Código: | SS1910242 | Sigla: | DC2 | |
Áreas Científicas: | SERVIÇO SOCIAL |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
---|---|---|---|---|---|---|
LSS1 | 44 | Despacho 11629/2007, de 12 de Junho | 3º | 3 ECTS |
Teórico-Práticas: | 28,00 |
Orientação Tutorial: | 14,00 |
Inquéritos: | 0,00 |
Docência - Horas
|
Capacitar os estudantes para:
1. A metodologia (participativa) de projeto
1.1. Planeamento e projeto
1.2. A construção de projetos de intervenção em desenvolvimento comunitário: principais etapas:
1.2.1. O Diagnóstico:
O ponto 1 do programa cumpre o objetivo de capacitar os estudantes para a construção de um projeto de intervenção comunitária nas suas diferentes fases, designadamente a etapa de elaboração de um diagnóstico, definição de objetivos, planificação de ações e avaliação das mesmas.
O ponto 2 do programa contribui para ampliar os conhecimentos teórico práticos dos alunos em matéria de participação e organização de comunidades em torno de projetos de desenvolvimento.
Glória Pérez Serrano;Elaboração de Projetos Sociais: casos práticos, Porto Editora, 2008. ISBN: 54-277-1041-0 |
Mirian Veras Baptista;Planejamento Social Intencionalidades e Instrumentação, Veras Editora, 2007 |
Guia Prático da Economia Socia, 2020. ISBN: 978.972.9424-56-4 |
Cristina Parente;Empreendedorismo Social em Portugal, Universidade do Porto, 2014 |
Rogério Roth;Fontes de Financiamento e Fomentadores de Projetos Educacionais, 2019 |
A metodologia de ensino centrar-se-á na construção dialógica de conhecimento a partir dos conteúdos programáticos (aulas TP) e no desenvolvimento de dinâmicas de grupo e trabalhos em pequenos grupos, onde o objetivo é exercitar e aplicar os conhecimentos apreendidos nas aulas teórico-práticas (aulas tutoriais).
Avaliação distribuída com exame final
1. Avaliação distribuída (Artigo 11º do Regulamento de Avaliação de Conhecimentos):
Dois testes a serem realizados ao longo do semestre sento um no mês de abril e outro na data do exame final.
2. Exame Final (Artigo 12º do Regulamento de Avaliação de Conhecimentos) que consistirá na realização de um exame escrito individual.
A metodologia de ensino é coerente com os objetivos de aprendizagem desta UC na medida em que assenta não apenas numa abordagem expositiva a temas como a metodologia que dialogue com os campos de estágio com objetivo de correlacionar elementos da relação teoria e prática.