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Seminário de Estudos e Práticas de Serviço Social 6


Código: SS1910243    Sigla: SEPSS6
Áreas Científicas: SERVIÇO SOCIAL

Ocorrência: 2021/22 - 2S

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos Horas Contacto Horas Totais
LSS1 53 Despacho 11629/2007, de 12 de Junho 6,5 ECTS

Horas Efetivamente Lecionadas

3TURMAP3

Trabalho de Campo: 0,00
Seminário: 34,00
Orientação Tutorial: 32,00
Inquéritos: 0,00

3TURMAP4

Trabalho de Campo: 0,00
Seminário: 0,00
Orientação Tutorial: 0,00
Inquéritos: 0,00

3TURMAP2

Trabalho de Campo: 0,00
Seminário: 30,00
Orientação Tutorial: 30,00
Inquéritos: 0,00

3TURMAP1

Trabalho de Campo: 0,00
Seminário: 30,00
Orientação Tutorial: 30,00
Inquéritos: 0,00

Docência - Horas

Trabalho de Campo: 6,00
Seminário: 2,00
Orientação Tutorial: 2,00
Inquéritos: 0,00

Tipo Docente Turmas Horas
Trabalho de Campo Totais 1 6,00
Joana Madalena Tavares Martins Guedes   0,00
Maria Luisa Macedo da Costa Pinto   0,00
Madalena Sofia Alves de Oliveira   0,00
Maria de Fátima dos Santos Ferreira Pinto   0,00
Seminário Totais 4 8,00
Joana Madalena Tavares Martins Guedes   2,00
Maria Luisa Macedo da Costa Pinto   2,00
Madalena Sofia Alves de Oliveira   2,00
Maria de Fátima dos Santos Ferreira Pinto   2,00
Orientação Tutorial Totais 4 8,00
Joana Madalena Tavares Martins Guedes   2,00
Maria Luisa Macedo da Costa Pinto   2,00
Madalena Sofia Alves de Oliveira   2,00
Maria de Fátima dos Santos Ferreira Pinto   2,00

Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem


Objetivos de aprendizagem
OA1.Deter conhecimentos teóricos sobre o fenómeno em estudo;
OA2.Deter conhecimentos teóricos sobre metodologias de intervenção em ordem à produção de mudança de condições de vida de indivíduos, famílias e contextos comunitários
OA3. Adquirir conhecimentos teóricos sobre modos de vida familiares;
OA4. Adquirir e mobilizar conhecimentos sobre o modelo social de intervenção na área em estudo, destacando o potencial de intervenção transformadora do Assistente Social.
OA5. Adquirir conhecimentos sobre estruturas e práticas no âmbito  dos fenómenos em estudo

Competências
(i) Estar apto a refletir os conhecimentos teóricos e operacionalizar os conceitos relativos ao fenómeno em estudo;
(ii) Estar capacitado para o uso adequado dos instrumentos técnicos a mobilizar nas áreas alvo de conhecimento e de intervenção;
(iii) Estar capacitado para exercitar aptidões na resolução de problemas e tomadas de decisão, colaborar na resolução de conflitos, trabalhar em equipa, ser reflexivo e crítico; atento ao encorajamento de pares;
(iv)Ter domínio da escrita científica.

Programa

(i)Políticas, estruturas e domínios de intervenção no âmbito dos fenómenos em estudo
(ii) Fatores biopsicossociais que podem ter influência sobre a diversidade de situações que atingem indivíduos e famílias neste problema/fenómeno social
(iii) Teoria da aprendizagem social e modificação de comportamentos e atitudes;
(iv) Valores, atitudes e competências exigidos à prática profissional do Assistente Social.
(v) Explicitação da utilidade/sentido dos saberes que reflete na elaboração do Relatório relativamente à prática profissional: natureza da instituição, organigrama, conhecimento das regras de conduta institucional, processos comunicacionais entre profissionais no contexto institucional, procedimentos éticos na condução de entrevistas, a planificação do trabalho, a importância dos diagnósticos sociais e institucionais para a intervenção, a elaboração de instrumentos de observação e registo, a metodologia do trabalho em Rede, a mobilização de competências de inteligência emocional (reflexividade, resiliência, regulação emocional, motivação, entreajuda,¿) tanto no plano individual como no trabalho em equipa . 

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos da UC

Os conteúdos programáticos enunciados pretendem alcançar a totalidade dos objetivos prescritos para o Seminário de Estudo das Práticas de Serviço Social 6, do 3º ano

Bibliografia Principal

Albertella, L., Copeland, J., Pelley M.E. (2017). ;Cannabis use ir early adolescence is associated with higher negative schizotypy in females, The Journal of The European Psychiatry Association, Vol. (45), 235-241.
Goleman, D. (2015).; El cerebro y la inteligencia emocional: nuevos descubrimientos. B de Books.
Gonçalves, O. (1990). ;Terapia comportamental: Modelos teóricos e manuais terapêuticos. Porto: Edições jornal de psicologia.
Märtin, D., & Boeck, K. (2013). ;EQ. Inteligencia Emocional: Claves para triunfar en la vida. Edaf.
Mendonça, L. G. T., & Coelho, T. C. (2019). ; A INTENVENÇÃO EM TERAPIA COGNITIVO-COMPORTAMENTAL APLICADA EM DEPENDENTES QUÍMICOS. Caderno Científico UNIFAGOC de Graduação e Pós-Graduação, 3 (1).
Sacadura, M.J. & Almeida, H.N. (2018). ;Contributos e desafios das neurociências para o Serviço Social em Portugal, Atas do V Congresso Nacional de Serviço Social, APSS, 148-151
Woerner, C. B. (2015). ;Serviço Social e Saúde Mental: atuação do assistente social em comunidade terapêutica. Textos & Contextos, 14, pp. 174 - 185. doi:10.15448/1677-9509.2015.1.18155

