Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem
Este seminário tem como objetivo aprofundar o
espaço de reflexão iniciado no 1º semestre sobre os diferentes espaços socio
profissionais em que as/os assistentes sociais desenvolvem os seus processos de
trabalho. Novos problemas ganharam visibilidade, no campo
dos direitos sociais e humanos, como as questões de género, da coesão social no
que respeita os grupos étnicos, aos refugiados, e outro grupos afetados pela
grande pobreza como ficou evidente com a situação pandémica. Esta UC visa
continuar o diálogo com os estudantes relativos às práticas profissionais do
assistente social quer na gestão das instituições, políticas e projectos, bem
como novas estratégias de intervenção profissional.
Programa
1. Serviço Social, o Terceiro Setor e o Empreendedorismo 2. Serviço Social e Diversidade Sociocultural 3. Serviço Social Interculturalidade e Migrantes 4. Serviço Social, Coesão Social e Grupos Étnicos 5. Serviço Social e Igualdade de Género 6. Serviço Social e Qualidade de vida no Envelhecimento 7. Serviço Social, Gestão do Território e Movimentos Sociais 8. Serviço Social, a Arte e a Cultura
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos da UC
Considerando
que a UC terá um conteúdo mais flexível para se adaptar aos grupos de
estudantes, a sua coerência será decorrente desta adaptação que se fará
relativamente aos grupos de estudantes, novas políticas sociais ou alteração
significativa dos problemas ou das políticas e recursos disponibilizados
socialmente.
Bibliografia Principal
Carvalho, Maria Irene ; Serviço social e envelhecimento. , Pactor, 2013
Castel, R. ;). As metamorfoses da questão social: uma crônica do salário, Vozes, 2003
Cisne, Mirla. ;Feminismo, diversidade sexual e serviço social, São Paulo, Cortez Editora., 2018
Milani, C.;Buscando uma Definição de Gestão Social: Um Roteiro de Questões. . , Disponível em URL http://www.adm.ufba.br /Definindo_a_gestao_social.pdf, 15/8/08, 2005
Mouro, H. & Simões, D.; 100 anos de Serviço Social. , Coimbra: Quarteto Editora., 2001
Sen, A. ;Sobre Ética e Economia. ., São Paulo: Companhia das Letras, 1999
Benabent Córdoba, M. F. ;Introducción a la Teoría de la Planificación Territorial. [Cap. 1], Sevilla: Universidad de Sevilla., 2014
Vieira, R.; Sezões, I.; Borges, M. ;Ebook APSS 5º Congresso Nacional de Serviço Social 2018, APSS, 12020
Métodos de Ensino
A metodologia a seguir propõe 12 sessões (de 2 horas de contacto) de seminários centradas em temas orientados por especialistas internos ou externos ao ISSSP a convidar de acordo com o programa da UC.
Estas sessões seguem a metodologia de conferência por um/a especialista seguida de debate com os estudantes para aprofundar o tema tratado, bem como assegurar a interligação e conexão entre as várias sessões de trabalho, bibliografia de apoio e as diferentes UC do mestrado.
As 3 sessões sobrantes, destinam-se ao trabalho de coordenação a desenvolver pelo docente coordenador da UC que garante a avaliação final.
A avaliação terá por base os conteúdos tratados em cada seminário fundamentados em textos apresentados por cada especialista.
Modo de Avaliação
3
Componentes de Avaliação e Ocupação registadas
Descrição
Tipo
Tempo (horas)
Data de Conclusão
Participação presencial (estimativa)
Aulas
30
Total:
30
Avaliação Final
Os alunos que optam por avaliação distribuída realizam um trabalho escrito que versa sobre as temáticas abordadas pelos conferencistas. A avaliação distribuída requer a presença nas aulas.
Os alunos que optarem por avaliação final, a avaliação será por exame escrito que versará sobre todos os conteúdos programáticos.
Provas e Trabalhos Especiais
Realização de um trabalho escrito.
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular
Esta UC visa continuar o diálogo com os estudantes relativos às práticas profissionais do assistente social quer na gestão das instituições, políticas e projectos, bem como novas estratégias de intervenção profissional face a problemas que ganharam novas visibilidade no campo dos direitos sociais e humanos, a metodologia de conferência com a participação de especialistas que atuam nestas realidades, permite uma aproximação dos estudantes ao terreno profissional, bem como, um aprofundamento na reflexividade a partir da orientação teórica da sessão em aula. A aprendizagem dos alunos é desta forma avaliada através da redação de dois trabalhos que remetam para os temas apresentados em aula.