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Seminário de Dissertação/Trabalho de Projecto/Estágio


Código: MGS2110    Sigla: SDTPE
Áreas Científicas: Gerontologia

Ocorrência: 2020/21 - 2S

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos Horas Contacto Horas Totais
MGS 17 Despacho nº 22637-A/2007, de 27 de Setembro 10 ECTS 0 0

Horas Efetivamente Lecionadas

1TMGS

Trabalho de Campo: 0,00
Seminário: 18,00

Docência - Horas

Trabalho de Campo: 1,00
Seminário: 2,00

Tipo Docente Turmas Horas
Trabalho de Campo Totais 1 1,00
Seminário Totais 1 2,00
Sara Cristina Dias Melo   2,00

Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem

1. Proporcionar aos mestrandos um espaço letivo que permita a consolidação dos saberes, nomeadamente metodológicos, indispensáveis à realização do projeto de dissertação, do trabalho de projeto ou do relatório de estágio e indispensáveis ao desenvolvimento futuro do trabalho tutelado,
2- Adquirir a capacidade de analisar criticamente a coerência entre os modelos de ação adotados, as respostas institucionais, as necessidades dos indivíduos e grupos e os resultados conseguidos, confrontando modelos e práticas de intervenção com os resultados obtidos no combate ao isolamento social, desvalorização simbólica e alheamento cultural dos idosos.
3. Apoiar a elaboração do projeto de trabalho tutelado para encerramento do mestrado. 

Programa

1. A elaboração de projetos de investigação/intervenção
1.1 Aprofundamento de sínteses teóricas fundamentais sobre o envelhecimento como fenómeno social e objeto de intervenção.
1.2 Elaboração de hipóteses de investigação e a sua tradução em hipóteses de ação
1.3 A construção de instrumentos de recolha e tratamento de informação
1.4 Experimentação de modelos de intervenção ajustados ao "envelhecimento ativo"
2. Problemas de aplicação das metodologias de intervenção
3. Avaliação e desenvolvimento de uma cultura organizacional aberta à reflexividade

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos da UC

Este seminário de investigação está vocacionado para aprofundar competências teóricas, processuais e práticas que assegurem a realização de diagnósticos e intervenções qualificadoras da realidade social dos idosos, a partir de exercícios profissionais que rompam, nos mais diversos contextos, com modos de funcionamento estereotipados e tradicionais das organizações que intervêm na velhice.
A articulação dos temas de trabalho final tutelado que o seminário apoia, com linhas de investigação definidas pelo Centro de Investigação em Ciências do Serviço Social do ISSSP, assegura, também as condições necessárias para que os estudantes adquiram uma especialização de natureza académica por via da atividade de investigação (dissertação), de inovação (trabalho de projeto) ou de aprofundamento de competências profissionais (estágio), em todos os casos acompanhada de uma orientação tutelar fortemente personalizada.

Métodos de Ensino

O fenómeno social do envelhecimento articula processos que, pela diversidade de dimensões que movimenta, apela para o desenvolvimento de reflexões múltiplas e disciplinarmente diversas.
Este caráter complexo e multidimensional do fenómeno do envelhecimento não podia deixar de estar refletido na metodologia de ensino deste seminário, enquanto disciplina indispensável à realização do trabalho tutelado final. De facto o seminário de dissertação, trabalho de projeto ou estágio funciona através do contributo de professores do ISSSP e de professores convidados para apresentação de diversas matérias curriculares.
Esta metodologia de ensino implementa, ainda, uma avaliação de conhecimentos que consiste na realização e apresentação, para debate, de um trabalho individual de fim de semestre na área da gerontologia social aplicada à sociedade portuguesa, para a exercitação dos conhecimentos teórico-práticos obtidos.


Modo de Avaliação

Avaliação apenas com exame final

Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

O encerramento deste 2º ciclo de estudos implica a realização de um trabalho final. Para a sua realização, os mestrandos têm que apresentar um projeto que constitui uma primeira abordagem ao caminho que os mestrandos pretendem percorrer para encerramento do mestrado, nomeadamente uma dissertação de natureza científica, um estágio ou um  trabalho de projeto. Qualquer uma destas opções é um trabalho autónomo, mas tutelado, Este trabalho tutelado deverá refletir, também, na sua construção teórica ou no seu diagnóstico da situação-problema, o caráter multidisciplinar do fenómeno do envelhecimento.
O seminário de dissertação, trabalho de projeto ou estágio apresenta, por isso, métodos de ensino que, articulando a exposição multidisciplinar com a problematização coletiva das matérias curriculares, consolida condições para a realização do trabalho tutelado final, bem como para a apresentação prévia do referido projeto de trabalho tutelado.