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Diagnóstico Socio-Institucional


Código: MIS2302    Sigla: DSI
Áreas Científicas: SERVIÇO SOCIAL

Ocorrência: 2020/21 - 1S

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos Horas Contacto Horas Totais
MISIJR 10 Aviso nº 11901/2019, de 23 de Julho 7,5 ECTS 0 0

Horas Efetivamente Lecionadas

1TMISIJ

Teórico-Práticas: 34,00

Docência - Horas

Teórico-Práticas: 2,00

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 1 2,00
Maria Sidalina Pinho de Almeida   2,00

Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem

Capacitar os estudantes com uma estrutura de saberes em uso na prática:

- Saberes teóricos, processuais e saberes fazer a investir na acção voltada para a mudança organizacional.

. Identificação dos obstáculos gerados nos modos de funcionamento institucional que comprometem:

- o cumprimento da sua missão, finalidades e objectivos pela implementação de um projecto institucional inovador;

- a adequação das intervenções aos problemas reais das crianças e jovens e a implicação destes na sua resolução;

- a construção de uma estrutura organizacional inovadora a nível de: divisão do trabalho, hierarquia e tomada de decisão, coordenação; comunicação.

- a construção de relações entre os actores que traduzam um clima organizacional positivo:

            - a relação de qualidade entre profissionais e utilizadores na institucionalização,- a constituição de equipas coesas;- o trabalho de parceria . 

. Definição de possibilidades de acção sobre as dinâmicas institucionais, para que a instituição de acolhimento promova efectivamente a integração escolar e social das crianças e jovens, em estreita articulação com a reparação necessária nos planos cognitivo, afectivo e moral.

Programa


Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos da UC

Sendo o objectivo da disciplina o domínio de saberes implicados na elaboração de diagnósticos sócio-institucionais, o programa centra-se na abordagem do património teórico que permite aos alunos o estudo das organizações para terem mais sucesso nas suas intervenções. A abordagem do sistema de gestão tradicional e do sistema de gestão promotor do desenvolvimento social, das teorias que analisam as relações de poder nas instituições totais e efeitos da institucionalização na produção da subjectividade e das teorias da estrutura organizacional, permite a mobilização de saberes cruciais para a construção desse diagnóstico. Destaque-se, ainda, a abordagem da mudança organizacional que é fundamental para a identificação de caminhos de intervenção inovadores. Tendo como dimensões de estudo a identificação da missão, finalidades, objectivos e projecto institucional, a génese e o percurso da organização, a(s) lógica(s) a que obedece(m) a organização dos espaços e a adequação dos recursos materiais neles existentes e a análise das relações entre os actores, os alunos identificam obstáculos e potencialidades para a construção de novos caminhos de intervenção.

Métodos de Ensino

As aulas são destinadas à construção de um guião para a elaboração do diagnóstico sócio-institucional que permite orientar o processo de análise da organização, nas suas diversas dimensões de estudo, combinando a análise da dimensão formal e a análise da dimensão informal. Para a análise da dimensão formal da organização os alunos são orientados para a recolha e análise documental de fontes oficiais (estatutos, regulamentos, planos e relatórios de actividades, folhetos, actas de reuniões, circulares, notas de serviço, etc.). Para a análise da dimensão informal constroem-se guiões para a observação do quotidiano institucional e guiões de entrevista aos diferentes actores da organização. O aluno pode, assim, utilizar os instrumentos teóricos fornecidos no decurso das aulas. Os alunos devem entregar um trabalho individual que deve ser apresentado previamente em aula.


Modo de Avaliação

1

Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

Sendo o principal objectivo da disciplina a elaboração de diagnósticos sócio-institucionais, o processo de ensino-aprendizagem implica o predomínio dos métodos activos orientados para a construção de instrumentos de recolha de informação utilizados na elaboração do diagnóstico, devidamente sustentados pelo recurso ao método expositivo, designadamente para a selecção de contributos teóricos indispensáveis para a estruturação dos processos de observação e análise. Os alunos têm a oportunidade de elaborar e aplicar o guião para a elaboração do diagnóstico sócio-institucional e, desta forma, atribuir significado e utilidade prática aos conhecimentos teóricos requeridos para a sua elaboração e desenvolver saberes processuais e saberes fazer a investir na acção voltada para a mudança organizacional. O exercício de realização da análise de SWOT, ao permitir identificar os pontos fracos e os pontos fortes e também as ameaças e as oportunidades conduz os alunos à definição de possibilidades de acção sobre as dinâmicas institucionais, para que a instituição de acolhimento promova a integração social das crianças e jovens institucionalizados.