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Problemas de Socialização Primária


Código: 23MIS2304    Sigla: PSP
Áreas Científicas: SOCIOLOGIA

Ocorrência: 2023/24 - 1S

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos Horas Contacto Horas Totais
MISIJR 17 Aviso nº 14192/2023, de 27 de Julho 6 ECTS

Horas Efetivamente Lecionadas

1TMISIJ

Teóricas: 28,00
Inquéritos: 0,00

Docência - Horas

Teóricas: 2,00
Inquéritos: 0,00

Tipo Docente Turmas Horas
Teóricas Totais 1 2,00
Madalena Sofia Alves de Oliveira   2,00

Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem

Refletir sobre os contributos teóricos do serviço social e da sociologia para apreender a socialização primária e a construção da identidade como processo dinâmico e produto da interação dialética entre fenómenos macroestruturais e contextos da vida quotidiana; processo atravessado por conflitos e contradições que podem inviabilizar a aprendizagem dos valores e padrões normativos dominantes.

Proporcionar instrumentos para problematizar os impactos das transformações das instituições (familiares, educativas, económicas, políticas) e do enfraquecimento do laço social na construção da realidade social subjetiva de crianças, adolescentes e jovens.

Adquirir instrumentos teoricamente construídos de observação de contextos de socialização primária, em especial dos que comportam ruturas que podem comprometer a aquisição de disposições adequadas a uma transição para a vida adulta, em moldes compatíveis com as exigências da inclusão social.

Programa

·A teoria psicossocial do desenvolvimento;
·Construção histórica do conceito de criança, adolescente e jovem;
·Os contributos da sociologia para análises dos processos de socialização;
·Transformações das estruturas familiares e transformações do papel socializador da família: inconsciências e fragilidades dos modelos familiares;
·Socialização primária marcada pelas privação relacional, cultural e simbólica: consequências no plano do desenvolvimento moral, no plano cognitivo e linguístico e no plano emocional.

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos da UC

Todos os objetivos estão presentes de forma implícita ou explicita em todos os pontos do programa.

Bibliografia Principal

Alarcão, M.; (Des) Equilíbrios Familiares. , Quarteto, 2002
Brazelton, T. B., Greenspan, I. ; A Criança e o seu mundo. Requisitos essenciais para o crescimento e aprendizagem, , Presença., 2002
Marques, Elsa; Queiroz, M. Cidália ; A Teoria do habitus para a prática do serviço social. Uma experiência de investigação-ação ao serviço da inclusão, , Afrontamento, 2014
Oliveira, M.S. ; Transmissão Intergeracional da Violência. Lisboa: , Chiado Editora, 2015

Bibliografia Complementar

Ilyas, F., Leventhal J., Magalhaes T, Oliveira M S, Oral R., Soldatou A., Stathi A., Stefano F., Zafar N. ;Child Abuse and Neglect. Successful Collaborations With International Partners. World Perspectives on Child Abuse, 13th Ed: 27-34 , 2018
Singly, F. ;Sociologie de la famille contemporaine, , Armand Colin, 2007

Métodos de Ensino

Método expositivo dos conteúdos programáticos, com utilização de PPT e vídeos;
Sessões teórico-práticas;

Resolução de casos práticos relativos à matéria lecionada;
Apelo à participação dos/das estudantes na discussão das matérias lecionadas.


Modo de Avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação e Ocupação registadas

Descrição Tipo Tempo (horas) Data de Conclusão
Participação presencial (estimativa)  Aulas  36
  Total: 36

Avaliação Contínua

--

Avaliação Final



Provas e Trabalhos Especiais

--

Avaliação Especial (TE, DA, ...)

--

Melhoria de Classificação Final/Distribuída

--

Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

A aquisição e/ou desenvolvimento de competências de aplicação prática de conceitos e de metodologias essenciais neste domínio, com recurso a metodologias de ensino ativas e aplicadas é incontornável.  As metodologias do processo ensino-aprendizagem devem integrar e fomentar esta valência experimental e crítica e, ao mesmo tempo, dar já as bases científicas necessárias para a construção de um profissional autónomo, crítico e capaz