• EN
  • Ajuda Contextual
  • Imprimir
  • Facebook
  • Instagram
  • Youtube
  • LinkedIn
Você está em: Início > Cursos > Unidades Curriculares > 23MGS2101

Gestão das Organizações


Código: 23MGS2101    Sigla: GOS
Áreas Científicas: ECONOMIA

Ocorrência: 2023/24 - 1S

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos Horas Contacto Horas Totais
MGS 11 Aviso nº 16432/2023, de 30 de Agosto 5 ECTS

Horas Efetivamente Lecionadas

1TMGS

Teórico-Práticas: 30,00
Inquéritos: 0,00

Docência - Horas

Teórico-Práticas: 2,00
Inquéritos: 0,00

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 1 2,00
Gabriel Augusto Leite Mota   2,00

Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem

OCRA1. Fornecer aos alunos os conceitos e alguns instrumentos de análise teórico-prática sobre a gestão das organizações, com ou sem fins lucrativos. 
OCRA 2. Contribuir para uma superior competência na análise dos problemas e na tomada de decisão dos profissionais com responsabilidades, actuais e futuras, na gestão de serviços de apoio a idosos, de forma a serem capazes de contribuir para o planeamento e para a gestão estratégica e financeira de organizações e de projectos. 
OCRA 3. Promover a compreensão e a utilização dos instrumentos mais comuns de planeamento e gestão de forma a permitir aumentar a eficácia, a eficiência e a responsabilidade social das organizações.

Programa

1. Aspectos gerais das organizações
1.1. Noção de organização
1.2. Empresas vs. Organizações sem Fins Lucrativos
1.3. Organizações do Terceiro Sector
1.4. As organizações e o seu ambiente
1.5. Gestão das organizações: conceito, funções e níveis
2. Planeamento e estratégia
2.1. Missão e Objectivos
2.2. Planos
2.3. Níveis de planeamento
2.4. Análise ao ambiente externo e análise interna da organização
2.5. Classificação das estratégias
2.6. Técnicas de apoio à formulação da estratégia
3. Análise de projectos de investimento
3.1. Projectos de investimento: conceito e tipos
3.2. Elementos de um projecto de investimento
3.3. Principais fontes de financiamento do investimento
3.4. Aplicação: criação de um lar de idosos
4. Noções de contabilidade e de análise financeira
4.1. Fluxos contabilísticos
4.2. Demonstrações financeiras periódicas
4.3. Análise financeira de organizações: principais indicadores.

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos da UC

Ao se expor e debaterem os aspectos gerias das organizações e as dimensões do planeamento e estratégia, está-se a cumprir o OCRA 1.

Ao se expor e debaterem a análise de projectos de investimento e as noções de contabilidade e análise financeira, está-se a cumprir o OCRA 3.
A globalidade dos tópicos elencados nos conteúdos programáticos concorre para o cumprimento do OCRA 2.

Bibliografia Principal

J. Lisboa, A. Coelho, F. Coelho, F. Almeida e A. Martins;Introdução à Gestão de Organizações , Grupo Vida Económica, 2011. ISBN: 9789727883974 (3ª Edição)
Sebastião Teixeira;Gestão das Organizações, Verlag Dashofer, 2010. ISBN: 978-989-642-082-6

Bibliografia Complementar

Carvalho, João Manuel da Silva; Organizações não lucrativas: aprendizagem organizacional, orientação de mercado, planeamento estratégico e desempenho, Edições Sílabo, 2005. ISBN: 972-8063-27-X
Drucker, Peter F.;As organizações sem fins lucrativos, Difusão Cultural, 1997. ISBN: 972-709-188-1

Métodos de Ensino

Método expositivo acompanhado de debates críticos na aula.


Modo de Avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação e Ocupação registadas

Descrição Tipo Tempo (horas) Data de Conclusão
Participação presencial (estimativa)  Aulas  30
  Total: 30

Avaliação Contínua

Dois testes. Um a meio do semestre, outro na data do exame final. Cada teste vale 50% da classificação final.

Avaliação Final

Exame final.

Provas e Trabalhos Especiais

N.a.

Avaliação Especial (TE, DA, ...)

Conforme RA.

Melhoria de Classificação Final/Distribuída

Conforme RA.

Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

Dada a natureza teórico-prática desta unidade curricular, o método expositivo considera-se adequado para a explanação dos conceitos propostos, enquanto que o debate crítico apela ao lado mais prático da UC, pondo-se em perspectiva os conceitos teóricos com casos práticos e experiências profissionais dos discentes.