• EN
  • Ajuda Contextual
  • Imprimir
  • Facebook
  • Instagram
  • Youtube
  • LinkedIn
Você está em: Início > Cursos > Unidades Curriculares > MIS2309

Estudo Aprofundado do Fenómeno da Aprendizagem


Código: MIS2309    Sigla: EAFA
Áreas Científicas: Ciências Sociais/Serviço Social

Ocorrência: 2020/21 - 2S

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos Horas Contacto Horas Totais
MISIJR 11 Aviso nº 11901/2019, de 23 de Julho 7,5 ECTS 0 0

Horas Efetivamente Lecionadas

1TMISIJ

Teórico-Práticas: 30,00

Docência - Horas

Teórico-Práticas: 2,00

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 1 2,00
Berta Pereira Granja   2,00

Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem

O processo de aprendizagem e a sua complexidade biológica, neurológica afetiva e emocional.
Os contributos das neurociências para a aprendizagem.
O processo de ensino aprendizagem - elementos fundamentais deste processo.
A relação pedagógica e os métodos pedagógicos.
A regulação da relação pedagógica
As situações de exclusão e sua influência no processo de aprendizagem

Programa

O processo de aprendizagem e a sua complexidade biológica, neurológica afetiva e emocional.
Os contributos das neurociências para a aprendizagem.
O processo de ensino aprendizagem - elementos fundamentais deste processo.
A relação pedagógica e os métodos pedagógicos.
A regulação da relação pedagógica
As situações de exclusão e sua influência no processo de aprendizagem

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos da UC

Os alunos de mestrado não estão a preparar-se para a atividade de docência, mas para serem interventores sociais em equipas pluridisciplinares nos diferentes contextos socio educativos junto de crianças e jovens em risco de exclusão social.
Nestas equipas os diferentes interventores sociais precisam de ter conhecimento sobre o processo de ensino aprendizagem, como processo fundamental neste ciclo da vida em que a escola e contextos afins são determinantes na vida de crianças e Jovens.
Para trabalharem com as famílias, com os agentes educativos e comunitários, precisam de desenvolver conhecimento sobre estes processos, condições a promover, e capacidade reflexiva e crítica para avaliar os desafios colocados pela diversidade e complexidade das situações. 

Bibliografia Principal

Dearing, Eric. ; Psychological Costs of Growing Up Poor , Boston College, Chestnut Hill, Massachusetts 02467, USA, (2008)
Meirieu, Philipe.;Apprendre oui mais comment ?, Paris ESF, 1994 . ISBN: ISSN 1850-9959
Granja, B ;Aprender abrindo os segredos da vida , Pontifícia Universidade Católica de S, Paulo , 1995
Falco, Mariana; Kuz, Antonieta ;Comprendiendo el Aprendizaje a través de las Neurociencias, con el entrelazado de las TICs en Educación, Red de Universidades Nacionales con Carrera en Informática ¿ Universidad Nacional de La Plata (RedUNCI ¿ UNLP), (2016)

Métodos de Ensino

Exposições do docente
Trabalho de alunos sobre textos de referência sobre o tema da aprendizagem
Debates para estimular auto reflexão sobre a experiência dos estudantes sobre o seu próprio processo cognitivo bem como sobre as vivências profissionais com crianças e jovens em processo de aprendizagem 


Modo de Avaliação

Avaliação apenas com exame final

Componentes de Avaliação e Ocupação registadas

Descrição Tipo Tempo (horas) Data de Conclusão
Participação presencial (estimativa)  Aulas  32
  Total: 32

Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

A metodologia propõe a aquisição de conhecimentos a partir da introdução dos contributos importantes das neuro ciências e ciências da educação assegurados pela docente.
Complementarmente, para consolidar as aprendizagens, permitir o diagnóstico formativo do percurso de aprendizagens de cada um dos alunos, da apropriação dos conteúdos e desenvolvimento da capacidade analítica e reflexiva, os alunos farão individualmente apresentações orais de conteúdos propostos pela docente.
Durante todas as aulas os estudantes serão estimulados a debater os novos conhecimentos, a sua experiência sociocognitiva e experiencia social e profissional.