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Seminário de Estudos e Práticas de Serviço Social 6


Código: SS1910243    Sigla: SEPSS6
Áreas Científicas: SERVIÇO SOCIAL

Ocorrência: 2022/23 - 2S

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos Horas Contacto Horas Totais
LSS1 43 Despacho 11629/2007, de 12 de Junho 6,5 ECTS

Horas Efetivamente Lecionadas

3TURMAP3

Trabalho de Campo: 0,00
Seminário: 28,00
Orientação Tutorial: 28,00
Inquéritos: 0,00

3TURMAP4

Trabalho de Campo: 0,00
Seminário: 28,00
Orientação Tutorial: 28,00
Inquéritos: 0,00

3TURMAP2

Trabalho de Campo: 0,00
Seminário: 4,00
Orientação Tutorial: 4,00
Inquéritos: 0,00

3TURMAP1

Trabalho de Campo: 0,00
Seminário: 28,00
Orientação Tutorial: 28,00
Inquéritos: 0,00

Docência - Horas

Trabalho de Campo: 6,00
Seminário: 2,00
Orientação Tutorial: 2,00
Inquéritos: 0,00

Tipo Docente Turmas Horas
Trabalho de Campo Totais 1 6,00
Madalena Sofia Alves de Oliveira   0,00
Maria de Fátima dos Santos Ferreira Pinto   0,00
Paula Cristina Salgado Pereira Rodrigues Vieira   0,00
Sandra Raquel Pereira de Aguiar Ricardo Mendes   0,00
Seminário Totais 4 8,00
Madalena Sofia Alves de Oliveira   2,00
Maria de Fátima dos Santos Ferreira Pinto   2,00
Paula Cristina Salgado Pereira Rodrigues Vieira   2,00
Sandra Raquel Pereira de Aguiar Ricardo Mendes   2,00
Orientação Tutorial Totais 4 8,00
Madalena Sofia Alves de Oliveira   2,00
Maria de Fátima dos Santos Ferreira Pinto   2,00
Paula Cristina Salgado Pereira Rodrigues Vieira   2,00
Sandra Raquel Pereira de Aguiar Ricardo Mendes   2,00

Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem


Objetivos de aprendizagem
OA1.Deter conhecimentos teóricos sobre o fenómeno em estudo;
OA2.Deter conhecimentos teóricos sobre metodologias de intervenção em ordem à produção de mudança de condições de vida de indivíduos, famílias e contextos comunitários
OA3. Adquirir conhecimentos teóricos sobre modos de vida familiares;
OA4. Adquirir e mobilizar conhecimentos sobre o modelo social de intervenção na área em estudo, destacando o potencial de intervenção transformadora do Assistente Social.
OA5. Adquirir conhecimentos sobre estruturas e práticas no âmbito  dos fenómenos em estudo

Competências
(i) Estar apto a refletir os conhecimentos teóricos e operacionalizar os conceitos relativos ao fenómeno em estudo;
(ii) Estar capacitado para o uso adequado dos instrumentos técnicos a mobilizar nas áreas alvo de conhecimento e de intervenção;
(iii) Estar capacitado para exercitar aptidões na resolução de problemas e tomadas de decisão, colaborar na resolução de conflitos, trabalhar em equipa, ser reflexivo e crítico; atento ao encorajamento de pares;
(iv)Ter domínio da escrita científica.

Programa

(i)Políticas, estruturas e domínios de intervenção no âmbito dos fenómenos em estudo
(ii) Fatores biopsicossociais que podem ter influência sobre a diversidade de situações que atingem indivíduos e famílias neste problema/fenómeno social
(iii) Teoria da aprendizagem social e modificação de comportamentos e atitudes;
(iv) Valores, atitudes e competências exigidos à prática profissional do Assistente Social.
(v) Explicitação da utilidade/sentido dos saberes que reflete na elaboração do Relatório relativamente à prática profissional: natureza da instituição, organigrama, conhecimento das regras de conduta institucional, processos comunicacionais entre profissionais no contexto institucional, procedimentos éticos na condução de entrevistas, a planificação do trabalho, a importância dos diagnósticos sociais e institucionais para a intervenção, a elaboração de instrumentos de observação e registo, a metodologia do trabalho em Rede, a mobilização de competências de inteligência emocional (reflexividade, resiliência, regulação emocional, motivação, entreajuda,¿) tanto no plano individual como no trabalho em equipa . 

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos da UC

Os conteúdos programáticos enunciados pretendem alcançar a totalidade dos objetivos prescritos para o Seminário de Estudo das Práticas de Serviço Social 6, do 3º ano

Bibliografia Principal

Albertella, L., Copeland, J., Pelley M.E. (2017). ;Cannabis use ir early adolescence is associated with higher negative schizotypy in females, The Journal of The European Psychiatry Association, Vol. (45), 235-241.
Goleman, D. (2015).; El cerebro y la inteligencia emocional: nuevos descubrimientos. B de Books.
Gonçalves, O. (1990). ;Terapia comportamental: Modelos teóricos e manuais terapêuticos. Porto: Edições jornal de psicologia.
Märtin, D., & Boeck, K. (2013). ;EQ. Inteligencia Emocional: Claves para triunfar en la vida. Edaf.
Mendonça, L. G. T., & Coelho, T. C. (2019). ; A INTENVENÇÃO EM TERAPIA COGNITIVO-COMPORTAMENTAL APLICADA EM DEPENDENTES QUÍMICOS. Caderno Científico UNIFAGOC de Graduação e Pós-Graduação, 3 (1).
Sacadura, M.J. & Almeida, H.N. (2018). ;Contributos e desafios das neurociências para o Serviço Social em Portugal, Atas do V Congresso Nacional de Serviço Social, APSS, 148-151
Woerner, C. B. (2015). ;Serviço Social e Saúde Mental: atuação do assistente social em comunidade terapêutica. Textos & Contextos, 14, pp. 174 - 185. doi:10.15448/1677-9509.2015.1.18155

