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Tese de Intervenção Social na Infância e Juventude em Risco de Exclusão Social

I am a JUGGLER! Juggling with children who experienced trauma and live in therapeutic residential care

Aluno:Ana Rita Gomes de Jesus Baptista de Pinho
Nº de Aluno: 140123009
 
 
Início: 2015-09-21
Inscrição Definitiva: 2024-09-20
Entrega da Tese: 2025-03-18
Defesa: 2025-07-15
 
Título da Tese: I am a JUGGLER! Juggling with children who experienced trauma and live in therapeutic residential care
Tema Definitivo: I am a JUGGLER! Juggling with children who experienced trauma and live in therapeutic residential care
Tema Provisório: The use of juggling as a Therapeutic Approach in Work with Traumatized Children
Resumo: Esta tese analisa de que forma a participação no Clube de Malabarismo influencia as relações sociais das crianças na Mulberry Bush School (MBS), a sua autoimagem e a perceção de si mesmas enquanto alunos bem-sucedidos em outros contextos. Esta pesquiza é significativa porque explora o potencial transformador das intervenções criativas e participativas para crianças que sofreram traumas, oferecendo novas perspetivas para promover a inclusão social e o empoderamento das populações vulneráveis. Os dados deste estudo foram recolhidos ao longo de um período de quatro anos (Setembro de 2016 a Setembro de 2020). Adotando uma abordagem qualitativa de investigação, o estudo assemelha-se à arte do malabarismo ao equilibrar, de forma harmoniosa, os métodos da investigação heurística, estudo de caso e investigação-ação. Cada método atuou como uma ¿bola¿ distinta no processo investigativo, garantindo que tanto as narrativas pessoais como os fatores contextuais mais amplos fossem considerados na compreensão do fenómeno. Esta integração inovadora proporcionou uma exploração abrangente do impacto multifacetado do Clube de Malabarismo. Os resultados principais indicam que a intervenção não só fortaleceu os laços sociais, como também melhorou a auto-estima e o autoconceito académico dos participantes. A emergência do que pode ser denominado ¿Cultura do Malabarismo¿ ¿ caracterizada pela assunção de riscos, perseverança e um reconhecimento equilibrado dos sucessos e fracassos ¿ constituiu o catalisador para o desenvolvimento da resiliência. Estes resultados oferecem novas perspetivas sobre como as práticas participativas e criativas podem ser utilizadas em intervenções sociais destinadas a crianças que vivenciaram traumas. Por fim, esta investigação estabelece uma ponte entre a pesquisa académica e a aplicação prática. Apela a uma reimaginação das estratégias de intervenção social, onde a tradução do conhecimento inovador em ação significativa capacita tanto os indivíduos como as comunidades, preparando o terreno para uma mudança social transformadora.