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Tese de Intervenção Social na Infância e Juventude em Risco de Exclusão Social

As representações sociais dos professores acerca da escola e o seu impacto nas perspetivas dos jovens relativamente aos seus projetos de vida Discente

Aluno:Ana Sofia Teixeira Santos
Nº de Aluno: 180123007
 
 
Início: 2019-10-08
Inscrição Definitiva: 2021-09-17
Entrega da Tese: 2022-09-13
Defesa: 2022-11-15
 
Título da Tese: As representações sociais dos professores acerca da escola e o seu impacto nas perspetivas dos jovens relativamente aos seus projetos de vida Discente
Tema Definitivo: As representações sociais dos professores acerca da escola e o seu impacto nas perspetivas dos jovens relativamente aos seus projetos de vida Discente
Tema Provisório: As representações sociais dos professores acerca da escola e do seu impacto nas perspetivas dos jovens relativamente aos seus projetos de vidaDocente
Resumo: O insucesso escolar é um fenómeno complexo que tem na sua origem diversos fatores, nomeadamente de ordem individual, sociocultural e socioinstitucional. Sendo a escola um contexto privilegiado para o desenvolvimento das crianças e adolescentes, uma vez que é neste que ocorrem os processos de socialização secundária e de construção da identidade, considerou-se importante analisar o impacto que esta instituição tem na vida dos alunos, nomeadamente no que diz respeito aos seus projetos de vida. O contexto escolar tanto pode proporcionar aos alunos experiências que favoreçam sentimentos de confiança e competência, como, pelo contrário, proporcionar experiências que diminuam a autoconfiança e afetem negativamente o autoconceito daqueles que têm dificuldades em obter bons resultados. O papel desempenhado pelos professores neste processo é fundamental, já que as suas representações acerca do desempenho dos seus alunos pode ter impacto e influenciar o rendimento dos mesmos. Assim, e de modo a discutir o impacto que as representações dos professores pode ter nos percursos escolares dos estudantes e na construção dos seus projetos de vida, bem como a perceção de ambos (estudantes e professores) sobre as causas do insucesso escolar, procedeu-se a uma análise comparativa entre duas escolas do 3º ciclo e Ensino Secundário, localizadas em diferentes contextos sociodemográficos do Porto, com desiguais taxas de sucesso. Foi adotada uma metodologia de métodos mistos articulando-se os dados quantitativos recolhidos por via do inquérito aos alunos, com os dados de natureza mais qualitativa recolhidos por via do guião de entrevista enviado aos docentes. No total foram inquiridos 23 alunos do 9º ano, 39 alunos do 12º ano e 23 professores. Os resultados evidenciam que, nos contextos que estudámos, (1) a imagem que os professores criam acerca dos alunos podem condicionar, efetivamente, o seu sucesso escolar; (2) os professores relevam o contexto sociofamiliar do aluno como influência determinante no sucesso ou insucesso escolar dos alunos; (3) ao mesmo tempo, na escola, há alunos que estão motivados e outros que estão desmotivados; (4) a maior parte dos alunos ambiciona atingir um nível de escolaridade superior por identificarem que isso pode ser uma mais valia para atingirem melhores condições de vida no futuro; (5) são muitos os alunos que sentem que os seus encarregados de educação estão presentes nos seus percursos escolares; e, por último, (6) há uma certa desculpabilização do sistema educativo e dos próprios professores, pelo próprio corpo docente. iii Em suma, com este estudo, podemos constatar que pode ser necessário repensar nas pedagogias utilizadas em contexto de sala de aula, o que torna também necessário pensar num reforço da componente social na formação e orientação dos professores no exercício da sua profissão.