Código: | MIS2309 | Sigla: | EAFA | |
Áreas Científicas: | Ciências Sociais/Serviço Social |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
---|---|---|---|---|---|---|
MISIJR | 12 | Aviso nº 11901/2019, de 23 de Julho | 1º | 7,5 ECTS | 0 | 0 |
Teórico-Práticas: | 30,00 |
Docência - Horas
|
O processo de aprendizagem e a sua complexidade biológica, neurológica afetiva e emocional.
Os contributos das neurociências para a aprendizagem.
O processo de ensino aprendizagem - elementos fundamentais deste processo.
A relação pedagógica e os métodos pedagógicos.
A regulação da relação pedagógica
As situações de exclusão e sua influência no processo de aprendizagem
O processo de aprendizagem e a sua complexidade biológica, neurológica afetiva e emocional.
Os contributos das neurociências para a aprendizagem.
O processo de ensino aprendizagem - elementos fundamentais deste processo.
A relação pedagógica e os métodos pedagógicos.
A regulação da relação pedagógica
As situações de exclusão e sua influência no processo de aprendizagem
Os alunos de mestrado não estão a preparar-se para a atividade de docência, mas para serem interventores sociais em equipas pluridisciplinares nos diferentes contextos socio educativos junto de crianças e jovens em risco de exclusão social.
Nestas equipas os diferentes interventores sociais precisam de ter conhecimento sobre o processo de ensino aprendizagem, como processo fundamental neste ciclo da vida em que a escola e contextos afins são determinantes na vida de crianças e Jovens.
Para trabalharem com as famílias, com os agentes educativos e comunitários, precisam de desenvolver conhecimento sobre estes processos, condições a promover, e capacidade reflexiva e crítica para avaliar os desafios colocados pela diversidade e complexidade das situações.
Dearing, Eric. ; Psychological Costs of Growing Up Poor , Boston College, Chestnut Hill, Massachusetts 02467, USA, (2008) |
Meirieu, Philipe.;Apprendre oui mais comment ?, Paris ESF, 1994 . ISBN: ISSN 1850-9959 |
Granja, B ;Aprender abrindo os segredos da vida , Pontifícia Universidade Católica de S, Paulo , 1995 |
Falco, Mariana; Kuz, Antonieta ;Comprendiendo el Aprendizaje a través de las Neurociencias, con el entrelazado de las TICs en Educación, Red de Universidades Nacionales con Carrera en Informática ¿ Universidad Nacional de La Plata (RedUNCI ¿ UNLP), (2016) |
Exposições do docente
Trabalho de alunos sobre textos de referência sobre o tema da aprendizagem
Debates para estimular auto reflexão sobre a experiência dos estudantes sobre o seu próprio processo cognitivo bem como sobre as vivências profissionais com crianças e jovens em processo de aprendizagem
Avaliação apenas com exame final
Descrição | Tipo | Tempo (horas) | Data de Conclusão |
---|---|---|---|
Participação presencial (estimativa) | Aulas | 32 | |
Total: | 32 |
A metodologia propõe a aquisição de conhecimentos a partir da introdução dos contributos importantes das neuro ciências e ciências da educação assegurados pela docente.
Complementarmente, para consolidar as aprendizagens, permitir o diagnóstico formativo do percurso de aprendizagens de cada um dos alunos, da apropriação dos conteúdos e desenvolvimento da capacidade analítica e reflexiva, os alunos farão individualmente apresentações orais de conteúdos propostos pela docente.
Durante todas as aulas os estudantes serão estimulados a debater os novos conhecimentos, a sua experiência sociocognitiva e experiencia social e profissional.