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Gestão das Organizações


Código: MGS2101    Sigla: GO
Áreas Científicas: ECONOMIA

Ocorrência: 2021/22 - 1S

Área de Ensino: Economia

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos Horas Contacto Horas Totais
MGS 10 Despacho nº 22637-A/2007, de 27 de Setembro 5 ECTS 0 0

Horas Efetivamente Lecionadas

1TMGS

Teórico-Práticas: 30,00
Inquéritos: 0,00

Docência - Horas

Teórico-Práticas: 2,00
Inquéritos: 0,00

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 1 2,00
Gabriel Augusto Leite Mota   2,00

Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem

1. Fornecer aos alunos os conceitos e alguns instrumentos de análise teórico-prática
sobre a gestão das organizações, com ou sem fins lucrativos. 

2. Contribuir para uma superior competência na análise dos problemas e na tomada de decisão dos profissionais com responsabilidades, actuais e futuras, na gestão de organizações de apoio a idosos, de forma a serem capazes de contribuir para o planeamento e para a gestão estratégica de organizações e de projectos. 
3. Promover a compreensão e a utilização dos instrumentos mais comuns de planeamento, de forma a permitir aumentar a eficácia, a eficiência e a responsabilidade social das organizações.

Programa

1. O enquadramento organizacional

1. A natureza das organizações

2. Os objectivos, as estratégias e as responsabilidades organizacionais

2. O papel do Gestor

1. A natureza da Gestão

2. Eficiência e comportamento da gestão

3. A natureza da liderança

3. O indivíduo

1.Diferenças individuais

2.Motivação laboral e recompensas

4. Grupos e trabalho em equipa

1.A natureza dos grupos de trabalho e das equipas

2.Trabalhar em grupo e em equipa

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos da UC

Os conteúdos estão organizados de forma integrada, visando permitir a análise de conceitos e perspectivas pertinentes para a compreensão das organizações. Parte-se de uma abordagem contextual das organizações e das suas principais características para o estudo de alguns dos principais desafios que se colocam à gestão e aos gestores, tendo por base os conceitos e funções da actividade gestionária.

Em particular, entender os diferentes tipos de organzições, o papel dos gestores e os factores individuais e grupais na vida organizacional é a forma adequada de promover os objetivos acima descritos. 

Bibliografia Principal

LAURIE J. MULLINS;MANAGEMENT AND ORGANISATIONAL BEHAVIOUR, Pearson Education Limited, 2005. ISBN: 0 273 68876 6

Bibliografia Complementar

J. Lisboa, A. Coelho, F. Coelho, F. Almeida e A. Martins;Introdução á Gestão das Organizações , Grupo Vida Económica, 2008. ISBN: 978-972-788-273-1
João M. S. Carvalho;Organizações não Lucrativas: aprendizagem organizacional, orientação de mercado, planeamento estratégico e desempenho,, Edições Sílabo, 2005

Métodos de Ensino

O desenvolvimento dos conteúdos será realizado com base numa abordagem teórica, construindo um quadro de referência de base que possibilite a compreensão das exigências, princípios e estratégias que devem orientar a gestão das organizações. Para isso, recorrer-se-á ao método expositivo e também à exemplificação através da abordagem de casos práticos.


Modo de Avaliação

3

Componentes de Avaliação e Ocupação registadas

Descrição Tipo Tempo (horas) Data de Conclusão
Participação presencial (estimativa)  Aulas  30
  Total: 30

Avaliação Contínua

Dois testes, cada um valendo 50% da clasificação final.

Em cada teste o estudante tem que tirar mais do que 6,5 valores e tem que ter uma presença nas aulas superior a 75%.

Avaliação Final

Exame final.

Avaliação Especial (TE, DA, ...)

Conforme regulamento.


Melhoria de Classificação Final/Distribuída

Conforme regulamento.

Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

A exposição teórica e a discussão de casos práticos adequa-se bem aos objectivos propostos, na medida em que, da absorção, por parte dos discentes, dos conceitos e teorias apresentadas resultará a capacidade para obterem uma visão mais crítica e assertiva no seio das suas vivências organizacionais.