| Código: | 23MIS2304 | Sigla: | PSP | |
| Áreas Científicas: | SOCIOLOGIA | |||
| Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
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| MISIJR | 10 | Aviso nº 14192/2023, de 27 de Julho | 1º | 6 ECTS |
| Teóricas: | 0,00 |
| Inquéritos: | 0,00 |
Docência - Horas
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O1. Adquirir competências de cruzamento dos contributos teóricos da psicologia e da sociologia para apreender a socialização e a construção da identidade como processo dinâmico e produto da interação dialética entre fenómenos macroestruturais e contextos da vida quotidiana; processo atravessado por conflitos e contradições que podem inviabilizar a aprendizagem dos valores e padrões normativos dominantes.
O2.Proporcionar instrumentos teóricos para problematizar os impactos das transformações das instituições (familiares, educativas, económicas, políticas) e do enfraquecimento do laço social na construção da realidade social subjetiva de crianças e jovens.
O3. Adquirir instrumentos teoricamente construídos de observação de contextos de socialização primária, em especial dos que comportam ruturas suscetíveis de comprometer a aquisição de disposições adequadas a uma transição para a vida adulta, em moldes compatíveis com as exigências da inclusão social.
1.Contributos da psicologia para a análise da socialização: psicanálise; teoria do desenvolvimento cognitivo; identidade como processo de superação de uma sucessão de conflitos.
2. Contributos da sociologia para a análise dos processos de socialização: abordagem culturalista da socialização; abordagem funcionalista; socialização primária, secundária e ressocialização
3. Transformações das estruturas familiares e transformações do papel socializador da família: novas formas de família
4.Multiplicação de agentes de socialização ¿ ruturas e continuidades
5. Socializações primárias marcadas pela privação relacional, cultural e simbólica.
Os conteúdos fornecem conceitos e teorias adequados à compreensão profunda dos vários fenómenos e processos que interatuam no complexo fenómeno da aprendizagem da vida social. São coerentes com a aquisição de uma leitura da socialização primária como processo de distribuição desigual do conhecimento e das disposições.
Os conteúdos são ajustados à construção de uma perspetiva interdisciplinar sobre a socialização e à compreensão de que as leis psicológicas do desenvolvimento humano nem sempre se podem cumprir, precisamente porque os quadros sociais da interação humana são variáveis em função do sistema
de oportunidades de cada sociedade e da pluralidade de culturas e subculturas que nela se desenvolvem.
Os conteúdos são coerentes com o objetivo de apreender a socialização como um processo aberto que evolui em função das redes relacionais a que o indivíduo tem oportunidade de aceder ao longo da vida e que existem algumas margens de transformação do habitus primário. Neste sentido, o programa está organizado em torno de um conjunto de abordagens teóricas que permitem concretizar os O1, O2 e O3.
| Marques, Elsa; Queiroz, M. Cidália ; A Teoria do habitus para a prática do serviço social. Uma experiência de investigação-ação ao serviço da inclusão, , Afrontamento, 2014 |
| Marques, Elsa; Queiroz, M. Cidália ; A Teoria do habitus para a prática do serviço social. Uma experiência de investigação-ação ao serviço da inclusão, , Afrontamento, 2014 |
| Brazelton, T. B., Greenspan, I. ; A Criança e o seu mundo. Requisitos essenciais para o crescimento e aprendizagem, , Presença., 2002 |
| Alarcão, M.; (Des) Equilíbrios Familiares. , Quarteto, 2002 |
| Oliveira, M.S. ; Transmissão Intergeracional da Violência. Lisboa: , Chiado Editora, 2015 |
| Singly, F. ;Sociologie de la famille contemporaine, , Armand Colin, 2007 |
| Ilyas, F., Leventhal J., Magalhaes T, Oliveira M S, Oral R., Soldatou A., Stathi A., Stefano F., Zafar N. ;Child Abuse and Neglect. Successful Collaborations With International Partners. World Perspectives on Child Abuse, 13th Ed: 27-34 , 2018 |
3
Quem optar por exame final não será sujeito a controlo de faltas.
O exame final terá uma ponderação de 100% da nota.
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A compreensão dos contextos de socialização, as etapas desenvolvimentais da criança e dos
fenómenos e processos que interatuam no complexo fenómeno da aprendizagem da vida social
pressupõem o recurso a metodologias de ensino que impliquem não só a apresentação dos principais conteúdos programáticos, mas, sobretudo, e de forma constante, a participação ativa dos alunos através da discussão e apresentação de trabalhos. A promoção de debates coletivos relacionados com a discussão de textos ou filmes e documentários, a construção de mapas mentais, a sala de aula invertida e a resolução de problemas são estratégias fomentadoras da aquisição e interiorização de conhecimentos que permitam compreender melhor estas problemáticas. A modalidade de avaliação reforça o processo formativo pois integra diferentes momentos e instrumentos potenciadores de uma aprendizagem autónoma e reflexiva. O destaque recai sobre a elaboração do trabalho de grupo que potencia de forma muito particular o desenvolvimento de todas as competências elencadas.