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Problemas de Socialização Primária


Código: 23MIS2304    Sigla: PSP
Áreas Científicas: SOCIOLOGIA

Ocorrência: 2025/26 - 1S

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos Horas Contacto Horas Totais
MISIJR 10 Aviso nº 14192/2023, de 27 de Julho 6 ECTS

Horas Efetivamente Lecionadas

1TMISIJ

Teóricas: 0,00
Inquéritos: 0,00

Docência - Horas

Teóricas: 2,00
Inquéritos: 0,00

Tipo Docente Turmas Horas
Teóricas Totais 1 2,00
Madalena Sofia Alves de Oliveira   2,00

Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem

O1. Adquirir competências de cruzamento dos contributos teóricos da psicologia e da sociologia para apreender a socialização e a construção da identidade como processo dinâmico e produto da interação dialética entre fenómenos macroestruturais e contextos da vida quotidiana; processo atravessado por conflitos e contradições que podem inviabilizar a aprendizagem dos valores e padrões normativos dominantes.
O2.Proporcionar instrumentos teóricos para problematizar os impactos das transformações das instituições (familiares, educativas, económicas, políticas) e do enfraquecimento do laço social na construção da realidade social subjetiva de crianças e jovens.
O3. Adquirir instrumentos teoricamente construídos de observação de contextos de socialização primária, em especial dos que comportam ruturas suscetíveis de comprometer a aquisição de disposições adequadas a uma transição para a vida adulta, em moldes compatíveis com as exigências da inclusão social.

Programa

1.Contributos da psicologia para a análise da socialização: psicanálise; teoria do desenvolvimento cognitivo; identidade como processo de superação de uma sucessão de conflitos.
2. Contributos da sociologia para a análise dos processos de socialização: abordagem culturalista da socialização; abordagem funcionalista; socialização primária, secundária e ressocialização
3. Transformações das estruturas familiares e transformações do papel socializador da família: novas formas de família
4.Multiplicação de agentes de socialização ¿ ruturas e continuidades
5. Socializações primárias marcadas pela privação relacional, cultural e simbólica.

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos da UC

Os conteúdos fornecem conceitos e teorias adequados à compreensão profunda dos vários fenómenos e processos que interatuam no complexo fenómeno da aprendizagem da vida social. São coerentes com a aquisição de uma leitura da socialização primária como processo de distribuição desigual do conhecimento e das disposições.
Os conteúdos são ajustados à construção de uma perspetiva interdisciplinar sobre a socialização e à compreensão de que as leis psicológicas do desenvolvimento humano nem sempre se podem cumprir, precisamente porque os quadros sociais da interação humana são variáveis em função do sistema
de oportunidades de cada sociedade e da pluralidade de culturas e subculturas que nela se desenvolvem.
Os conteúdos são coerentes com o objetivo de apreender a socialização como um processo aberto que evolui em função das redes relacionais a que o indivíduo tem oportunidade de aceder ao longo da vida e que existem algumas margens de transformação do habitus primário. Neste sentido, o programa está organizado em torno de um conjunto de abordagens teóricas que permitem concretizar os O1, O2 e O3.

Bibliografia Principal

Marques, Elsa; Queiroz, M. Cidália ; A Teoria do habitus para a prática do serviço social. Uma experiência de investigação-ação ao serviço da inclusão, , Afrontamento, 2014
Marques, Elsa; Queiroz, M. Cidália ; A Teoria do habitus para a prática do serviço social. Uma experiência de investigação-ação ao serviço da inclusão, , Afrontamento, 2014
Brazelton, T. B., Greenspan, I. ; A Criança e o seu mundo. Requisitos essenciais para o crescimento e aprendizagem, , Presença., 2002
Alarcão, M.; (Des) Equilíbrios Familiares. , Quarteto, 2002
Oliveira, M.S. ; Transmissão Intergeracional da Violência. Lisboa: , Chiado Editora, 2015

Bibliografia Complementar

Singly, F. ;Sociologie de la famille contemporaine, , Armand Colin, 2007
Ilyas, F., Leventhal J., Magalhaes T, Oliveira M S, Oral R., Soldatou A., Stathi A., Stefano F., Zafar N. ;Child Abuse and Neglect. Successful Collaborations With International Partners. World Perspectives on Child Abuse, 13th Ed: 27-34 , 2018

