Código: | MIS2308 | Sigla: | EAFR | |
Áreas Científicas: | Ciências Sociais/Serviço Social |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
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MISIJR | 11 | Aviso nº 11901/2019, de 23 de Julho | 1º | 7,5 ECTS | 0 | 0 |
Teórico-Práticas: | 32,00 |
Docência - Horas
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I. Contributos da sociologia e da psicologia para a análise dos processos de socialização
1. Bourdieu e as condições sociais de produção do habitus;
1.1Transformações das estruturas familiares e do seu papel socializador: inconsistências e fragilidades da família nuclear na actualidade;
1.2 Deriva da relação educativa na família e disfuncionalide
No I bloco de conhecimentos, a Teoria da Vinculação de Bowlby e seguidores e as fases dos estatutos de identidade apresentados por James Marcia, são contributos fundamentais da psicologia à compreensão de mecanismos e processos de socialização e desenvolvimento dos indivíduos; a perspectiva sociológica da delinquência representa um contributo essencial à compreensão do processo de marginalidade A relação entre o individuo e a sociedade e a construção da identidade social é um fenómeno reconhecido como a chave fundamental da realidade subjectiva. Esta identidade depende da relação do individuo com a estrutura social interpretando-a como parte do mundo social. A abordagem de Berger & Luckmann apresenta um inegável contributo para compreender o papel dos outros significativos e de uma "estrutura de plausibilidade" no processo de (re) socialização de crianças e jovens em risco de exclusão social. Este conjunto de aprendizagens visa responder ao enunciado no objectivo 1. No II bloco de conhecimentos, pretende-se aprofundar o conhecimento sobre os processos de (re)socialização de adolescentes que experienciam a marginalidade social.
Os métodos de ensino serão assegurados por aulas à distancia com recurso à plataforma Zoom Pro. O acesso ao link das aulas será realizado preferencialmente através do email dinâmico. As estudantes poderão dispor de textos utilizados nas aulas pela docente e outra bibliografia registada na FUC da disciplina. O acesso ao link das aulas será facultado via email dinâmico. Serão também facultados os diapositivos das aulas para que as estudantes possam acompanhar as mesmas. A comunicação entre a docente e os estudantes será via e-mail institucional. A docente poderá agendar atendimento online, através do Zoom, que deverá ser atempadamente solicitado pela(s) estudante(s) através do e-mail institucional.
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Descrição | Tipo | Tempo (horas) | Data de Conclusão |
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Participação presencial (estimativa) | Aulas | 32 | |
Total: | 32 |
Exame Final
Em conformidade com o Regulamento de Avaliação.
Em conformidade com o Regulamento de Avaliação.
Os objectivos da disciplina serão assegurados pelos conteúdos programáticos previamente definidos na FUC ainda não leccionados e por artigos que aprofundem os temas, a partir da pesquisa das estudantes tendo em conta a tarefa de realização do trabalho escrito e do trabalho para apresentação oral.