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Metodologia de Investigação/Intervenção Social


Código: MGS2102    Sigla: MIIS
Áreas Científicas: Metodologia de Investigação/Intervenção Social

Ocorrência: 2020/21 - 1S

Área de Ensino: Metodologia de Investigação/Intervenção

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos Horas Contacto Horas Totais
MGS 16 Despacho nº 22637-A/2007, de 27 de Setembro 5 ECTS 0 0

Horas Efetivamente Lecionadas

1TMGS

Teórico-Práticas: 34,00

Docência - Horas

Teórico-Práticas: 2,00

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 1 2,00
Adriano Zilhão de Queirós Nogueira   2,00

Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem

 Actualizar os conhecimentos dos estudantes nos campos da epistemologia e dos procedimentos metodológicos e técnicos indispensáveis para organizar um processo de investigação científica. - Aprofundar a reflexão acerca da articulação entre investigação e intervenção, designadamente através do estudo das metodologias de investigação-acção. - 

Programa

1. A Ciência como forma particular de conhecimento: problemas teórico-metodológicos da investigação social 1.1 Conhecimento científico e metodologias de investigação 1.2 A ilusão das categorias pré-construídas que a acção social veicula 1.3 O confronto com a realidade social complexa e multifacetada 2. Lógica da investigação científica em Ciências Sociais: da teoria à investigação empírica 2.1 A necessidade de construir sínteses teóricas 2.2 A validade da medida: tradução dos conceitos teóricos em variáveis. 3. Escalas e lógicas de observação 3.1 Proposta de classificação de métodos e técnicas. 3.2 Apresentação e ilustração das principais técnicas de recolha e tratamento de informação Bibliografia fundamental Bravo, R. Sierra ¿ « Técnicas de Investigación Social ¿ Teoria y Ejercicios¿, editorial Paraninfo, Madrid, 1995. Quivy, R., Van Campenhoudt, L., Manual de Investigação em Ciências Sociais, Lisboa, Gradiva, 1995. Silva, A., Santos, Pinto, J. Madureira, Metodologia das Ciências Sociais, Porto, Afrontamento, 1986. Bibliografia de desenvolvimento Barbier, J.M., Savoirs théoriques et savoirs d¿action, Paris, PUF, 1996. Barbier, R., La recherche-action, Paris, Edição Anthropos, 1996. Cobb, A.K. & Forbes, S. (2002). Qualitative Research: what does it have to offer to the Gerontologist? Journal of Gerontology: Medical Sciences, 57A (4), 197-202. Artigo com acesso livre online. Fernandez-Ballesteros, R. (Dir), Gerontología Social. Madrid: Ediciones Pirámide. (capítulos 14, 15 e 16), 2000. Ferrarotti, F. ¿ ¿Histoires de Vie », Lib. Méridiens, Paris, 1983 Gaulejac, V. de, L¿Histoire en Héritage. Roman familier et trajectoires sociales. Paris, Desclée de Brouwer, 1999. Gaulejac, V., Bonetti, M., Fraisse, J., L¿ingénierie sociale, Paris, Syros, 1995. Guerra, I., Fundamentos e Processos de uma Sociologia da Acção, Lisboa, Principia, 2000. Grawitz, M. ¿ « Méthodes des Sciences Sociales », Paris, Ed. Dalloz, 1981 Iturra, Raúl ¿ « Trabalho de campo e observação participante em Antropologia¿, in Metodologia das Ciências Sociais, Porto, Afrontamento, 1986. Jamieson, A. & Victor, C.R. (Ed.), (2002). Researching Ageing and Later Life. Buckingham: Open University Press.

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos da UC

Estão previstas as seguintes actividades: - apresentação de textos/outros documentos pelos alunos, individualmente e em grupos restritos, com discussão alargada; - aprofundamento das matérias teóricas (conceitos, teorias) a partir da realização do relatório temático e de exercícios propostos pelos docentes; - orientação tutorial, individual e em pequeno grupo, quer quanto às matérias gerais da disciplina, quer quanto à realização do relatório temático.

Métodos de Ensino

Sessões teóricas (T): sessões que contemplam a análise, pelos docentes, dos conteúdos programáticos da unidade curricular, articulando-se a exposição teórica dos temas com a ilustração empírica e a participação dos alunos na sua discussão. Sessões de orientação tutorial (OT): sessões que contemplam um conjunto de actividades científico-pedagógicas, que visam consolidar as competências dos alunos.


Modo de Avaliação

Avaliação apenas com exame final

Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

A avaliação de conhecimentos consistie na realização (letra Times Net Romano 11, espaço 1,5) e apresentação, para debate, de um trabalho individual de fim de semestre.