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Seminário de Dissertação/Trabalho de Projecto/Estágio


Código: 23MGS2110    Sigla: SDTE
Áreas Científicas: Gerontologia

Ocorrência: 2023/24 - 2S

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos Horas Contacto Horas Totais
MGS 11 Aviso nº 16432/2023, de 30 de Agosto 10 ECTS

Horas Efetivamente Lecionadas

1TMGS

Trabalho de Campo: 0,00
Seminário: 14,00

Docência - Horas

Trabalho de Campo: 1,00
Seminário: 2,00

Tipo Docente Turmas Horas
Trabalho de Campo Totais 1 1,00
Seminário Totais 1 2,00
Sónia Patrícia Vilar Martins   2,00

Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem

1. Proporcionar aos mestrandos um espaço letivo que permita a consolidação dos saberes, nomeadamente metodológicos, indispensáveis à realização do projeto de dissertação, do trabalho de projeto ou do relatório de estágio e indispensáveis ao desenvolvimento futuro do trabalho tutelado.
2. Adquirir a capacidade de analisar criticamente a coerência entre os modelos de ação adotados, as respostas institucionais, as necessidades dos indivíduos e grupos e os resultados conseguidos, confrontando modelos e práticas de intervenção com os resultados obtidos no combate ao isolamento social, desvalorização simbólica e alheamento cultural dos idosos.
3. Apoiar a elaboração do projeto de trabalho tutelado para encerramento do mestrado.

Programa

1. A elaboração de projetos de investigação/intervenção
1.1 Aprofundamento de sínteses teóricas fundamentais sobre o envelhecimento como fenómeno social e objeto de intervenção.
1.2 Elaboração de hipóteses de investigação e a sua tradução em hipóteses de ação
1.3 A construção de instrumentos de recolha e tratamento de informação
1.4 Experimentação de modelos de intervenção ajustados ao "envelhecimento ativo"


2. Problemas de aplicação das metodologias de intervenção

3. Avaliação e desenvolvimento de uma cultura organizacional aberta à reflexividade

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos da UC

Este seminário de investigação está vocacionado para aprofundar competências teóricas, processuais e práticas que assegurem a realização de diagnósticos e intervenções qualificadoras da realidade social das pessoas mais velhas, a partir de exercícios profissionais que rompam, nos mais diversos contextos, com modos de funcionamento estereotipados e tradicionais das organizações que intervêm na velhice.
A articulação dos temas de trabalho final tutelado que o seminário apoia, com linhas de investigação definidas pelo Centro de Investigação em Ciências do Serviço Social do ISSSP, assegura, também as condições necessárias para que os estudantes adquiram uma especialização de natureza académica por via da atividade de investigação (dissertação), de inovação (trabalho de projeto) ou de aprofundamento de competências profissionais (estágio), em todos os casos acompanhada de uma orientação tutelar fortemente personalizada.

Bibliografia Principal

Fortin MF ;O processo de Investigação: da concepção à realização (5ºed.). , Loures. Portugal. Lusociência. Editor: Lusodidacta , 2009. ISBN: 9789728383107
Fortin, M. F., Côté, J., & Filion, F. ;Fundamentos e etapas do processo de investigação, Lusodidacta , 2009. ISBN: 9789898075185
Creswell, J., & Creswell, J.D. ;Research design. Qualitative, quantitative and mixed methods approaches. , Sage, 2018
Creswell, J. W., & Poth, C. N. ;Qualitative inquiry and research design: Choosing among five approaches., Sage publications., 2016
Weil, J. ;Research design in aging and Social Gerontology. Quantitative, qualitative, and mixed methods research. , Routledge, 2017
Rowles, G; Schoenberg, N (eds) ;Qualitative Gerontology, New York: Springer, 2002
Bergeman, C. S., & Boker, S. M. ;Methodological issues in aging research, Mahwah, N.J.: Lawrence , 2006
Barbier JM ;Elaboração de Projectos de Acção e de Planificação, Porto: Porto editora, 1993
Serrano G. ;Elaboração de projetos sociais: Casos práticos, Porto Editora., 2008
Hoogenboom, B. J., & Manske, R. C. ;How to write a scientific article, International journal of sports physical therapy, 7(5), 512¿517., 2012
Donato H, Donato M. ;Stages for Undertaking a Systematic Review, Acta Med Port. 2019;32(3):227-35. , 2019
Hill M, Hill A;Investigação por questionário, Edições Sílabo., 2009
Moreira JM. ;Questionários: Teoria e Prática , Coimbra: Almedina, 2004