Métodos de Ensino


A UC de Problemas de Socialização Primária tem um carácter teórico, mas o modelo de ensino-aprendizagem coloca o foco nos estudantes recorrendo a uma diversidade de metodologias de ensino colaborativas e participativas. Em simultâneo com momentos de exposição teórica dialogada dinamizados pela docente, existe um conjunto de atividades que potenciam o envolvimento ativo dos estudantes na construção do conhecimento. Neste contexto, são privilegiadas estratégias que estimulam o pensamento crítico, a argumentação, a autonomia e a reflexão dos estudantes, nomeadamente:
a) Aprendizagem baseada em problemas, confrontando os estudantes com problemas concretos e estimulando a sua resolução de forma colaborativa;
b) Construção de mapas mentais como ferramenta de organização de ideias e de criação de instrumentos visuais de estabelecimento de relações entre conceitos;
c) Aulas Invertidas que permitam aos estudantes preparar as aulas e ministrar os conceitos à turma.
d) Utilização de recursos audiovisuais (filmes, fotografia, música, entre outros) seguidos de discussões orientadas que reforçam a ligação entre teoria e prática.
e) Participação de convidados (docentes de outras IES, investigadores ou técnicos de intervenção social) 


Modo de Avaliação

3

Avaliação Contínua

Os estudantes podem optar por uma das seguintes modalidades de avaliação: avaliação distribuída ou exame final.
A avaliação distribuída pressupõe:
a) Uma prova escrita individual (teste escrito) (40% da nota final): este elemento de avaliação versará sobre uma parte dos conteúdos da UC.
b) Um trabalho de grupo (50% da nota final). O trabalho pressupõe que os estudantes integrem informação sobre a temática relacionando-a com experiências adversas no contexto de socialização primária. O trabalho terá uma componente escrita, em formato póster, e uma componente de apresentação oral em sala de aula. Será facultado pelo docente aos/às estudantes um guião orientador para a elaboração do trabalho, contendo toda a informação necessária para o seu desenvolvimento, critérios de avaliação e calendário previsto para entrega e apresentação.
c)Participação ativa nas aulas com uma ponderação de 10% na nota final. Nesta componente será tido em consideração o grau de envolvimento dos estudantes nas diferentes atividades pedagógicas realizadas ao longo do semestre.

Os estudantes que optem pela realização do exame final terão de fazer um teste escrito sobre toda a matéria da UC, com uma ponderação de 100% da avaliação da unidade curricular.

Avaliação Final

Caso o/a aluno/a opte por fazer a avaliação em época de recurso, ou não obtenha a aprovação à UC, será submetido a uma prova de
avaliação de conhecimentos que versará sobre todos os conteúdos lecionados. 

Quem optar por exame final não será sujeito a controlo de faltas.
O exame final terá uma ponderação de 100% da nota.

Provas e Trabalhos Especiais

--

Avaliação Especial (TE, DA, ...)


Melhoria de Classificação Final/Distribuída


Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

A compreensão dos contextos de socialização, as etapas desenvolvimentais da criança e dos
fenómenos e processos que interatuam no complexo fenómeno da aprendizagem da vida social
pressupõem o recurso a metodologias de ensino que impliquem não só a apresentação dos principais conteúdos programáticos, mas, sobretudo, e de forma constante, a participação ativa dos alunos através da discussão e apresentação de trabalhos. A promoção de debates coletivos relacionados com a discussão de textos ou filmes e documentários, a construção de mapas mentais, a sala de aula invertida e a resolução de problemas são estratégias fomentadoras da aquisição e interiorização de conhecimentos que permitam compreender melhor estas problemáticas. A modalidade de avaliação reforça o processo formativo pois integra diferentes momentos e instrumentos potenciadores de uma aprendizagem autónoma e reflexiva. O destaque recai sobre a elaboração do trabalho de grupo que potencia de forma muito particular o desenvolvimento de todas as competências elencadas.