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Pobreza e Exclusão Social


Código: 23MIS2303    Sigla: PES
Áreas Científicas: SOCIOLOGIA

Ocorrência: 2023/24 - 1S

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos Horas Contacto Horas Totais
MISIJR 17 Aviso nº 14192/2023, de 27 de Julho 6 ECTS

Horas Efetivamente Lecionadas

1TMISIJ

Teóricas: 28,00
Inquéritos: 0,00

Docência - Horas

Teóricas: 2,00
Inquéritos: 0,00

Tipo Docente Turmas Horas
Teóricas Totais 1 2,00
Idalina Maria Morais Machado   2,00

Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem

1. Fornecer conhecimentos que permitam aprofundar a interpretação da pobreza e desqualificação social como fenómeno social e cultural complexo e diversificado.
2. Contribuir para a construção de uma síntese teórica que potencie a construção de hipóteses teóricas a respeito dos mecanismos sociais, culturais e psicológicos que participam na produção da pobreza e exclusão social e fundamente a construção de hipóteses operacionais suscetíveis de orientar a intervenção social neste campo.

Programa

1. Pobreza/exclusão social: abordagem histórica

2. Tradições de abordagem da pobreza: potencialidades e limites
2.1.Tradição Sócio-Económica: pobreza absoluta e pobreza relativa
2.2. Tradição Culturalista
2.3. Tipologia de modalidades de pobreza: integrada, marginal e desqualificante

3. Dimensões da exclusão social
3.1. Exclusão no plano económico, relacional/social e simbólico
3.2. O processo de desinserção social

4. Fatores, categorias e modos de vida da pobreza.
4.1. Principais fatores socioeconómicos explicativos da (re)produção da pobreza em Portugal.
4.2. Principais categorias sociais vulneráveis à pobreza em Portugal.
4.3. As respostas culturais e identitárias à privação:
4.3.1. O conceito de modo de vida e a pluralidade de modos de vida da pobreza
4.3.2. Estratégias identitárias mobilizáveis para enfrentar a experiência da desqualificação social: os frágeis, os assistidos e os marginais

5. Pobreza e território: a inscrição das desigualdades sociais no espaço e a produção de contextos de socialização geradores de vulnerabilidade cultural, relacional e simbólica

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos da UC

Os fenómenos da pobreza e da exclusão social são multidimensionais e resultam de processos complexos. Romper com visões individualistas, naturalistas e etnocêntricas sobre o problema da pobreza e compreender que esta resulta da acumulação de desigualdades interdependentes (relações entre privação económica, cultural, social e simbólica), é fundamental para que a prática dos interventores sociais não incida em estratégias de intervenção meramente assistencialistas e reprodutoras dos problemas sociais.
Os processos de intervenção social junto de crianças e jovens em risco de exclusão social pressupõem a ultrapassagem de visões dicotómicas que opõem as abordagens estruturais da pobreza (relevo dos processos sócio-organizacionais de produção da pobreza) às abordagens culturalistas e interacionistas.

Bibliografia Principal

Diogo, F. et al. ;A pobreza em Portugal. Trajetos e Quotidianos, FFMS, 2021
Capucha, L. ;Desafios da Pobreza, Celta Editora, 2005
Diogo, F. ;Da pobreza infantil aos perfis de pobreza infantil, um caminho a trilhar. In M. Sarmento & F. Veiga (orgs), Pobreza Infantil: Realidades, desafios, Propostas. , Húmus.Disponível em https://www.academia.edu/35215300/Da_pobreza_infantil_aos_perfis_de_pobreza_infantil_pdf , 2010
Fernandes, A. T.;Formas e mecanismos de exclusão social. Sociologia ¿ Revista da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, 1, 9-66, Faculdade de Letras da UP, 1991
Gaulejac V. & Taboada-Leonetti, I. ;La lutte des places, EPI, 1991
Guerra, P. ;Da exclusão social à inclusão social: eixos de uma mudança paradigmática. Revista Angolana de Sociologia, 10, 91-110, 2012
Paugam, S. ;Le salariéde la précarité. Les nouveiles formes de l¿intégration professionnelle., PUF, 2000
Paugam, S.;A Desqualificação Social, Porto Editora, 2003
Paugam, S. ;Les formes élémentaires de la pauvreté, PUF, 2005
Silva, M. C. F. ;Será possível uma sociedade sem exclusão social? Que sociedade?. Actas do Forum Encontro Internacional Paulo Freire, 2005
Standing, G. ;O precariado e a luta de classes. Revista Crítica de Ciências Sociais, 103, 9-24., 2014
Shildrick, T. & Rucell, J.;Sociological Perspectives on Poverty, Joseph Rowntree Foundation., 2015
Wacquant, L. ;A estigmatização territorial na idade da marginalidade avançada. Sociologia ¿ Revista da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, 16, 27-39., Faculdade de Letras da UP, 2006
Wacquant, L.;Bourdieu na cidade. Desafios à teoria urbana, Outro modo, 2023

Métodos de Ensino

A disciplina tem um carácter teórico aplicado, pelo que as aulas estão programadas em sessões mais expositivas para explicitação dos principais conteúdos programáticos articulando-se a exposição teórica dos temas com a ilustração empírica e a participação dos alunos na sua discussão; visionamento de filmes e documentários focalizados nos fatores explicativos da (re)produção de situações de pobreza e exclusão social; e sessões dinamizadas pelos alunos através da apresentação de trabalhos sobre as problemáticas em questão.


Modo de Avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação e Ocupação registadas

Descrição Tipo Tempo (horas) Data de Conclusão
Participação presencial (estimativa)  Aulas  30
Prova individual  Teste/Exame  2
Estudo autónomo  Teste/Exame  118
  Total: 150

Avaliação Contínua

Os estudantes poderão optar por uma das seguintes modalidades de avaliação:

1. Avaliação distribuída

a) Realização de 1 exercício escrito individual na época de exames. Ponderação de 60%.

b) Realização de 1 trabalho de grupo com componente escrita (relatório) e componente oral (apresentação em sala de aula). Ponderação de 40% (30% componente escrita e 10% componente oral).

Para o efeito os alunos devem consultar o Guião orientador para a realização do trabalho de grupo.


2. Exame final
A avaliação consiste na realização de 1 exame escrito na época de exames. Ponderação de 100%. 

Avaliação Final

Avaliação distribuída
Teste escrito - 60%
Trabalho de grupo - 40%

OU

Exame Final
Exame - 100%

Provas e Trabalhos Especiais

Não aplicável.

Avaliação Especial (TE, DA, ...)

De acordo com as normas do RAC.

Melhoria de Classificação Final/Distribuída

De acordo com as normas do RAC.

Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

A compreensão da pobreza/exclusão social enquanto fenómeno multidimensional e a aplicação dos conhecimentos no exercício da prática como interventor social com crianças e jovens em risco de exclusão social pressupõe o recurso a metodologias de ensino que impliquem não só a apresentação dos principais conteúdos programáticos mas, sobretudo, e de forma constante, a participação ativa dos alunos através da discussão e apresentação de trabalhos.