Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem
1.Identificar a prática de investigação-acção como instrumento de
conhecimento sobre processos sociais capazes de tratar os problemas
sociais numa óptica de superação de factores que os originam.
2. Compreender que a investigação Acção pode ser um instrumento de
transformação social que não despreza as mudanças nas representações e
participação dos actores da realidade social que se interpreta como
produto de uma dialéctica entre componentes objectivas e subjectivas.
3. Demonstrar que a ciência convencional limitada a especialistas não
mobiliza nem orienta os actores para acções eficazes contra os problemas.
Identificar as exigências metodológicas da Investigação acção e os
processos a construir para a sua operacionalização.
Programa
Introdução: história da investigação acção
1 - Problemas teórico-metodológicos da investigação científica na
investigação acção. A função da teoria na investigação acção e a definição dos modelos de
análise e conceitos. A construção dos objectos de investigação na investigação acção e a
relação entre os especialistas e os actores sociais no terreno. Transposição do hiato entre teorias e observação empírica. A diversidade de tipos de investigação acção. As noções chave da investigação acção
2 - O método da investigação acção. Contratualização, planificação e técnicas na investigação acção. A recolha de dados de observação - as relações sociais de observação. A
implicação do investigador nas relações sociais de investigação e
transformação da realidade social. A escuta sensível. Problemas éticos
3 - A produção de conhecimento entre especialistas e actores sociais. Relações de aprendizagem mútuas. A publicação de resultados- teorização e avaliação
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos da UC
Através dos conteúdos programáticos previstos pretende-se que os mestrandos fiquem a conhecer a metodologia de investigação acção - os seus fundamentos, princípios, fases ou etapas, procedimentos, técnicas afins, etc. -, os desafios e dificuldades que a sua implementação coloca, mas também o seu potencial enquanto metodologia orientadora do trabalho do interventor social, sobretudo se este pretender induzir algumas mudanças na realidade geosocial e nas condições de existência dos grupos e/ou comunidades com quem trabalha.
Bibliografia Principal
AZEVEDO, José e ESTEVES, António (Eds);Metodologias Qualitativas Para as Ciências Sociais, Instituto de Sociologia, Faculdade de Letras, UP, 1996
AZEVEDO, José e ESTEVES, António (Eds);Metodologias Qualitativas Para as Ciências Sociais, Instituto de Sociologia, Faculdade de Letras, UP, 1996
BARBIER, R.;La recherche action, Anthropos, 1996
BARBIER, R.;La recherche action, Anthropos, 1996
BOURDIEU, P.;La misère du monde, Seuil, 1993
BOURDIEU, P.;La misère du monde, Seuil, 1993
WESTLAKE, D. and FORRESTER, D.;Adding Evidence to the Ethics Debate: Investigating Parents' Experiences of Their Participation in Research, The British Journal of Social Work, Volume 46, Issue 6, 2016
WESTLAKE, D. and FORRESTER, D.;Adding Evidence to the Ethics Debate: Investigating Parents' Experiences of Their Participation in Research, The British Journal of Social Work, Volume 46, Issue 6, 2016
GRANJA, B. e QUEIROZ, C.;Problemas e desafios da Investigação em Serviço Social, Intervenção Social , Universidade Lusíada, 2011
GRANJA, B. e QUEIROZ, C.;Problemas e desafios da Investigação em Serviço Social, Intervenção Social , Universidade Lusíada, 2011
PLAFKY, C.;From Neuroscientific Research Findings to Social Work Practice: A Critical Description of the Knowledge Utilisation Process, British Journal of Social Work, 46, 2016
PLAFKY, C.;From Neuroscientific Research Findings to Social Work Practice: A Critical Description of the Knowledge Utilisation Process, British Journal of Social Work, 46, 2016
DUCHAMP, M. ; BOUQUET, B.; DROUARD. H; La recherche en travail social, Centurion, 1989
DUCHAMP, M. ; BOUQUET, B.; DROUARD. H; La recherche en travail social, Centurion, 1989
Métodos de Ensino
Combinação de aulas expositivas (conteúdos programáticos) com a sua ilustração a partir da análise de textos pelos alunos
(em grupo); debate sobre aplicações e experiências de trabalho e/ou de investigação assentes na metodologia de investigação-acção.
Avaliação:
- trabalho de grupo (2 elementos, no máximo) que consistirá na análise de texto (artigo) sobre o tema e sua apresentação oral. Este trabalho implicará produção de ficha de leitura (30%) e entrega da planificação da apresentação oral e a própria apresentação (30%);
- reflexão individual e documentada sobre o tema (40%).
Em caso de não
apresentação ou não aprovação nas duas componente, o mestrando tem
oportunidade de fazer o exame final.
Modo de Avaliação
1
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular
A apropriação de novos conhecimentos pelos alunos depende da sua implicação activa no processo de descoberta do seu sentido e relevância e mais ainda no processo da sua organização e mobilização de modo a saberem como vir a usá-los na vida profissional. Assim sendo, e tendo em conta as novas condições físicas e sociais em que a formação acontece (ensino à distância), considera-se indispensável aumentar e diversificar os momentos de envolvimento dos alunos nestas diferentes etapas, sob pena de não ter garantias de que sequer conseguem escutar os referidos conhecimentos, quanto mais compreendê-los e saber operacionalizá-los.