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Metodologia de Investigação/Intervenção Social


Código: MGS2102    Sigla: MIIS
Áreas Científicas: Metodologia de Investigação/Intervenção Social

Ocorrência: 2022/23 - 1S

Área de Ensino: Metodologia de Investigação/Intervenção

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos Horas Contacto Horas Totais
MGS 9 Despacho nº 22637-A/2007, de 27 de Setembro 5 ECTS 0 0

Horas Efetivamente Lecionadas

1TMGS

Teórico-Práticas: 32,00
Inquéritos: 0,00

Docência - Horas

Teórico-Práticas: 2,00
Inquéritos: 0,00

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 1 2,00
Sónia Patrícia Vilar Martins   2,00

Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem

Objetivos:

1. Atualizar os conhecimentos dos estudantes nos campos da epistemologia e dos procedimentos metodológicos e técnicos indispensáveis para a organização de um processo de investigação científica.
2. Aprofundar a reflexão acerca da articulação entre investigação e intervenção, designadamente através do estudo das metodologias de investigação-ação.

Resultados de aprendizagem:

  • Realizar uma pesquisa bibliográfica nos principais motores de busca online, de forma a selecionar artigos científicos relevantes para a área de interesse
  • Extrair e analisar o conteúdo dos artigos científicos identificados na pesquisa
  • Categorizar e formular questões/hipóteses e objetivos de investigação
  • Descrever as principais características dos métodos quantitativos e qualitativos
  • Descrever as principais características dos tipos de estudos
  • Avaliar a adequação de uma determinada opção metodológica aos objetivos de investigação
  • Descrever os métodos de seleção de participantes
  • Descrever e comparar as diferentes técnicas e instrumentos de recolha de dados utilizados numa determinada investigação
  • Selecionar as técnicas e instrumentos de recolha de dados mais adequados aos objetivos de investigação formulados
  • Descrever os procedimentos éticos no âmbito da investigação
  • Elaborar protocolos de investigação
  • Identificar os principais métodos de análise de dados
  • Identificar os principais procedimentos de descrição
  • Interpretar e analisar de forma crítica a informação recolhida, comparando com os dados obtidos em outros estudos de investigação
  • Comunicar os resultados de investigação
  • Identificar os principais tipos de artigos científicos
  • Identificar os principais componentes de um artigo científico e de uma dissertação de mestrado
  • Analisar de forma crítica o conteúdo de artigos científicos
  • Conhecer softwares (EndNote ou Mendeley) para gestão bibliográfica
  • Citar de forma apropriada as fontes bibliográficas e referências de acordo com as normas da APA
  • Conhecer os principais indicadores de avaliação da qualidade das revistas científicas
  • Identificar as principais fases do processo de submissão e publicação de artigos científicos 

Programa

1. A Ciência como forma particular de conhecimento: problemas teórico-metodológicos da investigação social
1.1 Conhecimento científico e metodologias de investigação
1.2 A ilusão das categorias pré-construídas que a ação social veicula
1.3 O confronto com a realidade social complexa e multifacetada

 
2. Lógica da investigação científica em Ciências Sociais: da teoria à investigação empírica 
2.1 A necessidade de construir sínteses teóricas
2.2 A validade da medida: tradução dos conceitos teóricos em variáveis

3. Escalas e lógicas de observação
3.1 Proposta de classificação de métodos e técnicas
3.2 Apresentação e ilustração das principais técnicas de recolha e tratamento de informação


Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos da UC

Os conteúdos desta unidade curricular foram definidos de forma a promover a aquisição e o
aprofundamento de conhecimentos fundamentais no âmbito da investigação científica, assim como o desenvolvimento de competências nos(as) estudantes, no que concerne a procedimentos metodológicos e técnicos indispensáveis para elaboração e condução de uma investigação científica. Estes conteúdos permitirão ainda o aprofundamento da reflexão acerca da articulação entre investigação e intervenção, com enfoque nas metodologias de investigação-ação

Bibliografia Principal

Fortin, M. F. ;O processo de Investigação: da concepção à realização , Lusodidacta , 2009. ISBN: 9789728383107
Fortin, M. F., Côté, J., & Filion, F. ;Fundamentos e etapas do processo de investigação., Lusodidacta, 2009. ISBN: 9789898075185
Creswell, J., & Creswell, J.D. ;Research design. Qualitative, quantitative and mixed methods approaches, Sage, 2018
Weil, J. ;Research design in aging and Social Gerontology. Quantitative, qualitative, and mixed methods research, 2017. ISBN: Routledge
Hoogenboom, B. J., & Manske, R. C. ;How to write a scientific article, International journal of sports physical therapy, 7(5), 512¿517., 2012
Donato, H. & Donato, M.;Stages for Undertaking a Systematic Review, Acta Med Port, 32(3):227-35. , 2019

Observações Bibliográficas

Nota: O atendimento aos estudantes decorre no Gabinete 3, às 4ª feiras (14:00h-16:30h) e 5ª feiras (14:00h às 16:00h). A docente poderá ajustar o seu horário às necessidades dos trabalhadores-estudantes, devendo o atendimento ocorrer sob marcação prévia por email.

Métodos de Ensino

Esta unidade curricular é de caracter teórico-prático, pelo que articulará metodologias expositivas (com apresentação teórica de temas relacionados com os conteúdos programáticos), participativas (brainstorming, promoção de debate), colaborativas (trabalhos de grupo), de resolução de problemas (exercícios práticos) e de pesquisa e análise crítica de material escrito (ex. artigos científicos, manuais de orientação) e e/ou audiovisual (ex. reportagens, documentários)


Modo de Avaliação

3

Componentes de Avaliação e Ocupação registadas

Descrição Tipo Tempo (horas) Data de Conclusão
Participação presencial (estimativa)  Aulas  30
Participação ativa nas aulas (10%)  Participação Presencial 
Realização de um trabalho escrito individual, com apresentação oral (40%)  Trabalho laboratorial ou de campo 
Teste de avaliação escrito e individual (50%)  Teste/Exame 
  Total: 30

Avaliação Contínua

Os alunos poderão optar por uma das seguintes modalidades de avaliação:

 
1. Avaliação distribuída:
  • 10% - Participação ativa nas aulas
  • 40% - Realização de um trabalho escrito individual, com apresentação oral
  • 50% - Teste de avaliação escrito e individual (predomínio de questões de escolha múltipla)

2. Exame final 

Provas e Trabalhos Especiais

De acordo com o Regulamento dos Cursos de 2º ciclo (Mestrado) do ISSSP.

Avaliação Especial (TE, DA, ...)

De acordo com o Regulamento dos Cursos de 2º ciclo (Mestrado) do ISSSP.

Melhoria de Classificação Final/Distribuída

De acordo com o Regulamento dos Cursos de 2º ciclo (Mestrado) do ISSSP.

Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

As metodologias de ensino propostas visam o desenvolvimento integrado nos estudantes dos conhecimentos referidos nos conteúdos programáticos e a concretização dos objetivos e competências estabelecidos.