Bibliografia Complementar

Oliveira, S., Monteiro, L., Freixo, T., & Venâncio, A. (2010). ;Interações medicamentosas entre a metadona e os anti- retrovirais. Revista Toxicodependências, 16 3), 59-66.
Paiva, M., & Lourenço, A. (2011). ;Rendimento académico: Influência do autoconceito e do ambiente de sala de aula. Psicologia: Teoria e Pesquisa, 27(4), 393-402.
Vaz Serra, A., et al., (1986): ;Auto-conceito e ansiedade social, Psiquiatria Clínica, 7 (2), pp. 103 a 108

Métodos de Ensino

·¿1Do ponto de vista pedagógico, no Seminário 6 de Reinserção Social de Consumidores de Substâncias, abandona-se um modelo tradicional, assente em aulas magistrais, e opta-se por um modelo integrativo que, fazendo do estudante o centro da aprendizagem, assegura o acesso aos conhecimentos através do recurso à teoria da aprendizagem social na perspectiva cognitivo comportamental. 

Nos Seminários de Estudo das Práticas de Serviço Social 6, relativos às outras Áreas/Fenómenos em estudo, os Métodos de Ensino serão em conformidade com a opção das docentes, no quadro da liberdade científico-pedagógica que o ISSSP preza e salvaguarda.



Modo de Avaliação

Avaliação apenas com exame final

Componentes de Avaliação e Ocupação registadas

Descrição Tipo Tempo (horas) Data de Conclusão
Participação presencial (estimativa)  Aulas  150
  Total: 150

Avaliação Contínua

 AvAvaliação - Modalidade de Avaliação Contínua


Hipótese A 
 1. Realização de um relatório final (40%) de reflexão teórico empírica que reflita o trabalho de terreno/estágio desenvolvido no decurso do semestre, em função do plano previamente negociado entre o ISSSP e as instituições acolhedoras;
2. Reflexão escrita sobre exercícios de simulação em aula, com apresentação escrita e oral, como por exemplo, histórias de vida imaginadas, diagnósticos psicossociais, entrevistas de relação de ajuda [30 % (20% + 10% Participação, em conformidade com RAC)];
3.Trabalho executado no terreno (20%);
4. Parecer Qualitativo dos Supervisores Locais ¿ (10%); Escalões: Suficiente , Bom, Muito Bom, Excelente ¿ Conversão no intervalo [0,5; 2].

Hipótese B
1. Realização de um relatório final (40%) de reflexão teórico empírica que reflita o trabalho de terreno/estágio desenvolvido no decurso do semestre, em função do plano previamente negociado entre o ISSSP e as instituições acolhedoras;
2. Registo do trabalho de campo (25%) ;
3. Trabalho executado no terreno (15%);
4. Participação - 10% (em conformidade com o RAC).
5. Parecer Qualitativo dos Supervisores Locais - (10%); Escalões: Suficiente , Bom, Muito Bom, Excelente - Conversão no intervalo [0,5; 2].

Avaliação Contínua em conformidade com Regulamento de Avaliação de Conhecimentos das Licenciaturas em Serviço Social e Gerontologia Social


Avaliação Final

A classificação final será o resultado da média ponderada das classificações obtidas em cada um dos parâmetros deavaliação previstos

Provas e Trabalhos Especiais

De acordo com Regulamento de Avaliação de Conhecimentos.

Melhoria de Classificação Final/Distribuída

Em conformidade com RAC referenciado

Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

O método de ensino está formulado segundo três tipos de aulas, onde se pretende assegurar:
1. A consolidação de conhecimentos teóricos, processuais e técnicos construídos ao longo da formação.
2. A aquisição de uma linguagem conceptual nova, construída a partir do pensado e sentido sobre o vivido, referenciando os diversos conceitos aos novos paradigmas estudados .
3. O Desenvolvimento de competências de Inteligência Emocional (reflexividade, inteligência inter e intrapessoal, empatia,¿auto-determinação, criatividade,¿).
4. A construção do olhar sobre si no Diálogo com os outros.
5. A interiorização de Valores Éticos e de Cidadania no reconhecimento do direito à divergência de opiniões, na vivência da entreajuda, na liberdade de escolha, na equidade de tratamento, na responsabilidade pela tarefa, etc,¿
6. A consciencialização da diversidade de factores biopsicossociais que podem explicar a desigualdade de interesses, motivações e rítmos de aprendizagem.
Em síntese :
(i) A tomada de consciência do realizado/vivido por escolha, fornece os meios para que o estudante autonomamente, mas de forma securizante, vá conquistando uma percepção de si, em planos como o da autoeficácia, da autoestima, das características pessoais que melhor o definem, do que mais valoriza do aprendido, desenvolvendo um autoconceito realista de si mesmo no plano académico.
(ii) Ao longo do processo de aprendizagem o estudante vai ganhando uma Consciência de Si indispensável à construção de uma Identidade sócio-profissional, através da aquisição/interiorização dos saberes e competências requeridos para o exercício da prática profissional neste campo de ação, sem recurso a ferramentas terapêuticas como o confronto, ou a partilha de sentimentos.