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Desenvolvimento Comunitário 2


Código: SS1910242    Sigla: DC2
Áreas Científicas: SERVIÇO SOCIAL

Ocorrência: 2022/23 - 2S

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos Horas Contacto Horas Totais
LSS1 44 Despacho 11629/2007, de 12 de Junho 3 ECTS

Horas Efetivamente Lecionadas

3TURMAU

Teórico-Práticas: 28,00
Orientação Tutorial: 14,00
Inquéritos: 0,00

Docência - Horas

Teórico-Práticas: 2,00
Orientação Tutorial: 1,00
Inquéritos: 0,00

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 1 2,00
Marcelo Gallo   2,00
Orientação Tutorial Totais 1 1,00
Berta Pereira Granja   1,00

Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem

Capacitar os estudantes para:

  • identificar e utilizar os conceitos teóricos aprendidos no 1º semestre num espaço comunitário;
  • diagnosticar situações-problemas e definir estratégias de intervenção social em contexto comunitário;
  • construir projetos de intervenção comunitária, nas suas diferentes fases;
  • aplicar a intervenção comunitária a várias situações.

Programa

1. A metodologia (participativa) de projeto
1.1. Planeamento e projeto
1.2. A construção de projetos de intervenção em desenvolvimento comunitário: principais etapas:
1.2.1. O Diagnóstico:

  • Objetivos e funções
  • Metodologias a utilizar
  • Definição de prioridades de intervenção
1.2.2. O Plano de ação:
  • Definição dos objetivos
  • Estratégias de intervenção
1.2.3. A Avaliação
  • Funções da avaliação
  • A avaliação participativa
  • Os modelos de avaliação
  • Os critérios da avaliação
  • Os resultados

2. Mobilização e organização da comunidade: participação, empowerment, advocacy, parcerias e redes locais
2.1 A participação como princípio basilar do desenvolvimento comunitário
2.1.1. Modelos de participação
2.1.2. Condições para a participação
2.1.3. Contexto da participação: fatores que facilitam ou dificultam a participação
2.1.4. Potencialidades e riscos da participação
2.2. Empowerment e advocacy
2.3. Parcerias e redes locais: o trabalho em rede e a mobilização de recursos
2.3.1. Modelos de parceria
2.3.2. Potencialidades e riscos das parcerias

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos da UC

O ponto 1 do programa cumpre o objetivo de capacitar os estudantes para a construção de um projeto de intervenção comunitária nas suas diferentes fases, designadamente a etapa de elaboração de um diagnóstico, definição de objetivos, planificação de ações e avaliação das mesmas. 

O ponto 2 do programa contribui para ampliar os conhecimentos teórico práticos dos alunos em matéria de participação e organização de comunidades em torno de projetos de desenvolvimento.

Bibliografia Principal

Glória Pérez Serrano;Elaboração de Projetos Sociais: casos práticos, Porto Editora, 2008. ISBN: 54-277-1041-0
Mirian Veras Baptista;Planejamento Social Intencionalidades e Instrumentação, Veras Editora, 2007
Guia Prático da Economia Socia, 2020. ISBN: 978.972.9424-56-4
Cristina Parente;Empreendedorismo Social em Portugal, Universidade do Porto, 2014
Rogério Roth;Fontes de Financiamento e Fomentadores de Projetos Educacionais, 2019

Métodos de Ensino

A metodologia de ensino centrar-se-á na construção dialógica de conhecimento a partir dos conteúdos programáticos (aulas TP) e no desenvolvimento de dinâmicas de grupo e trabalhos em pequenos grupos, onde o objetivo é exercitar e aplicar os conhecimentos apreendidos nas aulas teórico-práticas (aulas tutoriais). 


Modo de Avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Avaliação Contínua


Avaliação Final

1. Avaliação distribuída (Artigo 11º do Regulamento de Avaliação de Conhecimentos):

Dois testes a serem realizados ao longo do semestre sento um no mês de abril e outro na data do exame final.
 

2. Exame Final (Artigo 12º do Regulamento de Avaliação de Conhecimentos) que consistirá na realização de um exame escrito individual. 

Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

A metodologia de ensino é coerente com os objetivos de aprendizagem desta UC na medida em que assenta não apenas numa abordagem expositiva a temas como a metodologia que dialogue com os campos de estágio com objetivo de correlacionar elementos da relação teoria e prática.