Código: | SS1910247 | Sigla: | SISS | |
Áreas Científicas: | SERVIÇO SOCIAL |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
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LSS1 | 45 | Despacho 11629/2007, de 12 de Junho | 4º | 9 ECTS |
Teóricas: | 28,00 |
Teóricas: | 28,00 |
Teóricas: | 28,00 |
Docência - Horas
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Objectivos Científicos
¿ Desenvolver conhecimentos teóricos que permitam a compreensão das particularidades do fenómeno em estudo;
¿ Desenvolver conhecimentos teóricos que permitam aprofundar a compreensão sobre factores responsáveis pela estigmatização e exclusão dos cidadãos que experienciam problemas de inferiorização social;
¿ Aprofundar conhecimentos metodológicos sobre a intervenção do Assistente Social no fenómeno em estudo.
Competências
¿ Comunicar e operacionalizar os conceitos relativos aos fenómenos em estudo;
¿ Usar adequadamente os instrumentos técnicos a mobilizar nas áreas alvo de conhecimento e de intervenção;
¿ Estar apto a seleccionar as técnicas de intervenção ajustadas a cada intervenção e saber fundamentar a sua escolha;
¿ Estar apto a compreender e expressar pensamentos e sentimentos;
¿ Demonstração de aptidões de participação activa no plano de trabalho, consistência nas acções, organização e estruturação no trabalho, resolução de problemas e tomadas de decisão, assistência à resolução de conflitos, capacidade de pedir ajuda, trabalho em equipa, condução de actividades estruturadas; argumentação e comunicação, encorajamento de pares;
¿ Ter domínio da escrita científica
I Seminário
1. Identificação de perspectivas teóricas e conceitos necessários à compreensão do fenómeno em estudo: uma abordagem integrativa;
2. Factores de Risco e de Protecção: individuais, familiares, socioculturais e biológicos;
3. Contextos institucionais: potencialidades e limites ao exercício da actividade profissional;
4. Modelo(s) de Intervenção a implementar no âmbito do fenómeno em estudo e requeridos à prática profissional do Assistente Social;
· ¿ Dinamização de aulas para a aprendizagem de comunicar com um público específico. Solicitar aos estudantes que os problemas/aspectos observados no terreno sejam abordados no colectivo, cabendo ao docente estimular a escuta de opiniões entre pares e a análise critica das mesmas;
¿ Sistematização e estruturação, pela docente, das matérias leccionadas, a partir de reflexões e debates promovidos em contexto de sala de aula com base em textos e materiais audiovisuais seleccionados e disponibilizados pela docente aos estudantes;As opções metodológicas deverão proporcionar o desenvolvimento de um pensamento analítico, crítico, argumentativo e reflexivo. Pretende-se promover nos estudantes a aprendizagem de competências de escuta do outro, dialogante numa atitude construtiva. Pretende-se desenvolver o gosto pelo debate de ideias e atitudes de respeito, tolerância e gestão de conflito.
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Descrição | Tipo | Tempo (horas) | Data de Conclusão |
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Participação presencial (estimativa) | Aulas | 28 | |
Total: | 28 |
Modalidade de Avaliação Contínua.
1. Trabalho escrito sobre enquadramento institucional do estágio ¿ 35% de ponderação na nota final e data de entrega: 29/10
2. Trabalho escrito sobre enquadramento da problemática do estágio ¿ 65% de ponderação na nota final e data de entrega: 26/11
Em conformidade com o Regulamento de Avaliação de Conhecimentos
Em conformidade com o Regulamento de Avaliação de Conhecimentos
Em conformidade com o Regulamento de Avaliação de Conhecimentos
Se, por um lado, os conteúdos programáticos, (teóricos e técnicos) associados à aprendizagem de competências e valores [éticos] inerentes à profissão procuram responder aos objectivos enunciados, por outro, a inserção dos estudantes em diferentes contextos institucionais (20 horas/semana de Trabalho de Terreno) cria a oportunidade para exercitar os conhecimentos leccionados;