Aluno: | Liliana Flora da Cunha Lemos | |
Nº de Aluno: | 170123010 | |
Início: | 2019-09-20 | |
Defesa: | 2020-06-12 | |
Título da Tese: | A Mediação nos caminhos da Escola | |
Tema Definitivo: | A Mediação nos caminhos da Escola | |
Tema Provisório: | A Mediação nos caminhos da Escola | |
Resumo: | A indisciplina parece ser um fenómeno em ascensão no meio escolar. As causas são variadas e têm sido estudadas várias perspetivas, no intuito de compreender a essência damesmae, sobretudo, encontrar estratégias de atuação para uma inversão da tendência. Os conflitos são um problema social e a mediação surge como uma forma de resolução de conflitos. A mediação é umaformade gerir relações interpessoais e um meio pacífico de resolução de conflitos, que se baseia na comunicação e na negociação. Tendo em conta ascomplexas dinâmicas sociais e culturais do mundo contemporâneo impôs-sea necessidade de (re)criar os processos de interação cultural que colaborassempara a construção de uma culturademocrática e de cidadania, assim como, de um desenvolvimento socialmais harmonioso. A inclusão da mediação em contexto escolar poderá contribuir para a mudança de um modelo conflitual e competitivo, para um modelo consensual e cooperativo. Um dos benefícios da mediação é a sua vertenteeducativae pedagógica, que assume uma maior relevância na escola, enquanto espaço privilegiado de aprendizagem e socialização.Assim, o presente trabalhosurge na necessidade de criar um projetode intervenção social que tem como objetivomelhorar a convivência escolar, incluindo todos os elementos da comunidade educativa.Desta forma, o projeto pretende conseguir ajudar a comunidade escolar na resolução de problemas de relacionamento deteriorados, problemas de agressividade e indisciplina,entre os alunos. O projeto tem como público-alvo toda a comunidade escolar, com uma grande incidência nos encarregados de educação e familiares dos alunos. |