Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem
O objetivo central da UC é identificar e analisar as transformações societais focando os problemas sociais contemporâneos e a sua tradução em vários campos e dinâmicas da vida das sociedades atuais. Pretende-se que a/o estudante: i) desenvolva competências de interpretação sobre alguns dos mais relevantes problemas sociais contemporâneos e o modo como estes se refletem nos indivíduos, estruturas e práticas sociais; ii) analise esses mesmos problemas no contexto da modernidade e da sociedade de risco; iii) reflita sobre a (re)configuração do Estado nas sociedades capitalistas e seu impacto nas políticas sociais; iv) aprofunde competências para a aplicação dos conhecimentos adquiridos; v) se capacite com competências habilitantes para um agir profissional informado e critico enquanto Assistente Social.
Programa
1. As transformações societais e a mudança social
1.1. A globalização: um velho e um novo processo
1.2. Os impactos da globalização em vários campos e escalas 1.3. O crescimento e pluralização das desigualdades no contexto da modernidade e da sociedade de risco 1.4. A Inteligência Artificial: como progresso e/ou problema
2. Problemas sociais atuais: perfil, reconfiguração e enfrentamentos
2.1. A recomposição laboral: nas relações, a flexibilização e a insegurança profissional
2.2. Migrações e Refugiados: fluxos, razões e efeitos socio-políticos
2.3. Os problemas ambientais: desafios ecológicos e consequências nos modelos de intervenção 2.4. O Racismo, a xenofobia, o fundamentalismo, o sexismo: perfil e condições de exacerbamento
2.5 Os problemas na ótica dos documentos (inter)nacionais - o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
3. Intervenções públicas: responsabilidades, ações e parcerias
3.1. Politicas Sociais: que políticas?
3.2. Politicas Sociais em Portugal e na União Europeia
3.3. A trajetória das intervenções públicas e o designado Estado Social
3.4. O papel do estado na redução/mitigação das desigualdades
3.5. As politicas sociais e os direitos: uma construção permanente
3.6. Reconfiguração dos sistemas de bem estar e os impactos no Serviço Social 3.7. Consolidação de lógicas de ação em sociedades de progresso.
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos da UC
O programa está estruturado em três blocos formados por temáticas interdependentes. No 1º bloco do programa visa-se dotar as/os estudantes com instrumentos de análise e reflexão sobre o contexto atual nas sua variadas dimensões a saber: sociais, económicas, culturais e políticas enquanto base fundamental de assentamento teórico e prático dos restantes dois blocos. O 2º conjunto temático enforma o estudo e apreensão de alguns dos problemas societais contemporâneos e da(s) forma(s) como interferem na vida das pessoas, das estruturas e, ainda, das intervenções teórico-práticas das/dos Assistentes Sociais. No 3º bloco temático propõe-se estimular o debate e reflexão sobre o alcance e modos de ação do Estado e das Politicas Sociais, com o que se espera desenvolver uma leitura informada e critica sobre estes instrumentos. Considera-se importante relevar e exemplificar não só o perfil de políticas e medidas a nível nacional, mas também da sua expressão internacional (mormente em contexto da Europa Comunitária)
Bibliografia Principal
Adão e Silva, P. (2002);O modelo de welfare da Europa do sul: reflexões sobre a utilidade do conceito, Sociologia, Problemas e Práticas, 38
Araújo, L., & Rodrigues, M. (2017). Modelos de análise das políticas públicas. Sociologia, Problemas e Práticas, 83, 11- 35
Beck, U. (2017). A Metamorfose do Mundo. Coimbra: Edições 70.
Branco, F. (2017). O Serviço Social como elemento substantivo de efectivação da Política Social. In M. Neves & A. Félix (Eds.). Ética Aplicada: Protecção Social (pp. 49-72). Lisboa: Edições 70.
Dominelli, L. (2010);Globalization, contemporary challenges and social work practice, International Social Work, 53(5), 599-612
Duarte, F. (2015).;A violação dos direitos sociais nos países do sul da Europa, Intervenção Social, 42/45, 25¿41
Rodrigues, F. (2009) ;Novas politicas sociais: uma janela (in)discreta sobre um outro lugar do Estado, Politica social, trabalho e democracia em questão, 179-208
Serroy, J. e Lipovetsky, G. (2018);A Cultura Mundo Resposta a uma sociedade desorientada, Edições 70. ISBN: 9789724415864
Standing, G. (2014). O Precariado. A nova classe perigosa. Lisboa: Editorial Presença.
