Código: | SS1910246 | Sigla: | ED | |
Áreas Científicas: | SERVIÇO SOCIAL |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
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LSS1 | 38 | Despacho 11629/2007, de 12 de Junho | 4º | 4 ECTS |
Teóricas: | 30,00 |
Inquéritos: | 0,00 |
Docência - Horas
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Objetivos de Aprendizagem
OA1. Deter conhecimentos sobre a Ética enquanto campo de conhecimento que orienta a reflexão sobre a conduta humana.
OA2. Conhecer Valores e Princípios que regulam a atividade prática do Assistente Social.
OA3. Adquirir conhecimentos sobre teorias éticas, problemas e dilemas éticos e deontológicos relacionados com a investigação e intervenção nas Ciências Sociais e no Serviço Social.
Competências
¿ Estar apto a refletir os conhecimentos teóricos e operacionalizar os conceitos relativos aos temas em estudo;
¿ Estar capacitado para refletir tomar decisões sobre dilemas éticos que se colocam no exercício da atividade profissional;
¿ Ter domínio da escrita científica.
CP1. Questões introdutórias: Diferenciação conceptual entre Ética, Moral e Deontologia
1.1 Ética e racionalidade da ação humana: porque atuo deste modo
1.2 Moral e regulamentação da ação: como devo atuar
1.3 Deontologia - ética profissional normativa: como devo atuar enquanto profissional
CP2. Ética e Serviço Social
2.1 Serviço Social, problemas e desafios na contemporaneidade
2.2 Ética e Virtudes
2.3 Código Deontológico
CP3. Desafios éticos na investigação e na intervenção dos Assistentes Sociais
3.1 Teorias Éticas
3.2 Dilemas éticos e tomadas de decisão
3.3 Problemas éticos relacionados com a pesquisa em ciências sociais.
Os tópicos enunciados em CP1 (1.1, 1.2 e 1.3) visam atingir OA1. Os tópicos apresentados em CP2 e CP3 estão orientados para que os estudantes possam atingir, respetivamente, OA2 e OA3.
Associação de Profissionais de Serviço Social (APSS), (2018). ;Código Deontológico dos Assistentes Sociais. |
Banks, S., Cai, T., De Jonge, E., Shears, J., Shum, M., Sobo¿an, A. M., ... & Weinberg, M. (2020). ;Practising ethically during COVID-19: Social work challenges and responses. International Social Work, 63(5), 569-583. |
Banks, S., & Nohr, K. (2008). ;Ética prática para as profissões do trabalho social. Porto: Porto Editora. |
Bermejo, F.J. (2002). ;Ética del trabajo social. Bilbao: Desclée de Brouwer. |
Carvalho , M. I., Teles, H., & García, A. P. (2021). ;Reflexões sobre a confidencialidade como ética na prática profissional dos assistentes sociais. Revista Temas Sociais , (1), 49-66. |
Carvalho, M.I. (2016); ;Ética aplicada ao serviço social. Dilemas e práticas profissionais., Lisboa: PACTOR |
International Federation of Social Workers (IFSW). (2014). ;Global definition of social work. International Federation of Social Work. |
International Federation of Social Workers (2018). ;Declaração de Princípios Éticos de Trabalho Social. |
Izquierdo, A. B. (2009). ;Dilemas éticos en trabajo social: el modelo de la ley social. Portularia: Revista de Trabajo Social, (9), 123-131. |
Neves, M. D. C. P. (2016). ;Ética: dos fundamentos às práticas. Coord. Edições Almedina, 1. |
Reamer, F., & Reamer, F. G. (2018). ;Social work values and ethics. Columbia University Press. |
A UC é de natureza teórico-prática. As metodologias de ensino utilizadas terão um cariz mais expositivo (ME1) na abordagem dos CP1, CP2 (2.1 e 2.2) e CP3 (3.1 e 3.3). Admite-se vir a recorrer a metodologias que apelem a uma participação ativa dos estudantes (ME2), designadamente nos CP2 (2.2 e 2.3) e CP3 (3.2) que serão abordados em estreita articulação com as experiências de terreno dos estudantes. Está previsto o recurso a metodologias orientadas para o treino de competências de reflexão, debate e argumentação (ME3), considerando o acesso dos estudantes a Aulas Abertas que contem com a presença de convidados.
Avaliação distribuída com exame final
Descrição | Tipo | Tempo (horas) | Data de Conclusão |
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Participação presencial (estimativa) | Aulas | 28 | |
Total: | 28 |
Modalidade de Avaliação Distribuída.
A avaliação far-se-á ao longo do semestre, sendo constituída por dois instrumentos avaliativos e participação em aula: (i) realização de um teste (40%); (ii) realização de um trabalho, individual e/ou de grupo, sobre um tópico do conteúdo programático. Sempre que possível, o trabalho deverá integrar a análise de um ou mais casos de dilemas éticos e/ou de valores de ética profissional vividos no estágio (50%); (iii) participação (10%).
Ou
Exame final (100%)
De acordo com Regulamento de Avaliação de Conhecimentos
De acordo com Regulamento de Avaliação de Conhecimentos.
De acordo com Regulamento de Avaliação de Conhecimentos.
A ME1 é de natureza mais expositiva e permitirá aos estudantes atingir os OA1 e OA2. Tendo por referência mudanças económicas, políticas, sociais e culturais que envolveram a crise do Estado-Providência, a reformulação das políticas sociais e o impacto nos modos de agir profissionais, assim como o desenvolvimento do pensamento científico e suas influências na orientação do Serviço Social, prevê-se que esta metodologia permita atingir OA2 no quadro da noção de Ética Aplicada ao Serviço Social. ME2 e ME3 visam ainda estimular os estudantes para a participação em sala de aula.