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Ética e Deontologia


Código: SS1910246    Sigla: ED
Áreas Científicas: SERVIÇO SOCIAL

Ocorrência: 2021/22 - 1S

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos Horas Contacto Horas Totais
LSS1 38 Despacho 11629/2007, de 12 de Junho 4 ECTS

Horas Efetivamente Lecionadas

4TURMAU

Teóricas: 30,00
Inquéritos: 0,00

Docência - Horas

Teóricas: 2,00
Inquéritos: 0,00

Tipo Docente Turmas Horas
Teóricas Totais 1 2,00
Maria Luisa Macedo da Costa Pinto   2,00

Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem

Objetivos de Aprendizagem

OA1. Deter conhecimentos sobre a Ética enquanto campo de conhecimento que orienta a reflexão sobre a conduta humana.
OA2. Conhecer Valores e Princípios que regulam a atividade prática do Assistente Social.
OA3. Adquirir conhecimentos sobre teorias éticas, problemas e dilemas éticos e deontológicos relacionados com a investigação e intervenção nas Ciências Sociais e no Serviço Social.

Competências
¿ Estar apto a refletir os conhecimentos teóricos e operacionalizar os conceitos relativos aos temas em estudo;
¿ Estar capacitado para refletir tomar decisões sobre dilemas éticos que se colocam no exercício da atividade profissional;
¿ Ter domínio da escrita científica.


Programa

CP1. Questões introdutórias: Diferenciação conceptual entre Ética, Moral e Deontologia
1.1 Ética e racionalidade da ação humana: porque atuo deste modo
1.2 Moral e regulamentação da ação: como devo atuar
1.3 Deontologia - ética profissional normativa: como devo atuar enquanto profissional
CP2. Ética e Serviço Social
2.1 Serviço Social, problemas e desafios na contemporaneidade
2.2 Ética e Virtudes
2.3 Código Deontológico
CP3. Desafios éticos na investigação e na intervenção dos Assistentes Sociais
3.1 Teorias Éticas
3.2 Dilemas éticos e tomadas de decisão
3.3 Problemas éticos relacionados com a pesquisa em ciências sociais.

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos da UC

Os tópicos enunciados em CP1 (1.1, 1.2 e 1.3) visam atingir OA1. Os tópicos apresentados em CP2 e CP3 estão orientados para que os estudantes possam atingir, respetivamente, OA2 e OA3. 

Bibliografia Principal

Associação de Profissionais de Serviço Social (APSS), (2018). ;Código Deontológico dos Assistentes Sociais.
Banks, S., Cai, T., De Jonge, E., Shears, J., Shum, M., Sobo¿an, A. M., ... & Weinberg, M. (2020). ;Practising ethically during COVID-19: Social work challenges and responses. International Social Work, 63(5), 569-583.
Banks, S., & Nohr, K. (2008). ;Ética prática para as profissões do trabalho social. Porto: Porto Editora.
Bermejo, F.J. (2002). ;Ética del trabajo social. Bilbao: Desclée de Brouwer.
Carvalho , M. I., Teles, H., & García, A. P. (2021). ;Reflexões sobre a confidencialidade como ética na prática profissional dos assistentes sociais. Revista Temas Sociais , (1), 49-66.
Carvalho, M.I. (2016); ;Ética aplicada ao serviço social. Dilemas e práticas profissionais., Lisboa: PACTOR
International Federation of Social Workers (IFSW). (2014). ;Global definition of social work. International Federation of Social Work.
International Federation of Social Workers (2018). ;Declaração de Princípios Éticos de Trabalho Social.
Izquierdo, A. B. (2009). ;Dilemas éticos en trabajo social: el modelo de la ley social. Portularia: Revista de Trabajo Social, (9), 123-131.
Neves, M. D. C. P. (2016). ;Ética: dos fundamentos às práticas. Coord. Edições Almedina, 1.
Reamer, F., & Reamer, F. G. (2018). ;Social work values and ethics. Columbia University Press.

Métodos de Ensino

A UC é de natureza teórico-prática. As metodologias de ensino utilizadas terão um cariz mais expositivo (ME1) na abordagem dos CP1, CP2 (2.1 e 2.2) e CP3 (3.1 e 3.3). Admite-se vir a recorrer a metodologias que apelem a uma participação ativa dos estudantes (ME2), designadamente nos CP2 (2.2 e 2.3) e CP3 (3.2) que serão abordados em estreita articulação com as experiências de terreno dos estudantes. Está previsto o recurso a metodologias orientadas para o treino de competências de reflexão, debate e argumentação (ME3), considerando o acesso dos estudantes a Aulas Abertas que contem com a presença de convidados.



Modo de Avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação e Ocupação registadas

Descrição Tipo Tempo (horas) Data de Conclusão
Participação presencial (estimativa)  Aulas  28
  Total: 28

Avaliação Contínua

Modalidade de Avaliação Distribuída.
A avaliação far-se-á ao longo do semestre, sendo constituída por dois instrumentos avaliativos e participação em aula: (i) realização de um teste (40%); (ii) realização de um trabalho, individual e/ou de grupo, sobre um tópico do conteúdo programático. Sempre que possível, o trabalho deverá integrar a análise de um ou mais casos de dilemas éticos e/ou de valores de ética profissional vividos no estágio (50%); (iii) participação (10%).

Ou

Exame final (100%)

Provas e Trabalhos Especiais

De acordo com Regulamento de Avaliação de Conhecimentos

Avaliação Especial (TE, DA, ...)

De acordo com Regulamento de Avaliação de Conhecimentos.

Melhoria de Classificação Final/Distribuída

De acordo com Regulamento de Avaliação de Conhecimentos.

Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

A ME1 é de natureza mais expositiva e permitirá aos estudantes atingir os OA1 e OA2. Tendo por referência mudanças económicas, políticas, sociais e culturais que envolveram a crise do Estado-Providência, a reformulação das políticas sociais e o impacto nos modos de agir profissionais, assim como o desenvolvimento do pensamento científico e suas influências na orientação do Serviço Social, prevê-se que esta metodologia permita atingir OA2 no quadro da noção de Ética Aplicada ao Serviço Social. ME2 e ME3 visam ainda estimular os estudantes para a participação em sala de aula.