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Problemas Sociais Contemporâneos, Estado e Políticas Sociais


Código: M240002    Sigla: MPSCEPS
Áreas Científicas: SOCIOLOGIA

Ocorrência: 2025/26 - 1S

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos Horas Contacto Horas Totais
MSS 14 Aviso nº 16033/2021, de 24 de Agosto 6 ECTS

Horas Efetivamente Lecionadas

TMSS

Teóricas: 0,00
Inquéritos: 20,00

Docência - Horas

Teóricas: 2,00
Inquéritos: 0,00

Tipo Docente Turmas Horas
Teóricas Totais 1 2,00
Idalina Maria Morais Machado   2,00

Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem

O objetivo central da UC é identificar e analisar as transformações societais focando os problemas sociais contemporâneos e a sua tradução em vários campos e dinâmicas da vida das sociedades atuais.
Pretende-se que a/o estudante:
i) desenvolva competências de interpretação sobre alguns dos mais relevantes problemas sociais contemporâneos e o modo como estes se refletem nos indivíduos, estruturas e práticas sociais;
ii) analise esses mesmos problemas no contexto da modernidade e da sociedade de risco;
iii) reflita sobre a (re)configuração do Estado nas sociedades capitalistas e seu impacto nas políticas sociais;
iv) aprofunde competências para a aplicação dos conhecimentos adquiridos;
v) se capacite com competências habilitantes para um agir profissional informado e critico enquanto Assistente Social.

Programa

1. As transformações societais e a mudança social

1.1. A globalização: um velho e um novo processo
1.2.  Os impactos da globalização em vários campos e escalas
1.3. O crescimento e pluralização das desigualdades no contexto da modernidade e da sociedade de risco
1.4. A Inteligência Artificial: como progresso e/ou problema

2. Problemas sociais atuais: perfil, reconfiguração e enfrentamentos
2.1. A recomposição laboral: nas relações, a flexibilização e a insegurança profissional 
2.2. Migrações e Refugiados: fluxos, razões e efeitos socio-políticos 
2.3. Os problemas ambientais: desafios ecológicos e consequências nos modelos de intervenção 
2.4. O Racismo, a xenofobia, o fundamentalismo, o sexismo: perfil e condições de exacerbamento
2.5 Os problemas na ótica dos documentos (inter)nacionais - o alcance dos Objetivos  de Desenvolvimento Sustentável

3. Intervenções públicas: responsabilidades, ações e parcerias
3.1. Politicas Sociais: que políticas?
3.2. Politicas Sociais em Portugal e na União Europeia 
3.3. A trajetória das intervenções públicas e o designado Estado Social
3.4. O papel do estado na redução/mitigação das desigualdades
3.5. As politicas sociais e os direitos: uma construção permanente
3.6. Reconfiguração dos sistemas de bem estar e os impactos no Serviço Social 
3.7. Consolidação de lógicas de ação em sociedades de progresso.

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos da UC

O programa está estruturado em três blocos formados por temáticas interdependentes. No 1º bloco do programa visa-se dotar as/os estudantes com instrumentos de análise e reflexão sobre o contexto atual nas sua variadas dimensões a saber: sociais, económicas, culturais e políticas enquanto base fundamental de assentamento teórico e prático dos restantes dois blocos.  O 2º conjunto temático enforma o estudo e apreensão de alguns dos problemas societais contemporâneos  e da(s) forma(s) como interferem na vida das pessoas, das estruturas e, ainda,  das intervenções teórico-práticas das/dos Assistentes Sociais. No 3º bloco temático propõe-se  estimular o debate e reflexão sobre o alcance e modos de ação do Estado e das Politicas Sociais, com o que se espera desenvolver uma leitura informada e critica sobre estes instrumentos. Considera-se importante relevar e exemplificar não só o perfil de políticas e medidas a nível nacional, mas também da sua expressão internacional (mormente em contexto da Europa Comunitária)  

Bibliografia Principal

Adão e Silva, P. (2002);O modelo de welfare da Europa do sul: reflexões sobre a utilidade do conceito, Sociologia, Problemas e Práticas, 38
Araújo, L., & Rodrigues, M. (2017). Modelos de análise das políticas públicas. Sociologia, Problemas e Práticas, 83, 11- 35
Beck, U. (2017). A Metamorfose do Mundo. Coimbra: Edições 70.
Branco, F. (2017). O Serviço Social como elemento substantivo de efectivação da Política Social. In M. Neves & A. Félix (Eds.). Ética Aplicada: Protecção Social (pp. 49-72). Lisboa: Edições 70.
Dominelli, L. (2010);Globalization, contemporary challenges and social work practice, International Social Work, 53(5), 599-612
Duarte, F. (2015).;A violação dos direitos sociais nos países do sul da Europa, Intervenção Social, 42/45, 25¿41
Rodrigues, F. (2009) ;Novas politicas sociais: uma janela (in)discreta sobre um outro lugar do Estado, Politica social, trabalho e democracia em questão, 179-208
Serroy, J. e Lipovetsky, G. (2018);A Cultura Mundo Resposta a uma sociedade desorientada, Edições 70. ISBN: 9789724415864
Standing, G. (2014). O Precariado. A nova classe perigosa. Lisboa: Editorial Presença.
Teles, N. e Caldas, J. C.;Tecnologia e Trabalho no sec XXI: uma proposta de abordagem, Caderno do Observatório n.12., 2019

