• PT
  • Ajuda Contextual
  • Imprimir
  • Facebook
  • Instagram
  • Youtube
  • LinkedIn
Você está em: Início > Programmes > Curricular Units > MIS2303
Options
ATENÇÃO: Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.

School disqualification

Code: MIS2303    Acronym: MDE
Predominant Scientific Areas: Sociology

Subject: 2022/23 - 1S

Programmes

Acronym No. of Students Study plan Curriculum Years ECTS Contact hours Total Hours
MISIJR 23 MISocial_2019 5 ECTS 0 0

Hours Effectively Taught

1TMISIJ

Teóricas: 30,00
Forms: 0,00

Teaching - Hours

Teóricas: 2,00
Forms: 0,00

Type Teacher Classes Hours
Teóricas Totals 1 2,00
Sara Cristina Dias Melo   2,00

Main literature

Almeida, S., Machado, I., & Melo, S. (2022);Serviço social em escolas e efetivação do direito à educação: representações e práticas profissionais., Atas Do XI Congresso Português de Sociologia Identidades Ao Rubro: Diferenças, Pertenças e Populismos Num Mundo Efervescente.
ALMEIDA, A. N., VIEIRA, M. M. ;A Escola em Portugal, Lisboa, ICS-UL, 2006
BOURDIEU, P., PASSERON, J.C. ;A reprodução - elementos para uma teoria do sistema de ensino, Lisboa, Vega. ISBN: 1978
Melo, S., Machado, I., Mendes, S., & Guedes, J. (2022). ;O uso da Arte na formação dos assistentes sociais em Portugal., Atas Do XI Congresso Português de Sociologia Identidades Ao Rubro: Diferenças, Pertenças e Populismos Num Mundo Efervescente.
BOURDIEU, P., PASSERON, J.C. ;Les Héritiers. Les étudiants et la culture, Paris, Minuit, 1964
BOURDIEU, P.;«Les trois états du capital culturel », , Actes de la Recherche en Sciences Sociales, nº 30, pp. 3-6 (http://www.persee.fr/web/revues/home/prescript/article/arss_0335-5322_1979_num_30_1_2654)
BOURDIEU, P. CHAMPAGNE, P.;« Les exclus de l¿intérieur », Actes de la Recherche en Sciences Sociales, nº 91/92, pp. 71-75, 1992 (http://www.persee.fr/web/revues/home/prescript/article/arss_0335-5322_1992_num_91_1_3008)
BOURDIEU, P. ;« Propostas para o ensino do futuro », , in Cadernos de Ciências Sociais, Porto, n.º 5, 1987
BECKER, H. S. ;Outsiders, Estudos da Sociologia do Desvio, Rio de Janeiro, Zahar, 1991
BENAVENTE, A. et al. ;Do outro lado da Escola, Lisboa, Teorema, 1987
BENAVENTE, A., CAMPICHE, J., SEABRA, T., SEBASTIÃO, J. ;Renunciar à escola - o abandono escolar no ensino básico, , Lisboa, Fim de Século., 1994
BÉAUD, S. ;80% au bac » et après?: Les enfants de la démocratisation scolaire, , Paris, La Découverte, 2002
BÉAUD, S., PIALOUX, M. ;Violence urbaine, violence sociale: Genèse des nouvelles classes dangereuses, Paris, Fayard, 2003
FERRÃO, J. et al. ;Abandono escolar precoce: olhares cruzados em tempo de transição, Cadernos Sociedade e Trabalho, 10, pp. 9-21, 2000
GASPAR, T. ;Políticas curriculares e democratização do ensino: estudo do modelo proposto na criação do ensino secundário unificado, Lisboa, Ministério da Educação, 2003
GOMES, C. A. ;"A interacção selectiva na escola de massas", , Sociologia- Problemas e Práticas, nº 3, pp. 35-49, 1987
PINTO, C. A. ;Sociologia da Escola, , Lisboa, McGraw-Hill, 1995
STRECHT, P. ;A minha escola não é esta, , Lisboa, Assírio e Alvim, 2008
DOMINGOS, A., BARRADAS, H. RAINHA, H., NEVES, I. P. ;A teoria de Bernstein em Sociologia da Educação, Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian, 1986
Spade, J. Z. and Ballantine, J. H. (2008), "Schools and Society : A Sociological Approach to Education". Brockport Bookshelf. 82.

Assessment Components

Description Type Time (hours) Conclusion Date
Attendance (estimated)  Lessons  34
  Total: 34