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Estágio


Código: SS1910245    Sigla: E
Áreas Científicas: SERVIÇO SOCIAL

Ocorrência: 2021/22 - 1S

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos Horas Contacto Horas Totais
LSS1 38 Despacho 11629/2007, de 12 de Junho 17 ECTS

Horas Efetivamente Lecionadas

4TURMAP3

Trabalho de Campo: 0,00
Orientação Tutorial: 30,00
Inquéritos: 0,00

4TURMAP1

Trabalho de Campo: 0,00
Orientação Tutorial: 30,00
Inquéritos: 0,00

4TURMAP2

Trabalho de Campo: 0,00
Orientação Tutorial: 30,00
Inquéritos: 0,00

Docência - Horas

Trabalho de Campo: 20,00
Orientação Tutorial: 2,00
Inquéritos: 0,00

Tipo Docente Turmas Horas
Trabalho de Campo Totais 3 60,00
Maria Luisa Macedo da Costa Pinto   0,00
Maria de Fátima dos Santos Ferreira Pinto   0,00
Maria Sidalina Pinho de Almeida   0,00
Orientação Tutorial Totais 3 6,00
Maria Luisa Macedo da Costa Pinto   2,00
Maria de Fátima dos Santos Ferreira Pinto   2,00
Maria Sidalina Pinho de Almeida   2,00

Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem

Objetivo de Aprendizagem

OA1.Conceber e executar um projeto de estudo e intervenção social


Competências


1.De conceção e desenho de projetos
2.Na operacionalização dos saberes fazer
3.Relativas à atitude profissional
4. No âmbito do trabalho em equipa 

Programa


CP1. Enquadrar teoricamente o fenómeno em estudo e o modelo de intervenção 
1.1 Apresentar a abordagem teórica do fenómeno/problema objeto de estudo e intervenção
1.2 Identificar o campo de ação em que se desenvolve a intervenção do Assistente Social e explicitar os fundamentos, procedimentos e instrumentos mobilizados na intervenção
CP2. Desenhar projeto
2.1 Identificar mudanças que pretende produzir a nível individual, familiar e institucional)
2.2 Definir objetivos de mudança a atingir
2.3 Identificar recursos a mobilizar
2.4 Selecionar saberes necessários à ação
CP3. Executar projeto de intervenção

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos da UC

Os tópicos enunciados em CP1, CP2 e CP3 pretendem que os estudantes atinjam OA1.

Métodos de Ensino

As unidades curriculares de Seminário de Investigação em Serviço Social e Estágio Profissionalizante estão organizadas em aulas com componente teórica e componente tutorial. As metodologias de ensino utilizadas terão um cariz mais expositivo (ME1) na abordagem de CP1. Para preparar os tópicos em CP2 e CP3 recorrer-se-á a metodologias que apelam a uma participação ativa dos estudantes (ME2), uma vez que os itens em CP2 serão abordados em estreita articulação com o trabalho a desenvolver no âmbito da unidade curricular de estágio profissionalizante e CP3 constitui o a operacionalização do trabalho no terreno.


Modo de Avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação e Ocupação registadas

Descrição Tipo Tempo (horas) Data de Conclusão
Participação presencial (estimativa)  Aulas  308
  Total: 308

Avaliação Contínua

Modalidade de Avaliação Contínua

A UC Estágio será avaliada com 50% para o trabalho produzido sobre os tópicos de CP2 (2.1, 2.2, 2.3,2.4)- preparação do plano de estágio,...conceção do projeto,  e 50% para CP3 - competências requeridas na implementação do projeto (desempenho relacional, elaboração de instrumentos de recolha e registo de informação, dinâmicas de grupo, relação de ajuda,....). 

Avaliação Final

Em conformidade com Regulamento de Avaliação de Conhecimentos

A classificação obtida no decurso do semestre fará média aritmética com a classificação obtida na Defesa do Relatório

Provas e Trabalhos Especiais

Em conformidade com Regulamento de Avaliação de Conhecimentos




Avaliação Especial (TE, DA, ...)

Em conformidade com Regulamento de Avaliação de Conhecimentos

Melhoria de Classificação Final/Distribuída

Em conformidade com Regulamento de Avaliação de Conhecimentos

Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

A ME1, é de natureza mais expositiva e está orientada para que os estudantes atinjam OA1. A ME2 procura garantir o treino e desempenho dos estudantes em competências de planeamento da ação prática de intervenção Esta metodologia permitirá aos estudantes atingir OA1 e OA2. A ME2 visa ainda promover a exercitação de saberes fazer e atitudes do Assistente Social na intervenção.