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Diagnóstico Social


Código: 23MIS2301    Sigla: DS
Áreas Científicas: SERVIÇO SOCIAL

Ocorrência: 2023/24 - 1S

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos Horas Contacto Horas Totais
MISIJR 16 Aviso nº 14192/2023, de 27 de Julho 8 ECTS 30

Horas Efetivamente Lecionadas

1TMISIJ

Teórico-Práticas: 28,00
Inquéritos: 0,00

Docência - Horas

Teórico-Práticas: 2,00
Inquéritos: 0,00

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 1 2,00
Elsa Montenegro Moreira Marques   1,00
Maria Sidalina Pinho de Almeida   1,00

Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem

1 Desenvolver competências ao nível da elaboração de diagnósticos de crianças e jovens em situação de risco e/ou perigo: 

1.1 Adquirir saberes teóricos para identificar problemas 
1.2 Elaborar problemáticas teóricas capazes de romper com interpretações de senso comum; 
1.3 Exercitar a construção de guiões de recolha de informação para o diagnóstico psicossocial.

2. Adquirir saberes a investir numa ação focada na qualidade do trabalho das organizações que integram o sistema de promoção e proteção da infância e juventude em risco. 
2.1 Identificação dos obstáculos gerados pelos modos de organização e de funcionamento institucional que impedem o cumprimento pleno da missão das organizações que intervêm no risco; 
2.2 perceber os caminhos da intervenção focada na mudança organizacional;
2.3 Construir guiões de recolha de informação para a realização do diagnóstico sócio-institucional.

Programa

1. Considerações teóricas gerais sobre o diagnóstico psicossocial: a identificação e análise de situações sociais numa perspectiva de pesquisa operacional 

 2. Etapas do diagnóstico psicossocial 
2.1 Identificação de problemas sociais e construção de problemáticas teóricas relativas a situações de risco que afetam crianças e jovens. 
3. Contributos da psicosociologia das organizações para o diagnóstico sócio-institucional: da gestão tradicional à promoção do desenvolvimento social nas organizações de proteção da infância e juventude em risco. 
4. Etapas do diagnóstico sócio-institucional 
4.1 Identificação de obstáculos que impedem o cumprimento da missão 
4.1.1 Dimensões de análise: projeto institucional; espaços; recursos materiais; estrutura organizacional; clima social; equipas; práticas de cuidado; parcerias.

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos da UC

Em consonância com o principal objetivo da disciplina, os conteúdos programáticos encontram-se estruturados em função de dois princípios básicos. O primeiro diz respeito à seleção e articulação de diversos saberes teóricos adequados à compreensão A) dos processos sociais que estão na origem dos problemas concretos que atingem as crianças e os jovens B) e dos modos de organização e de funcionamento organizacionais que podem colocar em risco as crianças e jovens que as organizações visam proteger e promover. O segundo princípio de fundo considerado foi o de procurar refletir sobre as transformações a desencadear a fim de superar os problemas sociais específicos que atingem as crianças e os jovens e os obstáculos existentes nos modos de organização e de funcionamento das organizações cuja missão é promover e proteger as crianças e jovens em risco.

Bibliografia Principal

Ander-Egg, E., Idánez,M. ;Diagnóstico Social: conceitos e metodologias. , Porto: REAPN , 2008
Ferreira, J.; Serviço Social e modelos de bem-estar para a infância: modus operandi do assistente social na promoção da proteção à criança e à família. , Lisboa: ISCTE, 2009
Marques, E.; Queiroz, C.;A Teoria do habitus para a prática do serviço social. Uma experiência de investigação-ação ao serviço da inclusão. , Porto: Edições Afrontamento, 2014
Montano, T. (Coord.) Equipa Técnica de Apoio à Comissão Nacional de Protecção de Crianças e Jovens em Risco ;Promoção e Proteção dos Direitos das Crianças: Guia de orientações para os profissionais da ação social na abordagem de situações de maus tratos , 2011
Torres, A. (Coord.);Estudo de diagnóstico e avaliação das Comissões de Protecção de Crianças e Jovens. , Lisboa: Centro de Investigação e Estudos de Sociologia. Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa, 2008

Métodos de Ensino

A pedagogia a utilizar nas aulas assenta em dinâmicas interativas centradas na discussão e reflexão crítica a respeito 1) do processo de recolha de informação junto de menores em risco e/ou em perigo e das organizações que os protegem e promovem; 2) dos instrumentos de caracterização diagnóstica utilizados no Sistema de Proteção e Proteção de Menores; 3) da génese dos principais fenómenos e problemas sociais que atingem crianças e jovens em situação de grave privação material, cultural e simbólica e dos fatores e mecanismos de ordem organizacional que colocam os jovens em risco ou que os promovem e protegem.


Modo de Avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Avaliação Final

A avaliação da disciplina será no regime de avaliação distribuída feita a partir de um dos seguintes elementos de avaliação: 1. Realização de um trabalho escrito individual: elaboração de um diagnóstico social (60%) 

2. Apresentação oral do exercício escrito (40%).

Ou

Exame Final

Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

Sendo o principal objetivo da disciplina a elaboração de diagnósticos, o processo de ensino - aprendizagem implica o predomínio dos métodos ativos orientados para a seleção de contributos teóricos indispensáveis à construção de instrumentos de recolha de informação utilizados na elaboração dos diagnósticos sociais. Os alunos têm a oportunidade de elaborar e aplicar os guiões de diagnóstico e, desta forma, atribuir significado e utilidade prática aos conhecimentos teóricos requeridos para a sua elaboração e desenvolver saberes processuais e saberes fazer que, no futuro, poderão investir numa ação inovadora. Pois, o exercício de realização da análise de SWOT, ao permitir identificar os pontos fracos e os pontos fortes e também as ameaças e as oportunidades, conduz os alunos à definição de ações de melhoria capazes de promover e proteger a infância e juventude em risco.