Observações Bibliográficas

O atendimento aos estudantes decorre no Gabinete 3, às 4ª feiras (14:00h-16:30h) e 5ª feiras (14:00h às 16:00h). A docente poderá ajustar o seu horário às necessidades dos trabalhadores-estudantes, devendo o atendimento ocorrer sob marcação prévia por email.

Métodos de Ensino

O fenómeno social do envelhecimento articula processos que, pela diversidade de dimensões que movimenta, apela para o desenvolvimento de reflexões múltiplas e disciplinarmente diversas.
Este caráter complexo e multidimensional do fenómeno do envelhecimento não podia deixar de estar refletido na metodologia de ensino deste seminário, enquanto disciplina indispensável à realização do trabalho tutelado final. De facto, o seminário de dissertação, trabalho de projeto ou estágio funciona através do contributo de professores do ISSSP e de professores convidados para apresentação de diversas matérias curriculares.
Esta metodologia de ensino implementa, ainda, uma avaliação de conhecimentos que consiste na realização e apresentação, para debate, de um trabalho individual de fim de semestre na área da gerontologia social aplicada à sociedade portuguesa, para a exercitação dos conhecimentos teórico-práticos obtidos.


Modo de Avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação e Ocupação registadas

Descrição Tipo Tempo (horas) Data de Conclusão
Participação presencial (estimativa)  Aulas  45
20% - Assiduidade e participação ativa nas aulas (registo de presenças nos seminários)  Participação Presencial  2024-05-31
80% - Realização de um trabalho escrito individual (Pré-projecto)  Projectos  2024-05-31
  Total: 45

Avaliação Contínua

De acordo com o Regulamento de Avaliação de Conhecimentos (RAC) (artigo 9º, Capítulo II ¿ Regimes de Avaliação) a unidade curricular de Seminário de Dissertação/Trabalho de Projecto/Estágio é obrigatoriamente de avaliação contínua, pelo que os estudantes só poderão faltar a um máximo de 25% do total de aulas nesta UC (segundo o nº 7 do artigo 10º do RAC).

A avaliação desta UC será o resultado das seguintes ponderações:
1. Assiduidade e participação ativa nas aulas (registo de presenças nos seminários) (20%)
2. Realização de um trabalho escrito individual (Pré-projecto) (80%)

Avaliação Especial (TE, DA, ...)

De acordo com o Regulamento dos Cursos de 2º ciclo (Mestrado) do ISSSP.

Melhoria de Classificação Final/Distribuída

De acordo com o Regulamento dos Cursos de 2º ciclo (Mestrado) do ISSSP.

Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

O encerramento deste 2º ciclo de estudos implica a realização de um trabalho final. Para a sua realização, os mestrandos têm que apresentar um projeto que constitui uma primeira abordagem ao caminho que estes pretendem percorrer para encerramento do mestrado, nomeadamente uma dissertação de natureza científica, um estágio ou um trabalho de projeto. Qualquer uma destas opções é um trabalho autónomo, mas tutelado. Este trabalho tutelado deverá refletir, também, na sua construção teórica ou no seu diagnóstico da situação-problema, o caráter multidisciplinar do fenómeno do envelhecimento.
O seminário de dissertação, trabalho de projeto ou estágio apresenta, por isso, métodos de ensino que, articulando a exposição multidisciplinar com a problematização coletiva das matérias curriculares, consolida condições para a realização do trabalho tutelado final, bem como para a apresentação prévia do referido projeto de trabalho tutelado.