Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem
1. Fornecer conhecimentos que permitam aprofundar a interpretação da pobreza e desqualificação social como fenómeno social e cultural complexo e diversificado. 2. Contribuir para a construção de uma síntese teórica que potencie a construção de hipóteses teóricas a respeito dos mecanismos sociais, culturais e psicológicos que participam na produção da pobreza e exclusão social e fundamente a construção de hipóteses operacionais susceptíveis de orientar a intervenção social neste campo.
Programa
1. Pobreza/exclusão social: abordagem histórica
2. Tradições de abordagem da pobreza: potencialidades e limites 2.1.Tradição Sócio-Económica: pobreza absoluta e pobreza relativa 2.2. Tradição Culturalista 2.3. Tipologia de modalidades de pobreza: integrada, marginal e desqualificante 3. Dimensões da exclusão social 3.1. Exclusão no plano económico, relacional/social e simbólico 3.2. O processo de desinserção social
4. Fatores, categorias e modos de vida da pobreza. 4.1. Principais factores socioeconómicos explicativos da (re)produção da pobreza em Portugal. 4.2. Principais categorias sociais vulneráveis à pobreza em Portugal. 4.3. As respostas culturais e identitárias à privação: 4.3.1. O conceito de modo de vida e a pluralidade de modos de vida da pobreza 4.3.2. Estratégias identitárias mobilizáveis para enfrentar a experiência da desqualificação social: os frágeis, os assistidos e os marginais
5. Pobreza e território: a inscrição das desigualdades sociais no espaço e a produção de contextos de socialização geradores de vulnerabilidade cultural, relacional e simbólica
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos da UC
Os fenómenos da pobreza e da exclusão social são multidimensionais e resultam de processos complexos. Romper com visões individualistas, naturalistas e etnocêntricas sobre o problema da pobreza e compreender que esta resulta da acumulação de desigualdades interdependentes (relações entre privação económica, cultural, social e simbólica), é fundamental para que a prática dos interventores sociais não incida em estratégias de intervenção meramente assistencialistas e reprodutoras dos problemas sociais. Os processos de intervenção social junto de crianças e jovens em risco de exclusão social pressupõem a ultrapassagem de visões dicotómicas que opõem as abordagens estruturais da pobreza (relevo dos processos sócio-organizacionais de produção da pobreza) às abordagens culturalistas e interaccionistas.
Bibliografia Principal
Fernandes, A. T. ;Formas e mecanismos de exclusão social. Sociologia ¿ Revista da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, 1, 9-66, 1991
Silva, M. C. F. ;Será possível uma sociedade sem exclusão social? Que sociedade?. Actas do Forum Encontro Internacional Paulo Freire. , 2005
Shildrick, T. & Rucell, J. ;Sociological Perspectives on Poverty, USA, Joseph Rowntree Foundation, 2015
Capucha, L. ;Desafios da Pobreza, Oeiras, Celta Editora, 2005
Paugam, S. ;Les formes élémentaires de la pauvreté. Alternatives Economiques, 236, 2005
Gaulejac, V. & Leonetti, I. T.;La Lutte des Places, Paris, Desclée de Brouwer, 2007
Standing, G. ;O precariado e a luta de classes. Revista Crítica de Ciências Sociais, 103, 9-24, 2014
Paugam, S.;Le salariéde la précarité. Les nouvelles formes de l¿intégration professionnelle, Paris, PUF, 2000
Paugam, S.;A Desqualificação Social, Porto, Porto Editora, 2003
Wacquant, L. ;A estigmatização territorial na idade da marginalidade avançada. Sociologia ¿ Revista da FLUP, 16, 27-39, 2006
Guerra, P. ;Da exclusão social à inclusão social: eixos de uma mudança paradigmática. Revista Angolana de Sociologia, 10, 91-110, 2012
Observações Bibliográficas
Para além destas obras de referência, a docente poderá indicar outros no decurso das aulas.
Métodos de Ensino
A disciplina tem um carácter teórico aplicado, pelo que as aulas estão programadas em sessões mais expositivas para explicitação dos principais conteúdos programáticos articulando-se a exposição teórica dos temas com a ilustração empírica e a participação dos alunos na sua discussão; visionamento de filmes e documentários focalizados nos factores explicativos da (re)produção de situações de pobreza e exclusão social; e sessões dinamizadas pelos alunos através da apresentação de trabalhos sobre as problemáticas em questão.
Modo de Avaliação
3
Componentes de Avaliação e Ocupação registadas
Descrição
Tipo
Tempo (horas)
Data de Conclusão
Participação presencial (estimativa)
Aulas
34
Total:
34
Avaliação Contínua
Os alunos podem optar por uma das seguintes modalidades de avaliação:
1. Avaliação distribuída
a) Realização de 1 relatório temático escrito individual sobre um dos pontos do programa (consultar guião orientador disponível no Sigarra). Ponderação de 70%.
Data de entrega da proposta de trabalho à docente: 9 de outubro de 2020.
Data de entrega do relatório escrito: na data marcada para o exame final.
b)Elaboração de um Poster a partir de textos fornecidos pela docente, com apresentação oral. Preferencialmente trabalho de grupo (máximo de 2 alunos). Ponderação de 30%.
Data das apresentações: a organizar com a turma.
OU
2. Exame final Exame final a realizar na época de exames.
Avaliação Final
Avaliação distribuída
Relatório individual = 70%
Poster com apresentação oral = 30%
Exame final
Exame = 100%
Provas e Trabalhos Especiais
Não aplicável.
Avaliação Especial (TE, DA, ...)
De acordo com o Regulamento de Avaliação de Conhecimentos.
Melhoria de Classificação Final/Distribuída
De acordo com o Regulamento de Avaliação de Conhecimentos.
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular
A compreensão da pobreza/exclusão social enquanto fenómeno multidimensional e a aplicação dos conhecimentos no exercício da prática como interventor social com crianças e jovens em risco de exclusão social pressupõe o recurso a metodologias de ensino que impliquem não só a apresentação dos principais conteúdos programáticos mas, sobretudo, e de forma constante, a participação activa dos alunos através da discussão e apresentação de trabalhos.