Código: | MGS2102 | Sigla: | MIIS | |
Áreas Científicas: | Metodologia de Investigação/Intervenção Social |
Área de Ensino: | Metodologia de Investigação/Intervenção |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
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MGS | 9 | Despacho nº 22637-A/2007, de 27 de Setembro | 1º | 5 ECTS | 0 | 0 |
Teórico-Práticas: | 32,00 |
Inquéritos: | 0,00 |
Docência - Horas
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Objetivos:
1. Atualizar os conhecimentos dos estudantes nos campos da epistemologia e dos procedimentos metodológicos e técnicos indispensáveis para a organização de um processo de investigação científica.
2. Aprofundar a reflexão acerca da articulação entre investigação e intervenção, designadamente através do estudo das metodologias de investigação-ação.
Resultados de aprendizagem:
1. A Ciência como forma particular de conhecimento: problemas teórico-metodológicos da investigação social
1.1 Conhecimento científico e metodologias de investigação
1.2 A ilusão das categorias pré-construídas que a ação social veicula
1.3 O confronto com a realidade social complexa e multifacetada
Os conteúdos desta unidade curricular foram definidos de forma a promover a aquisição e o
aprofundamento de conhecimentos fundamentais no âmbito da investigação científica, assim como o desenvolvimento de competências nos(as) estudantes, no que concerne a procedimentos metodológicos e técnicos indispensáveis para elaboração e condução de uma investigação científica. Estes conteúdos permitirão ainda o aprofundamento da reflexão acerca da articulação entre investigação e intervenção, com enfoque nas metodologias de investigação-ação
Fortin, M. F. ;O processo de Investigação: da concepção à realização , Lusodidacta , 2009. ISBN: 9789728383107 |
Fortin, M. F., Côté, J., & Filion, F. ;Fundamentos e etapas do processo de investigação., Lusodidacta, 2009. ISBN: 9789898075185 |
Creswell, J., & Creswell, J.D. ;Research design. Qualitative, quantitative and mixed methods approaches, Sage, 2018 |
Weil, J. ;Research design in aging and Social Gerontology. Quantitative, qualitative, and mixed methods research, 2017. ISBN: Routledge |
Hoogenboom, B. J., & Manske, R. C. ;How to write a scientific article, International journal of sports physical therapy, 7(5), 512¿517., 2012 |
Donato, H. & Donato, M.;Stages for Undertaking a Systematic Review, Acta Med Port, 32(3):227-35. , 2019 |
Nota: O atendimento aos estudantes decorre no Gabinete 3, às 4ª feiras (14:00h-16:30h) e 5ª feiras (14:00h às 16:00h). A docente poderá ajustar o seu horário às necessidades dos trabalhadores-estudantes, devendo o atendimento ocorrer sob marcação prévia por email.
Esta unidade curricular é de caracter teórico-prático, pelo que articulará metodologias expositivas (com apresentação teórica de temas relacionados com os conteúdos programáticos), participativas (brainstorming, promoção de debate), colaborativas (trabalhos de grupo), de resolução de problemas (exercícios práticos) e de pesquisa e análise crítica de material escrito (ex. artigos científicos, manuais de orientação) e e/ou audiovisual (ex. reportagens, documentários)
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Descrição | Tipo | Tempo (horas) | Data de Conclusão |
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Participação presencial (estimativa) | Aulas | 30 | |
Participação ativa nas aulas (10%) | Participação Presencial | ||
Realização de um trabalho escrito individual, com apresentação oral (40%) | Trabalho laboratorial ou de campo | ||
Teste de avaliação escrito e individual (50%) | Teste/Exame | ||
Total: | 30 |
Os alunos poderão optar por uma das seguintes modalidades de avaliação:
De acordo com o Regulamento dos Cursos de 2º ciclo (Mestrado) do ISSSP.
De acordo com o Regulamento dos Cursos de 2º ciclo (Mestrado) do ISSSP.
De acordo com o Regulamento dos Cursos de 2º ciclo (Mestrado) do ISSSP.
As metodologias de ensino propostas visam o desenvolvimento integrado nos estudantes dos conhecimentos referidos nos conteúdos programáticos e a concretização dos objetivos e competências estabelecidos.