Código: | MIS2310 | Sigla: | STTTE | |
Áreas Científicas: | Ciências Sociais/Serviço Social |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
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MISIJR | 10 | Plano oficial desde 2019 | 1º | 4,5 ECTS |
Seminário: | 30,00 |
Docência - Horas
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1. Capacitar para a construção de sínteses teóricas multirreferenciais apropriadas no decurso de outras unidades curriculares
1. Organização das leituras e processo de construção de fichas de leitura que sejam instrumentos de treino de escrita original, e que se constituam como elementos de registo do trabalho intelectual desenvolvido para a escrita do trabalho final.
BONETTI, M., CONAN, M., ALLEN, B., Développement social urbain. Stratégies et méthodes, Paris, L¿Harmattan, 1991.
CAMPENHOUDT, L.V., Introdução à análise dos fenómenos sociais, Lisboa, Gradiva, 2003.
DUCHAMP, M., BOUQUET, B. e DRUARD, H., La recherche en travail social, Paris, Centurion, 1989.
GAULEJAC, V., BONETTI, M., FRAISSE, J., L¿ingénierie sociale, Paris, Syros, 1995.
MARTIN, C., Les recherches-actions sociales, Paris, La Documentation Française, 1985.
PINTO, J. M., «Questões de metodologia sociológica», in: Cadernos das Ciências Sociais nº 1,2 e 3, Porto, Afrontamento, 1984 e 1985.
QUIVY, R., VAN CAMPENHOUDT, L., Manual de Investigação em Ciências Sociais, Lisboa, Gradiva, 1995.
SCHÖN, D.A., A la recherche du savoir caché dans l¿agir professionnel, Montréal, Les Editions Logiques, 1994
SILVA, A. S., PINTO, J. M., Metodologia das Ciências Sociais, Porto, Afrontamento, 1986.
Mobilizam-se métodos de ensino que articulam a exposição e a problematização colectiva das matérias, com outras sessões mais práticas que permitam que os alunos façam a consolidação das aprendizagens de questões metodológicas essenciais para a realização do seu trabalho final de mestrado. Assim, a disciplina funciona com sessões de trabalho teórico-práticas, por meio da utilização de metodologias expositivas, suportadas por elementos convencionais e multimédia, e com sessões mais práticas de discussão alargada de textos, de análise de documentos e de dados, nomeadamente quantitativos.
Avaliação distribuída com exame final
Descrição | Tipo | Tempo (horas) | Data de Conclusão |
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Participação presencial (estimativa) | Aulas | 32 | |
Total: | 32 |
Elaboração de uma ideia de projecto de investigação: ponderação de 100%.
De acordo com o RAC do ISSSP.
O programa da disciplina privilegia metodologias de ensino ativas, centradas na desconstrução, com recurso a contributos científicos, das classificações e dos modos de interpretar os fenómenos sociais baseados no senso comum. Para o efeito, aposta-se na realização de exercícios que consistem na preparação e apresentação de leituras de modo a suscitar o debate alargado de pontos de vista e entendimentos, na análise e interpretação de informação estatística e na produção de trabalhos práticos que traduzam as análises teóricas da génese dos problemas em modos de agir.
A realização do projecto de tese, trabalho de projeto ou relatório de estágio remete igualmente para metodologias de ensino facilitadoras da participação em atividades científicas, sobretudo quando os trabalhos dos alunos ficam inscritos no âmbito de projetos de investigação assumidos pela equipa docente do ciclo de estudos.