• EN
  • Imprimir
  • Facebook
  • Instagram
  • Youtube
  • LinkedIn
Você está em: Início > Cursos > Pós-Graduação em Mediação familiar (6ª edição)

Pós-Graduação em Mediação familiar (6ª edição)

Inicio: 08 de Outubro de 2021 a 05 de Fevereiro de 2022

Objectivos

A Pós-Graduação em Mediação familiar visa primordialmente a preparação de profissionais para o exercício de mediação de conflitos familiares, nomeadamente questões de divórcio, regulação de responsabilidade parentais, partilhas, relações geracionais, cuidados a terceiros maiores (idosos), etc.

Principais objectivos


  1. Compreender e contextualizar o conflito familiar;
  2. Treino de competências profissionais e pessoais que permitam intervir em situações de mediação familiar;
  3. Reflexão critica sobre a actividade de mediação familiar, respeitando a ética e as regras deontológicas próprias;
  4. Compreender as situações familiares nas suas diversas componentes jurídicas, psicológicas e sociológicas;
  5. Determinar as necessidades das crianças e as questões associadas;
  6. Mostrar capacidade de determinar a adequação da mediação familiar à situação, incluíndo situações de violência doméstica e conhecimentos das respostas apropriadas;
  7. Demonstrar o conhecimento do processo de negociação e mediação familiar (role-play).

Destinatários/Condições de Admissibilidade

Destinatários

Esta Pós-graduação em Mediação Familiar destina-se essencialmente a assistentes sociais, gerontólogos, educadores sociais, animadores, psicólogos, e outros interventores sociais, juristas e outros licenciados em ciências sociais e humanas.

Condições de Admissão e critérios de selecção

    1. ser detentor de uma licenciatura.

A frequência total deste curso com aproveitamento confere ao aluno um diploma de Pós-graduação, numainstituição credível, no qual se inclui a classificação média final obtida, bem como a obtenção de 21 ECTS.


Docentes

Adriana Neves - Advogada. Doutoranda no Curso de Doutoramento em Gestão e Resolução de conflitos, menores, família e justiça terapêutica da Universidade de Vigo. Mestre em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade do Porto. Licenciada em Direito pela Universidade Católica Portuguesa desde 2006. Docente do Instituto Superior de Serviço Social do Porto e do Instituto Politécnico de Viana do Castelo. Coordenadora do Gabinete de Formação do Instituto Superior de Serviço Social do Porto.

Anabela Quintanilha - Advogada. Mestre em Direito com especialização em Justiça Restaurativa. Pós-Graduada em Protecção de Menores. Licenciada em Direito e certificada como mediadora de conflitos familiares desde 1995. Membro associado do Centro de Direito da Família da Universidade de Coimbra. Membro da associação A Voz da Criança e associada da Federação Nacional de Mediação de Conflitos. Docente convidada em diversos estabelecimentos de ensino superior. Foi presidente da Associação Nacional para a Mediação Familiar-Portugal e presidente da Federação Nacional de Mediação de Conflitos.

Ana Paula Ribeiro - Licenciada em Direito. Pós-Graduada em Mediação de Conflitos Civis e Escolares. Pós-Graduada em Parentalidade e Educação Positiva. Certificada em Positive Discipline Classroom Educator, pela Positive Discipline Association. Mediadora Comunitária, Familiar e Escolar. Formadora. Coacher. Mentora do projeto da Associação Proconsenso denominado Mediação de Conflitos em Contexto Escolar.

Elsa Montenegro - Professora Auxiliar no Instituto Superior de Serviço Social do Porto (ISSSP), licenciada em Serviço Social pelo ISSSP, e doutorada em Sociologia pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto, é investigadora integrada no Centro Lusíada de Investigação em Serviço Social e Intervenção Social, em Lisboa. Desde 2000, desempenha funções docentes no Instituto Superior de Serviço Social do Porto no quadro das Licenciaturas em Serviço Social e Gerontologia Social e do Mestrado em Intervenção Social na Infância e Juventude em Risco de Exclusão Social. Tem vindo a assumir a orientação de estágios curriculares (1º e 2º ciclos) na área da promoção e proteção de crianças e jovens em risco e da humanização dos cuidados de saúde. Possui experiência de trabalho de quinze anos com crianças, jovens e famílias socialmente vulneráveis, no âmbito dos projetos de intervenção promovidos pela Associação Qualificar para Incluir (QpI), uma associação de solidariedade social do Porto que tem como principal missão interromper processos de reprodução intergeracional da pobreza.