Bibliografia Complementar

Aila-Leena Matthies, Kati Narhi;The Ecosocial Transition of Societies The contribution of social work and social policy, Routledge, 2019. ISBN: 9780367152208
Carvalho, M.I. (2020);Serviço Social em catástrofes - Intervenção em crise e emergência social, Pactor
Gabatz, C. (2020).;Globalização, exclusão social e direitos humanos na sociedade contemporânea: alguns aportes para o debate., Barbarói, 57, 29-43.
Teles, N e Caldas, J.C. (2019);Tecnologis e trabalho no sec XXI: uma proposta de abordagem, Caderno do Observatório, 12
Salmon, J-M (2002);Um mundo a grande velocidade - globalização , Manuel de Instruções, Ambar
Santos, V. M. (2020).;Transformações societárias: repercussões no serviço social, Rev. katálysis, 23 (01), 53-62
United Nations (2015);The MillenniumDevelopment Goals Report , ONU

Métodos de Ensino

A metodologia de ensino que será utilizada pretende ser diversificada e estruturada em função das experiências profissionais e sociais dos estudantes, enquanto cidadãos e interventores sociais. Recorrer-se-á, por isso, aos seguintes métodos de ensino ¿ aprendizagem:
1) abordagem expositiva dos conteúdos, com apelo constante à participação dos estudantes;
2) debates reflexivos, podendo contar com a presença de profissionais externos com experiência e know how nas temáticas em reflexão;
3) análise de documentos escritos e visuais (filmes/documentários) sobre os conteúdos programáticos e posterior reflexão individual ou em pequenos grupos. 



Modo de Avaliação

3

Componentes de Avaliação e Ocupação registadas

Descrição Tipo Tempo (horas) Data de Conclusão
Participação presencial (estimativa)  Aulas  30
  Total: 30

Avaliação Contínua

Os estudantes poderão optar por uma das seguintes modalidades de avaliação:

1. Avaliação distribuída:

a) Ensaio crítico individual. Ponderação de 50%, Os/as estudantes deverão consultar o guião orientador para a elaboração do trabalho disponível na pasta de documentos da UC no Sigarra. O trabalho deverá ser entregue na época normal de exame.

b) Apresentação oral de um texto previamente selecionado (trabalho de grupo - máximo 2 estudantes). Ponderação de 40%.

c) Participação ativas nas aulas. Ponderação de 10%. Neste parâmetro serão considerados: a qualidade das intervenções nas aulas; o grau de envolvimento nas atividades pedagógicas realizadas ao longo do semestre.


2. Exame final

Exame escrito. Ponderação de 100%.



Avaliação Final

Avaliação distribuída

1. Ensaio crítico individual - 50%
2. Apresentação oral de texto - 40%
3. Participação nas aulas - 10%

OU

Exame final
Exame - 100%

Provas e Trabalhos Especiais

Não aplicável.

Avaliação Especial (TE, DA, ...)

De acordo com o RAC do ISSSP. 

Melhoria de Classificação Final/Distribuída

De acordo com o RAC do ISSSP. 

Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

Sendo o principal objetivo desta UC a reflexão e análise de problemas sociais que são objeto central de trabalho das/dos estudantes de mestrado, assim como as políticas sociais que procuram fazer face a esses mesmos problemas, a metodologia de ensino adotada será participativa, com vista a permitir um debate rico e a troca de ideias, de acordo com os seus interesses académicos e profissionais. Porém, a metodologia a usar não abdicará de introduzir novos problemas e análises que contribuam para a construção de novas estruturas de conhecimento, com base em abordagens científicas oriundas de campos disciplinares diversificados, como o Serviço Social, a antroposociologia, a ética e a ciência política. Uma abordagem complexa e atual dos principais problemas sociais contemporâneos, ora através de exposições mais teóricas, ora através das reflexões por parte de especialistas convidados e/ou da visualização de filmes/documentários. Pretende-se, assim, estimular nas/nos estudantes uma leitura que ultrapasse os conteúdos mais genéricos abordados na formação inicial do primeiro ciclo do ensino superior.