Código: | 23MIS2301 | Sigla: | DS | |
Áreas Científicas: | SERVIÇO SOCIAL |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
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MISIJR | 16 | Aviso nº 14192/2023, de 27 de Julho | 1º | 8 ECTS | 30 |
Teórico-Práticas: | 28,00 |
Inquéritos: | 0,00 |
Docência - Horas
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1 Desenvolver competências ao nível da elaboração de diagnósticos de crianças e jovens em situação de risco e/ou perigo:
1. Considerações teóricas gerais sobre o diagnóstico psicossocial: a identificação e análise de situações sociais numa perspectiva de pesquisa operacional
Em consonância com o principal objetivo da disciplina, os conteúdos programáticos encontram-se estruturados em função de dois princípios básicos. O primeiro diz respeito à seleção e articulação de diversos saberes teóricos adequados à compreensão A) dos processos sociais que estão na origem dos problemas concretos que atingem as crianças e os jovens B) e dos modos de organização e de funcionamento organizacionais que podem colocar em risco as crianças e jovens que as organizações visam proteger e promover. O segundo princípio de fundo considerado foi o de procurar refletir sobre as transformações a desencadear a fim de superar os problemas sociais específicos que atingem as crianças e os jovens e os obstáculos existentes nos modos de organização e de funcionamento das organizações cuja missão é promover e proteger as crianças e jovens em risco.
Ander-Egg, E., Idánez,M. ;Diagnóstico Social: conceitos e metodologias. , Porto: REAPN , 2008 |
Ferreira, J.; Serviço Social e modelos de bem-estar para a infância: modus operandi do assistente social na promoção da proteção à criança e à família. , Lisboa: ISCTE, 2009 |
Marques, E.; Queiroz, C.;A Teoria do habitus para a prática do serviço social. Uma experiência de investigação-ação ao serviço da inclusão. , Porto: Edições Afrontamento, 2014 |
Montano, T. (Coord.) Equipa Técnica de Apoio à Comissão Nacional de Protecção de Crianças e Jovens em Risco ;Promoção e Proteção dos Direitos das Crianças: Guia de orientações para os profissionais da ação social na abordagem de situações de maus tratos , 2011 |
Torres, A. (Coord.);Estudo de diagnóstico e avaliação das Comissões de Protecção de Crianças e Jovens. , Lisboa: Centro de Investigação e Estudos de Sociologia. Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa, 2008 |
A pedagogia a utilizar nas aulas assenta em dinâmicas interativas centradas na discussão e reflexão crítica a respeito 1) do processo de recolha de informação junto de menores em risco e/ou em perigo e das organizações que os protegem e promovem; 2) dos instrumentos de caracterização diagnóstica utilizados no Sistema de Proteção e Proteção de Menores; 3) da génese dos principais fenómenos e problemas sociais que atingem crianças e jovens em situação de grave privação material, cultural e simbólica e dos fatores e mecanismos de ordem organizacional que colocam os jovens em risco ou que os promovem e protegem.
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A avaliação da disciplina será no regime de avaliação distribuída feita a partir de um dos seguintes elementos de avaliação: 1. Realização de um trabalho escrito individual: elaboração de um diagnóstico social (60%)
Sendo o principal objetivo da disciplina a elaboração de diagnósticos, o processo de ensino - aprendizagem implica o predomínio dos métodos ativos orientados para a seleção de contributos teóricos indispensáveis à construção de instrumentos de recolha de informação utilizados na elaboração dos diagnósticos sociais. Os alunos têm a oportunidade de elaborar e aplicar os guiões de diagnóstico e, desta forma, atribuir significado e utilidade prática aos conhecimentos teóricos requeridos para a sua elaboração e desenvolver saberes processuais e saberes fazer que, no futuro, poderão investir numa ação inovadora. Pois, o exercício de realização da análise de SWOT, ao permitir identificar os pontos fracos e os pontos fortes e também as ameaças e as oportunidades, conduz os alunos à definição de ações de melhoria capazes de promover e proteger a infância e juventude em risco.