Inês Veiga Pereira - licenciada em Gestão e Mestre em Ciências empresariais, pela Faculdade de Economia do Porto e Doutorada pela Universidade de Vigo, tendo desenvolvido uma dissertação que se foca nas Relações Públicas das Organizações sem fins lucrativos. Após ter colaborado com a Ernst & Young decidiu que o ensino, junto com a gestão de marcas, constituía a sua vocação. É Diretora da Pós-graduação em Gestão e Direção de Unidades de Saúde e fez parte das comissões de avaliação interna da licenciatura em Marketing. Tem desenvolvido o seu trabalho de investigação dando enfoque às Organizações Públicas e sem fins lucrativos e Gestão das Marcas. Tem artigos publicados em revistas científicas internacionais e já participou em diversas conferências internacionais, com referee. Organizou, ainda, duas conferências internacionais relacionadas com o marketing público e não lucrativo. Orientou diversas Teses de Mestrado e leciona, desde 2001, no ISCAP, unidades curriculares da área do Marketing e Gestão da Marca. Lecciona Marketing da Entidades da Economia Social ao Mestrado em gestão e Regime Jurídico-Empresarial da Economia social e na pós-gradução em Gestão das Entidades da Economia Socail.


Katian Caria - Mediadora de Conflitos Transfronteiriça. Curso Avançado em Formação de Adultos (1º ano de Doutoramento em Ciências da Educação , Instituto de Educação da Universidade de Lisboa). Mestrado em Estudos Europeus (Itália, Roma). Licenciatura em Relações Internacionais (ISCSP - Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa). Estudante Erasmus em França, Estrasburgo. Formada em MBSR - Mindfulness Based Stress Reduction - Qualified Teacher pela Universidade da Califórnia, San Diego, Center for Mindfulness, Mindfulness-Based Professional Training Institute. Recebeu o prémio de Melhor empreendedora anfitriã do EYE - Erasmus for young Entrepreneurs . Business Coaching pela More Institute - European Coaching Association e possui reconhecimento como ACC - Accredited Certified Coach pela ICF - International Coaching Federation. MTa Certified em Aprendizagem Experiencial pela Martin Thompson Associates. DiSC Trainer pela Wiley. Certificada como Formadora pela DGERT. Certificada a nível nacional e internacional como Mediadora de Conflitos , com várias especializações, em Portugal reconhecida pelo Ministério da Justiça e pela União Europeia.

Maria João Castelo Branco - Advogada, Coach certificada e Mediadora de Conflitos Familiares (Mediação Privada e Pública), Escolares, Civis e Comerciais. Formadora nestas áreas em diversas instituições e ensino superior. Membro do Centro de Direito da Família da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra. Docente convidada em cursos de Pós-Graduação na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa. Presidente da Direção da FMC - Federação Nacional de Mediação de Conflitos (2018- 2020; 2021-2023 ). Sócia gerente da MEDIARMAIS - Formação, Mediação e Coaching, Ldª.

Nuno Pires - licenciado em Psicologia Clínica e é Doutorando em Psicologia Clínica, na Universidade do Minho, no tema "Desenvolvimento da colaboração
terapêutica na fase inicial do tratamento com Terapia Narrativa". É diretor de Psicodrama (sócio titular da Sociedade Portuguesa de Psicodrama) e Diretor de Psicodança (membro fundador da Associação Ibérica de Psicodança Jaime G. Rojas Bermúdez). É, também membro do Comité de Investigação da Federation of European Psychodrama Training Organisations (FEPTO-RC). Fez formação em Terapia Focada nas Emoções, com Robert Elliott (University of Strathclyde, Glasgow). É, ainda, colaborador no Serviço de Consulta Psicológica de Crianças e Adolescentes da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação (Porto) e Docente no Instituto Superior de Serviço Social do Porto e do Instituto Piaget (Viseu).

Sara Melo -Docente do Instituto Superior de Serviço Social do Porto. Socióloga. Doutoramento em Sociologia - Vertente Criação artística, práticas e
políticas culturais. Presidente do Conselho de Administração da Cooperativa de Ensino Superior de Serviço Social do Porto. Membro do Instituto de Sociologia da Universidade do Porto e participa, entre outros em projectos como: Innovation and Arts in Social Work Education. A comparative study between Portugal and Spain; ConPerLit - Medicamentos e suplementos alimentares em consumos de performance: práticas sociais, contextos e literacia; Porto Importa-se - levantamento Municipal/Habitacional das necessidades dos idosos isolados com mais de 70 anos e casais isolados com mais de 75 anos; Análise comparativa da abordagem às violências sexuais contra a mulher na formação profissional na área da saúde em duas universidades brasileiras e As políticas culturais: análise sociológica e teoria normativa. ).

Teresa Barreto Xavier - É licenciada em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade Católica de Lisboa. Pós-Graduada em Estudos Europeus (UCP/Lisboa) e em Direito da Comunicação (FDUC). É advogada inscrita na Ordem dos Advogados desde 1992. Mediadora de Conflitos desde 2004, iniciou o seu percurso na Mediação desde 2003-2004 (AMC/IMAB), tendo feito desde então, formação nas áreas da Mediação Familiar (2005), Mediação Escolar (2004), Educativa (2020), Mediação Laboral (2006), Mediação Civil e Comercial e Mediação Penal (2005, 2010), Práticas Restaurativas (2016), Mediação Comunitária (2010) e Cyber-Mediação (2020. É mediadora privada e nos Julgados de Paz e nos serviços públicos de mediação SMF e SML. É formadora de profissionais em diversas áreas, nomeadamente na mediação de conflitos, na área jurídica e na área ética e deontologia.

