População Sem Abrigo, um projeto de desenvolvimento comunitário em entidades que fazem o atendimento e acompanhamento destas populações.
Avaliação distribuída com exame final
A proposta deste semestre para avaliação será a construção de um projeto de intervenção com foco no desenvolvimento de comunidade
1. Avaliação distribuída (Artigo 11º do Regulamento de Avaliação de Conhecimentos):
Realização de um Projeto de Intervenção Comunitária. O trabalho pode ser individual ou em grupo (máximo quatro elementos). (18 valores). Mais 2 valores de participação.
2. Exame Final (Artigo 12º do Regulamento de Avaliação de Conhecimentos) que consistirá na realização de um exame escrito individual.
Os trabalhos deverão ser entregues em dois produtos a partir dos debates em sala de aula e do acompanhamento da construção do Projeto de Intervenção.
A metodologia de ensino é coerente com os objetivos de aprendizagem desta UC na medida em que assenta não apenas numa abordagem expositiva a temas como a metodologia de projeto e os modelos de participação, mas também na aplicação desses mesmos conhecimentos na realização de um projeto de intervenção e sua apresentação oral em turma (modelo de avaliação da disciplina).