Teles, N. e Caldas, J. C.;Tecnologia e Trabalho no sec XXI: uma proposta de abordagem, Caderno do Observatório n.12., 2019
Bibliografia Complementar
Aila-Leena Matthies, Kati Narhi;The Ecosocial Transition of Societies The contribution of social work and social policy, Routledge, 2019. ISBN: 9780367152208
Carvalho, M.I. (2020);Serviço Social em catástrofes - Intervenção em crise e emergência social, Pactor
Gabatz, C. (2020).;Globalização, exclusão social e direitos humanos na sociedade contemporânea: alguns aportes para o debate., Barbarói, 57, 29-43.
Teles, N e Caldas, J.C. (2019);Tecnologis e trabalho no sec XXI: uma proposta de abordagem, Caderno do Observatório, 12
Salmon, J-M (2002);Um mundo a grande velocidade - globalização , Manuel de Instruções, Ambar
Santos, V. M. (2020).;Transformações societárias: repercussões no serviço social, Rev. katálysis, 23 (01), 53-62
United Nations (2015);The MillenniumDevelopment Goals Report , ONU
Métodos de Ensino
A metodologia de ensino que será utilizada pretende ser diversificada e estruturada em função das experiências profissionais e sociais dos estudantes, enquanto cidadãos e interventores sociais. Recorrer-se-á, por isso, aos seguintes métodos de ensino ¿ aprendizagem: 1) abordagem expositiva dos conteúdos, com apelo constante à participação dos estudantes; 2) debates reflexivos, podendo contar com a presença de profissionais externos com experiência e know how nas temáticas em reflexão; 3) análise de documentos escritos e visuais (filmes/documentários) sobre os conteúdos programáticos e posterior reflexão individual ou em pequenos grupos.
Modo de Avaliação
3
Componentes de Avaliação e Ocupação registadas
Descrição
Tipo
Tempo (horas)
Data de Conclusão
Participação presencial (estimativa)
Aulas
30
Total:
30
Avaliação Contínua
Os estudantes poderão optar por uma das seguintes modalidades de avaliação:
1. Avaliação distribuída:
a) Ensaio crítico individual. Ponderação de 50%, Os/as estudantes deverão consultar o guião orientador para a elaboração do trabalho disponível na pasta de documentos da UC no Sigarra. O trabalho deverá ser entregue na época normal de exame.
b) Apresentação oral de um texto previamente selecionado (trabalho de grupo - máximo 2 estudantes). Ponderação de 40%.
c) Participação ativas nas aulas. Ponderação de 10%. Neste parâmetro serão considerados: a qualidade das intervenções nas aulas; o grau de envolvimento nas atividades pedagógicas realizadas ao longo do semestre.
2. Exame final
Exame escrito. Ponderação de 100%.
Avaliação Final
Avaliação distribuída
1. Ensaio crítico individual - 50% 2. Apresentação oral de texto - 40% 3. Participação nas aulas - 10%
OU
Exame final Exame - 100%
Provas e Trabalhos Especiais
Não aplicável.
Avaliação Especial (TE, DA, ...)
De acordo com o RAC do ISSSP.
Melhoria de Classificação Final/Distribuída
De acordo com o RAC do ISSSP.
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular
Sendo o principal objetivo desta UC a reflexão e análise de problemas sociais que são objeto central de trabalho das/dos estudantes de mestrado, assim como as políticas sociais que procuram fazer face a esses mesmos problemas, a metodologia de ensino adotada será participativa, com vista a permitir um debate rico e a troca de ideias, de acordo com os seus interesses académicos e profissionais. Porém, a metodologia a usar não abdicará de introduzir novos problemas e análises que contribuam para a construção de novas estruturas de conhecimento, com base em abordagens científicas oriundas de campos disciplinares diversificados, como o Serviço Social, a antroposociologia, a ética e a ciência política. Uma abordagem complexa e atual dos principais problemas sociais contemporâneos, ora através de exposições mais teóricas, ora através das reflexões por parte de especialistas convidados e/ou da visualização de filmes/documentários. Pretende-se, assim, estimular nas/nos estudantes uma leitura que ultrapasse os conteúdos mais genéricos abordados na formação inicial do primeiro ciclo do ensino superior.