Carga Horária

O curso terá um total de 180 horas, em regime pós-laboral (6ª feira das 18h30 às 21h30 e sábado das 9h00 às 13h00 e das 14h00 às 17h00).

Calendarização

08 de Outubro de 2021 a 05 de Fevereiro de 2022.

Preço

1520€ (pagamento de €520,00 no acto de inscrição (ou dois pagamentos de 260€ (1º pagamento na inscrição e 2º até dia 8 de Outubro) + 4 pagamentos no valor de €250 até ao dia 8 de cada mês (Novembro 2021 a Fevereiro 2022).
Desconto de 15% para alunos e funcionários do ISSSP.
Desconto de 10% para ex-alunos do ISSSP e formandos ao abrigo dos protocolos com a CESSS.
Desconto de 10% para instituições que enviem grupos de, no mínimo, dois formandos.
Desconto de 10% para formandos que efectuam o pagamento na totalidade no acto de inscrição.
Desconto de 10% para desempregados*
Desconto de 10% para estudantes do ensino superior*

*Caso pretenda usufruir do mencionado desconto, deve remeter em conjunto com o comprovativo de pagamento, documento que confirme a situação alegada (ex: cartão de estudante ou documento do Centro de Emprego).

Inscrição

Documentação necessária:
  1. Ficha de inscrição
  2. Comprovativo de pagamento da taxa de inscrição (a enviar para cfec@isssp.pt para o IBAN PT50 003507550000315533002.
A inscrição só é considerada definitiva após pagamento.

Programa

1. Introdução à Mediação de Conflitos (40 horas) - 5 ECTS
  1. Aspectos Sociológicos. Aspectos Psicológicos
  2. O Conflito. Definição, características e estrutura do conflito
  3. Meios de Resolução alternativos de litígios. Negociação, mediação, arbitragem e julgados de paz
  4. Introdução à Mediação. Evolução e surgimento em Portugal. Vantagens e desvantagens da mediação. Actuação do
    mediador e o seu papel
  5. Introdução à teoria da comunicação
  6. Formas de comunicação: comunicação verbal, não-verbal e para verbal
  7. Autoconhecimento do mediador
  8. A presença, a autenticidade e a escuta do mediador
  9. Percepção e Comunicação: os sistemas de representação
  10. O modelo de comunicação não violenta
2. Mediação familiar (60 horas) - 8 ECTS

Módulo I - Psicossociologia da família

  1. Sistemas, estruturas e processos familiares
  2. Ciclos de vida da família, crises e conflitos familiares, processos de ruptura e luto
Módulo II - Direito da família
  1. Divórcio: Fundamentos e formas de divórcio (mútuo consentimento ou sem consentimento)
  2. Consequências jurídicas do divórcio
  3. As responsabilidades parentais
  4. Regulação das responsabilidades parentais nos casos de ruptura familiar
  5. Inibição e limitação das responsabilidades parentais
  6. A obrigação de alimentos
Módulo III - Princípios éticos e deontológicos em mediação familiar
  1. A ética em mediação
  2. Os códigos de conduta em mediação de conflitos familiares
  3. Incompatibilidades, deveres e a confidencialidade.
Módulo IV - O processo de mediação familiar
  1. Princípios gerais da mediação
  2. Fases do processo de mediação
  3. A exposição das partes e a investigação
  4. A negociação em mediação familiar: as dinâmicas colaborativas e a obtenção do consenso
  5. O acordo e o encerramento da mediação
  6. A avaliação do processo de mediação
3. Campo de aplicação da mediação familiar (60 horas)- 8 ECTS

Módulo I - Dinâmica do consenso na família
  1. A negociação cooperativa vs. Competição inerente ao conflito
  2. A negociação pelos interesses
  3. A criatividade na resolução de problemas
  4. Os impasses e bloqueios negociais em conflitos negociais. Estratégias de superação.
Módulo II - Violência doméstica
  1. O problema e definições
  2. Impacto da violência doméstica nas crianças e nos adolescentes
  3. Impacto nos maiores (idosos)
  4. Deveres do mediador na violência conjugal

4. Seminários (10 horas)
  1. Os conflitos geracionais e a mediação familiar
  2. O papel do interventor social na mediação familiar
  3. A mediação nos conflitos familiares transfronteiriços
  4. Parentalidade Positiva em Contexto de Mediação Familiar
  5. O marketing social e a mediação familiar

Certificado

O cumprimento com sucesso dos objectivos pedagógicos desta formação será comprovado através da emissão de um: Certificado do Instituto Superior de Serviço Social do Porto por via do seu Centro de Formação e Extensão Comunitária com a homologação da Direcção Geral de Política da Justiça.

Política de desistência

  • Desistências até 96 horas antes do dia do curso: 100% devolução do valor de inscrição;
  • Não comparecimento ou desistência do curso nas 96 horas antes do dia do curso: sem devolução do valor de inscrição. Caso o inscrito ainda não tenha liquidado a primeira prestação, aquando da receção do pedido de desistência, terá de liquidar sempre o valor correspondente à inscrição.
  • Contactos e Informações

    Email: cfec@isssp.pt
    Telf: 229577217 ou 912250270