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Seminário de Tese/Trabalho de Projeto/Estágio


Código: 23MIS2309    Sigla: S
Áreas Científicas: Ciências Sociais/Serviço Social

Ocorrência: 2023/24 - 2S

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos Horas Contacto Horas Totais
MISIJR 16 Aviso nº 14192/2023, de 27 de Julho 6 ECTS 30

Horas Efetivamente Lecionadas

1TMISIJ

Seminário: 0,00
Inquéritos: 0,00

Docência - Horas

Seminário: 2,00
Inquéritos: 0,00

Tipo Docente Turmas Horas
Seminário Totais 1 2,00
Madalena Sofia Alves de Oliveira   2,00

Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem

1. Capacitar para a construção de sínteses teóricas multirreferenciais apropriadas no decurso de outras unidades curriculares
2. Desenvolver as capacidades de investigação;
3. Treinar a utilização de tecnologias de estudo e registo de leituras e observação.
4. Elaboração de hipóteses de investigação
5. Sensibilizar para a análise de dados de investigação de pendor quantitativo e de pendor qualitativo

Programa

1. Organização das leituras e processo de construção de fichas de leitura que sejam instrumentos de treino de escrita original, e que se constituam como elementos de registo do trabalho intelectual desenvolvido para a escrita do trabalho final.
2. Aprofundamento de sínteses teóricas fundamentais sobre a infância e juventude em risco e sua articulação estruturada com os diferentes problemas e contextos empíricos dos campos de investigação.
3. Os objectivos de trabalho de investigação/ intervenção
4. A definição dos conceitos fundamentais, a abordagem teórica e a construção das dimensões da análise.
5. O objecto teórico e empírico nos processos de investigação/ intervenção
6. Análise de dados quantitativos

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos da UC

O conteúdo permite que o seminário acompanhe as necessidades de apoio e orientação do projecto de investigação dos estudantes nas diferentes fases do desenvolvimento do seu trabalho.
O seminário é um espaço facilitador para a construção das sínteses teóricas necessárias para a intervenção social pois o seu conteúdo pretende contribuir para desenvolver a capacidade analítica e crítica dos estudantes a partir dos conteúdos trabalhados nas unidades curriculares que vão sendo desenvolvidas ao logo dos semestres do curso.
O conteúdo integra ainda conhecimentos relacionados com a prática de investigação para desenvolver o saber processual e técnico dos estudantes para o uso de instrumentos de investigação e tratamento de dados.

Métodos de Ensino

Mobilizam-se métodos de ensino que articulam a exposição e a problematização colectiva das matérias, com outras sessões mais práticas que permitam que os alunos façam a consolidação das aprendizagens de questões metodológicas essenciais para a realização do seu trabalho final de mestrado. Assim, a disciplina funciona com sessões de trabalho teórico-práticas, por meio da utilização de metodologias expositivas, suportadas por elementos convencionais e multimédia, e com sessões mais práticas de discussão alargada de textos, de análise de documentos e de dados, nomeadamente quantitativos.

A avaliação será feita através da apresentação de um pré-projeto do que pretendem desenvolver no 2º ano.
Avaliação 
20% - assiduidade e participação
80% - pré-projeto.


Modo de Avaliação

Avaliação apenas com exame final

Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

O programa da disciplina privilegia metodologias de ensino ativas, centradas na desconstrução, com recurso a contributos científicos, das classificações e dos modos de interpretar os fenómenos sociais baseados no senso comum. Para o efeito, aposta-se na realização de exercícios que consistem na preparação e apresentação de leituras de modo a suscitar o debate alargado de pontos de vista e entendimentos, na análise e interpretação de informação estatística e na produção de trabalhos práticos que traduzam as análises teóricas da génese dos problemas em modos de agir.
A realização do projecto de tese, trabalho de projeto ou relatório de estágio remete igualmente para metodologias de ensino facilitadoras da participação em atividades científicas, sobretudo quando os trabalhos dos alunos ficam inscritos no âmbito de projetos de investigação assumidos pela equipa docente do ciclo de estudos.