Bibliografia Complementar

Oliveira, S., Monteiro, L., Freixo, T., & Venâncio, A. (2010). ;Interações medicamentosas entre a metadona e os anti- retrovirais. Revista Toxicodependências, 16 3), 59-66.
Paiva, M., & Lourenço, A. (2011). ;Rendimento académico: Influência do autoconceito e do ambiente de sala de aula. Psicologia: Teoria e Pesquisa, 27(4), 393-402.
Vaz Serra, A., et al., (1986): ;Auto-conceito e ansiedade social, Psiquiatria Clínica, 7 (2), pp. 103 a 108

Métodos de Ensino

·¿1Do ponto de vista pedagógico, no Seminário 6 de Reinserção Social de Consumidores de Substâncias, abandona-se um modelo tradicional, assente em aulas magistrais, e opta-se por um modelo integrativo que, fazendo do estudante o centro da aprendizagem, assegura o acesso aos conhecimentos através do recurso à teoria da aprendizagem social na perspectiva cognitivo comportamental. 

Nos Seminários de Estudo das Práticas de Serviço Social 6, relativos às outras Áreas/Fenómenos em estudo, os Métodos de Ensino serão em conformidade com a opção das docentes, no quadro da liberdade científico-pedagógica que o ISSSP preza e salvaguarda.



Modo de Avaliação

Avaliação apenas com exame final

Avaliação Contínua

 AvAvaliação - Modalidade de Avaliação Contínua


Hipótese A 
 1. Realização de um relatório final (40%) de reflexão teórico empírica que reflita o trabalho de terreno/estágio desenvolvido no decurso do semestre, em função do plano previamente negociado entre o ISSSP e as instituições acolhedoras;
2. Reflexão escrita sobre exercícios de simulação em aula, com apresentação escrita e oral, como por exemplo, histórias de vida imaginadas, diagnósticos psicossociais, entrevistas de relação de ajuda [30 % (20% + 10% Participação, em conformidade com RAC)];
3.Trabalho executado no terreno (20%);
4. Parecer Qualitativo dos Supervisores Locais ¿ (10%); Escalões: Suficiente , Bom, Muito Bom, Excelente ¿ Conversão no intervalo [0,5; 2].

Hipótese B
1. Realização de um relatório final (40%) de reflexão teórico empírica que reflita o trabalho de terreno/estágio desenvolvido no decurso do semestre, em função do plano previamente negociado entre o ISSSP e as instituições acolhedoras;
2. Registo do trabalho de campo (25%) ;
3. Trabalho executado no terreno (15%);
4. Participação - 10% (em conformidade com o RAC).
5. Parecer Qualitativo dos Supervisores Locais - (10%); Escalões: Suficiente , Bom, Muito Bom, Excelente - Conversão no intervalo [0,5; 2].

Avaliação Contínua em conformidade com Regulamento de Avaliação de Conhecimentos das Licenciaturas em Serviço Social e Gerontologia Social


Avaliação Final

A classificação final será o resultado da média ponderada das classificações obtidas em cada um dos parâmetros deavaliação previstos

Provas e Trabalhos Especiais

De acordo com Regulamento de Avaliação de Conhecimentos.

Melhoria de Classificação Final/Distribuída

Em conformidade com RAC referenciado

Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

O método de ensino está formulado segundo três tipos de aulas, onde se pretende assegurar:
1. A consolidação de conhecimentos teóricos, processuais e técnicos construídos ao longo da formação.
2. A aquisição de uma linguagem conceptual nova, construída a partir do pensado e sentido sobre o vivido, referenciando os diversos conceitos aos novos paradigmas estudados .
3. O Desenvolvimento de competências de Inteligência Emocional (reflexividade, inteligência inter e intrapessoal, empatia,¿auto-determinação, criatividade,¿).
4. A construção do olhar sobre si no Diálogo com os outros.
5. A interiorização de Valores Éticos e de Cidadania no reconhecimento do direito à divergência de opiniões, na vivência da entreajuda, na liberdade de escolha, na equidade de tratamento, na responsabilidade pela tarefa, etc,¿
6. A consciencialização da diversidade de factores biopsicossociais que podem explicar a desigualdade de interesses, motivações e rítmos de aprendizagem.
Em síntese :
(i) A tomada de consciência do realizado/vivido por escolha, fornece os meios para que o estudante autonomamente, mas de forma securizante, vá conquistando uma percepção de si, em planos como o da autoeficácia, da autoestima, das características pessoais que melhor o definem, do que mais valoriza do aprendido, desenvolvendo um autoconceito realista de si mesmo no plano académico.
(ii) Ao longo do processo de aprendizagem o estudante vai ganhando uma Consciência de Si indispensável à construção de uma Identidade sócio-profissional, através da aquisição/interiorização dos saberes e competências requeridos para o exercício da prática profissional neste campo de ação, sem recurso a ferramentas terapêuticas como o confronto, ou a partilha de sentimentos.